FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Em visita a Florianópolis para acompanhar os vencedores do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Visuais, Marcus Lontra - coordenador do Prêmio - se reunirá com o artista Fernando Lindote e o curador Josué Mattos, ambos ganhadores da edição 2017, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), para um debate aberto sobre as próximas etapas do evento. O encontro será na próxima quarta-feira (6), às 19h, com entrada gratuita.



Na ocasião, Lontra fará uma apresentação sobre a história deste que é considerado o principal prêmio de artes visuais do Brasil. Fernando Lindote e Josué Mattos apresentarão suas respectivas pesquisas, desenvolvidas para as exposições do Prêmio, que ocorrerão a partir de março de 2018 em Goiânia, Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre.

Sobre os participantes

Marcus Lontra é crítico de arte e curador independente. Foi diretor dos Museus de Arte Moderna, de Brasília, do Rio de Janeiro e de Recife. Foi curador, ente outras, das mostras: “Como vai você, geração 80?” (junto com Sandra Magger e Paulo Roberto Leal); “Infância perversa”, no MAM- RJ. Atualmente é curador da exposição “Amélia Toledo: lembrei que esqueci”.

Fernando Lindote é artista visual. Faz uso de diversas linguagens em seu trabalho – instalações, performances, pintura, fotografia, vídeo, desenho e escultura. Já expôs individualmente, entre outros espaços, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro; Instituto Tomie Ohtake (SP) e MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Josué Mattos é diretor e curador do MASC. Graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre e concluiu mestrados em História da Arte contemporânea (Paris X) e Práticas Curatoriais (Paris I Panthéon-Sorbonne). A convite do Sesc Sorocaba, concebeu o projeto “Frestas - Trienal de Artes” e assumiu a curadoria da primeira edição.


Fonte: Assessoria de Comunicação FCC