O 4º Fórum de Museus de Santa Catarina iniciou-se na manhã desta segunda-feira (04) com a importante missão de construir o Plano Setorial de Museus do Estado, prevendo ações para os próximos dez anos. O evento, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), ocorre até quarta-feira (06) no Teatro Ademir Rosa, situado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Cerca de 200 participantes acompanharam a solenidade de abertura, que contou com mesa formada pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, e presidente interino da FCC, Valdir Walendowsky; a diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Andréa Marques Dal Grande; o coordenador do SEM/SC, Maurício Rafael; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo de Araujo Santos; e o presidente do Conselho Regional de Museologia (Corem) da 5ª região, Marco Antonio Figueiredo Ballester Júnior.

Para dar início, a museóloga e atriz Silvana Silva de Souza, do grupo Encantados Contadores de Histórias, de Tubarão, interpretou o texto O Problema dos Museus, de Paul Valéry. Escrito em 1931, o monólogo trouxe ao público uma reflexão acerca do papel do museu e sua relação com a modernidade. Para a execução dos hinos nacional e de Santa Catarina, foi convidado a subir ao palco o pianista Pablo Rossi.

O coordenador do SEM/SC, Maurício Rafael, deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância do evento no sentido de consolidar o processo de construção do Plano Setorial de Museus, trabalho que já vem sendo feito pelo Sistema há meses e contou com a participação dos profissionais e estudantes da área durante os fóruns regionais que antecederam à etapa estadual do evento. Na sequência, a diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Andréa Marques Dal Grande salientou a importância do SEM/SC como um dos sistemas de referência em todo o Brasil. "Ao estabelecer o Plano Setorial, nos tornamos um dos primeiros estados a finalizar esta tarefa", lembrou em seu discurso. Para finalizar, Andrea convidou os representantes de museus presentes à solenidade para refletirem acerca do que cada um pode fazer para fortalecer ainda mais as instituições.

O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo de Araujo Santos destacou a função social do museu e a importância das políticas museológicas para a área da cultura. Ele ainda lembrou a proximidade do Dia Nacional da Cultura, nesta terça-feira (5). "Começamos a comemorar muito bem aqui em Santa Catarina com este evento", destacou. Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, e presidente interino da FCC, Valdir Walendowsky, representando o governador João Raimundo Colombo no ato, a presença do presidente do Ibram no evento mostra a importância de Santa Catarina no cenário museológico nacional. "Temos 81 cidades, das 102 que possuem museus no Estado, aqui representadas", informou durante sua fala. Para o secretário, a divulgação dos museus, principalmente junto às escolas, é fundamental para a ampliação do acesso a essas instituições que considera "enciclopédias físicas vivas". "Conhecer os museus em Santa Catarina é fundamental para a compreensão da diversidade étnica catarinense", pontuou.

Para finalizar a cerimônia, o pianista Pablo Rossi voltou ao palco para nova apresentação. Em seguida, a mesa foi dissolvida para o início da leitura do Regimento Interno do 4º Fórum de Museus de Santa Catarina, acompanhado pelo coordenador do Sistema Estadual de Museus; a diretora de Patrimônio Cultural da FCC; e a museóloga do SEM/SC, Renata Cittadin. A programação continua durante a tarde desta segunda-feira, com o painel Museus e Cidades: possibilidades para o desenvolvimento sociocultural; Plenária para leitura, discussão e validação dos eixos 1 (Formação e Capacitação) e 2 (Gestão) do Plano Setorial de Museus de Santa Catarina; e apresentação da Orquestra da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A programação completa está disponível no site oficial do fórum: www.fcc.sc.gov.br/forumdemuseus.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC