A exposição Claro Gustavo Jasson - O Fotógrafo do Contestado, chega na próxima semana ao município de Corupá. Atualmente a mostra encontra-se em Fraiburgo. A exposição é itinetrante e conta parte da história do Estado, mostrando de perto os registros do conflito feitos por Claro Gustavo Jansson, conhecido como o fotógrafo do Contestado.
O projeto, que teve início em 2016 com uma exposição no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, exibe o trabalho de pesquisa de Rosa Maria Tesser, autora que estudou por quase dois anos e meio a vida do fotógrafo Claro Gustavo Jasson e seu acervo de 2,5 mil fotografias que retratam diversos momentos da história do Brasil, com destaque à Guerra do Contestado. Hoje, tem exclusividade na divulgação dessas fotos, autorizada pela filha do fotógrafo, Doroty Jansson. A circulação da mostra é uma ação da Gerência de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A autora Rosa Maria Tesser lançou em 2016 o livro também intitulado Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado, sobre o sueco que fotografou boa parte deste sangrento episódio da história catarinense. O livro é uma parceria entre a FCC e a escritora, em que foram impressos 500 exemplares e que foram distribuídos a bibliotecas públicas de todo o Estado.
Em 2017, a mostra passou pelos municípios de Balneário Piçarras, Canoinhas, Frei Rogério, Irani, Joaçaba, Lebon Régis, Matos Costa, Monte Carlo, Porto União, São Cristovão do Sul, Timbó Grande, Xanxerê. Em 2018 já passou por Brusque, Araquari, Irineópolis, Fraiburgo. Ainda passará por Corupá, Campos Novos e Irani, onde as fotos ficarão em definitivo a partir de novembro.
Ascom FCC