Será entregue neste sábado (09) em Laguna o certificado de registro da pesca artesanal com auxílio de botos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado ao Conselho Pastoral dos Pescadores da Diocese de Tubarão. O processo de registro foi acompanhado pela equipe técnica da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A solenidade será realizada às 16h30 no Iate Clube de Laguna, e contará com a presença do governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira.
Conforme a equipe que acompanhou o processo, a pesca tradicional com o auxílio do boto faz parte da história da pesca no Brasil. A atividade é considerada uma manifestação cultural tradicional, secular e de ocorrência extremamente rara, por isso está recebendo o registro de patrimônio cultural imaterial.
“A prática da pesca com botos define uma cultura própria relacionada a códigos com valor histórico. Portanto, conceder esse registro é reconhecer a importância da atividade para a comunidade como uma prática tradicional dos pescadores que mantém os modos de expressão, de transmissão e de organização própria, condição fundamental para continuidade dos saberes e fazeres”, explica o historiador da FCC, Rodrigo Rosa.
Serviço
Entrega do certificado de registro da pesca artesanal com auxílio de botos como patrimônio cultural imaterial do Estado
Data: 09 de junho de 2018
Horário: 16h30
Local: Iate Clube de Laguna, Rua Manoel Costa, 79, Bairro Magalhães.
Ascom FCC