A primeira apresentação do CIC 8:30 - Grandes Encontros de abril terá no palco as bandas Brasil Papaya e Enarmonika no dia 13 de abril, às 20h30. O projeto é promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. Os ingressos estão à venda por R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada.

As duas bandas, que contam com integrantes que participaram do festival Rock In Rio, no show de Steve Vai & Camerata Florianópolis, se juntam pela primeira vez para o projeto da FCC. A noite terá participações especiais dos músicos Adriano Miranda, BigJohn Tuba e Marcos Gaitero.

Brasil Papaya

A idéia dos irmãos Renato e Eduardo Pimentel de derrubar o estigma que a música instrumental sempre teve como algo elitista, voltada apenas para músicos ou excêntricos apreciadores, começou a se tornar realidade em janeiro de 1993. Na histórica cidade de Laguna, em Santa Catarina, eles gravaram cinco faixas de uma demo tape, época em que o Brasil Papaya ainda era um sonho da dupla de guitarristas. Em fevereiro do ano seguinte, finalmente acontece a primeira apresentação ao vivo. Logo no início da carreira, o Brasil Papaya - agora radicado em Florianópolis - começa sua tradição de derrubar barreiras.

Pela primeira vez em Santa Catarina, um grupo instrumental vence uma etapa de um festival de grupos cover, chegando em segundo lugar entre 25 concorrentes. A fama do quarteto, que ousou mesclar o ortodoxo e radical heavy metal com outros estilos mais populares, como o chorinho, sempre soando rock and roll, saiu do underground catarinense e chamou atenção de músicos e empresas de instrumentos musicais sediadas nos grandes centros do país. A cada novo show, mais público e o número de admiradores sempre aumentando.

Em 2015, a Brasil Papaya foi selecionada para acompanhar o lendário guitarrista norte-americano Steve Vai no show da edição especial de 30 anos do Rock In Rio, juntamente com a Orquestra Camerata Florianópolis. Atualmente, a banda é formada pelos músicos Eduardo Pimentel (guitarra, violão e bandolin); Renato Pimentel (guitarra e violão); Alex Paulista (bateria e percussão); e Baba Junior (baixo e baixolão).

Enarmonika

Trazendo uma sonoridade que harmoniza elementos da música erudita e diversas vertentes do metal num contexto vanguardista e experimental e fazendo uso de vocais líricos, violino e violoncelo, além de letras em diversas línguas, a Enarmonika surgiu em maio de 2012 durante a turnê do já consagrado espetáculo Rock"n Camerata, apresentado pela Camerata Florianópolis, da qual faziam parte a vocalista e baixista Carla Domingues, o violoncelista Daniel Galvão, o guitarrista Eduardo Pimentel e a violinista Iva Giracca. A este quarteto juntou-se o baterista Gabriel Porto, dando início assim às atividades da Enarmonika, cuja proposta é inegavelmente influenciada por bandas como Diablo Swing Orchestra, Silent Stream of Godless Elegy, Judgement Day, Apocalyptica, dentre outras.

No final de 2013, o guitarrista Eduardo Pimentel afasta-se da banda e Vitor Sabag assume a guitarra. Reunindo músicos que possuem experiências em diversas vertentes musicais como rock progressivo, metal, ópera e música erudita em geral, a banda se apresentou em diversos festivais. Em 2014, a Enarmonika lançou seu primeiro EP intitulado Duality, que conta com quatro composições próprias gravadas entre junho e julho do mesmo ano no The Magic Place Estúdios, em Florianópolis.

O quê: Brasil Papaya e Enarmonika - CIC 8:30 - Grandes Encontros

Quando: 13/04/2016, às 20h30.

Onde: Teatro Ademir Rosa

Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Ingressos: R$ 30 inteira; R$ 15 meia-entrada.

Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria do teatro)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC