O começo da segunda tarde do 4º Fórum de Museus de Santa Catarina contou com exemplos de projetos que promovem a ampliação da função social do museu. O painel Educação e Cidadania teve a participação da educadora do Museu do Lixo de Florianópolis, Joseane Rosa; da professora e pesquisadora do Grupo de Investigação em Educação, Arte e Inclusão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Priscila Anversa; da diretora de Inclusão e Cidadania do Instituto Inhotim (MG), Raquel Novais; com mediação da arte-educadora Christiane Castellen.

O público ficou conhecendo os três projetos que promovem a inclusão da sociedade por meio de trabalhos de arte-educação. A primeira a falar foi a educadora do Museu do Lixo, Joseane Rosa, que contou a história do espaço localizado onde até os anos 1980 funcionava um lixão em Florianópolis. O terreno da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) foi revitalizado e desde 2003 abriga o museu. No espaço, os visitantes são convidados a mudar seus hábitos de consumo e alimentação, com o objetivo de reduzir sua produção de lixo.

O Museu do Lixo é referência entre as atividades de educação ambiental em Santa Catarina pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável, baseado nos quatro "R": Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Os objetos que compõem o acervo do museu são fruto da coleta de funcionários da Comcap e de doações de terceiros. Além das visitas monitoradas, o museu oferece oficinas, palestras, eventos, entre outras atividades.

A professora e pesquisadora Priscila Anversa apresentou o projeto que desenvolve junto à Udesc. O Família no Museu surgiu de uma pesquisa acadêmica de Priscila, que identificou famílias de pessoas com deficiência física e mental que não frequentavam museus, devido a problemas de acessibilidade e da falta de uma mediação apropriada. O projeto é realizado em diversos espaços de cultura de Florianópolis, sempre aos domingos, e já teve cinco encontros em 2013: o primeiro na Fundação Hassis, o segundo na Fundação Badesc, o terceiro no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o quarto no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa e o quinto no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC).

Para fechar o painel, Raquel Novais trouxe a experiência do Instituto Inhotim, localizado no município de Brumadinho (MG). O local, com 110 hectares repletos de árvores, gramados e outros tipos de vegetação abriga um centro cultural com acervo de 700 obras de arte contemporânea, das quais 150 estão expostas ao público. Pelo menos 1,2 milhões de pessoas de todo o mundo já passaram pelo local onde a harmonia entre paisagismo, natureza e as obras de arte chama a atenção.

Além da infraestrutura, o Inhotim oferece projetos educativos, de pesquisa (são 80 bolsistas de graduação e pós-graduação trabalhando no local) e resgate histórico de quatro comunidades quilombola da região, com levantamento de relatos orais e documentais que, no futuro, devem dar origem ao Centro Inhotim de Memória. "O Instituto tem se tornado fator de desenvolvimento sociocultural da cidade de Brumadinho", concluiu Raquel.

Programação

A programação da tarde desta terça-feira (5) seguiu com a leitura, discussão e validação dos eixos 3 (Financiamento e Fomento) e 4 (Democratização do Acesso aos Bens Culturais) do Plano Setorial de

Museus de Santa Catarina. Para finalizar o dia, o antropólogo, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Políticas Culturais (IBPC) e organizador do livro Economia de Museus (Coleção Museu, Memória e Cidadania - MinC/Ibram), José do Nascimento Junior ministra a conferência Economia de Museus: breves reflexões.

As atividades seguem nesta quarta-feira, das 8h30min às 17h30min, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. O 4º Fórum de Museus de Santa Catarina é promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC). A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.fcc.sc.gov.br/forumdemuseus

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC