A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Difusão Artística, promove de 26 a 29 de janeiro a oficina de Fotografia de Grande Formato, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O objetivo da oficina, ministrada pelo fotógrafo Sérgio Sakakibara, é resgatar a cultura da fotografia química à moda antiga, com filmes e negativos. Serão duas turmas, uma pela manhã e uma pela tarde, e o curso será ministrado em quatro dias, com carga horária de 16h. A turma da manhã terá aula das 8h30min às12h30min e a da tarde das 14h às 18h.

A oficina é dirigida a professores de fotografia, fotógrafos e artistas plásticos, que já tenham conhecimento de fotografia química e possuam câmera de grande formato. As vagas são limitadas a 15 participantes por turma e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário (clique aqui para preencher o formulário). Informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente com o ministrante pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Durante as aulas serão demonstrados o modo de construção de diversos modelos de câmeras artesanais, o uso de filme de raio x para fazer fotografias e a confecção de cópias positivas em papel de aquarela sensibilizado pelo processo Van Dyke. O material de consumo ficará por conta de cada participante, que receberá uma lista após a confirmação da inscrição. Os participantes receberão material didático em formato digital, que será disponibilizado antes do início das aulas, e certificado de participação na oficina.

Sobre o ministrante

Sérgio Sakakibara é professor de fotografia, bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), servidor da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), atualmente lotado no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul. Já ministrou a oficina de Fotografia de Grande Formato na Universidade de Brasília, em Brasília, e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Programação:

1º dia

Explanação teórica sobre técnicas históricas e alternativas, o como e o porquê do uso dos processos, construção de câmeras, impressões.

2º e 3º dias

Prática de obtenção de fotos e revelação dos negativos obtidos.

4º dia

Preparo dos produtos químicos, sensibilização dos papéis e confecção das cópias positivas pelo processo Van Dyke. Avaliação dos trabalhos produzidos.

O quê: Oficina de Fotografia de Grande Formato

Quando: de 26 a 29 de janeiro, Tumar da manhã: das 8h30min às 12h30min e turma de tarde: 14h às 18h

Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis

Inscrições: http://goo.gl/forms/uBPKCb0NN2