A terceira edição do Fórum Estadual de Cultura, promovido na última semana pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) de Santa Catarina, reuniu 1242 participantes em tempo real nos 10 dias de evento. Foram 746 inscrições, sendo 327 de conselheiros municipais titulares ou suplentes. Os vídeos, que seguem disponíveis no canal do CEC no YouTube, somavam mais de 3,5 mil visualizações até as primeiras horas de domingo.

O Fórum proporcionou o encontro e reencontro virtual dos conselheiros municipais e artistas de todo o estado, de gestores culturais, legisladores, juristas, ativistas e pensadores da cultura, todos imbuídos no desejo de participar do desenvolvimento das políticas públicas para o setor. O Presidente do CEC, Marcelo Seixas, avalia que o evento, além de cumprir com os objetivos inicialmente propostos, superou as expectativas e estimativas projetadas. “O 3º Fórum transbordou todas as previsões e desdobra-se em novas ações, como fóruns municipais e instauração de instâncias de diálogo e pactuação por todo o território catarinense. Embora nem todas as dúvidas e incertezas que giram em torno da aplicabilidade da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina e seus municípios tenham sido sanadas, certamente, aqueles que passaram pelo Fórum saíram com maior segurança para refletir e debater a seu respeito, o que facilitará ações propositivas melhores fundamentadas no âmbito de seus territórios de atuação”, diz. “Há que se avaliar, dada a situação de calamidade enfrentada, a necessidade de manutenção deste ambiente de aproximação, acolhimento e escuta que foi proporcionado”, complementa Seixas.

Na próxima reunião ordinária, em 11 de agosto, o CEC divulgará o relatório com os indicadores e gráficos feitos a partir do formulário de inscrição. Os certificados, apresentações e materiais oriundos do Fórum serão enviados aos e-mails cadastrados na inscrição.