FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Foi publicado no periódico internacional da área de química, Journal of Molecular Structure, o trabalho de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) em parceria com o departamento de química da Ufsc. O título do material é Identificação de traços de pinturas azuis encontrados em cemitérios históricos da região de São Martinho – Sul do Brasil (traduzido).

O trabalho, coordenado pelo químico e pesquisador do Atecor, Thiago Guimarães Costa, mostra que os materiais utilizados em túmulos pelos colonizadores alemães da região de São Martinho no começo do século XX foram produzidos de maneira artesanal. “Possivelmente com conhecimentos trazidos por eles, sendo que não há vestígio de formulação parecida comercializada na época”, explica Thiago. A conclusão foi obtida por meio de análises químicas.


O trabalho ainda destaca a importância da salvaguarda do patrimônio funerário como parte integrante do patrimônio cultural em Santa Catarina com os vestígios de pinturas. “Os estudos inéditos apresentados neste trabalho de pesquisa poderão auxiliar nos trabalhos de salvaguarda destes valiosos bens culturais de nosso estado”, conclui o pesquisador.

Clique aqui para conferir o trabalho (em inglês).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC