O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) foi criado com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância nacional e preferencialmente do Estado de Santa Catarina, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Núcleo de Documentação Audiovisual (NDA) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), existente entre 1989 e 1998.
O Núcleo de Documentação Audiovisual funcionava na ala norte do Centro Integrado de Cultura (CIC), possuía um laboratório fotográfico em preto e branco que atendia às casas da FCC registrando eventos e projetos especiais e o Setor de Vídeo, que não possuía câmera e nem ilha de edição, mas alguns videocassetes que eram usados para fazer cópias de vídeos e, eventualmente, “edições” vídeo-a-vídeo. Eram produzidos vídeos somente através de projetos específicos quando, na ocasião, eram alugados equipamentos para tal. O Núcleo promovia cursos, exibia filmes e participava da elaboração de editais para produção audiovisual.
A necessidade de reunir em um local as peças audiovisuais pertencentes ao Estado que se encontravam espalhadas pelas secretarias e gabinetes da administração estadual e a necessidade de ter um local para armazenar e conservar peças audiovisuais oriundas da sociedade catarinense que representasse um valor histórico para o Estado foram observadas pelos idealizadores quando propuseram a criação de um Museu de Imagem e Som para Santa Catarina.
Em 1998, a partir do decreto nº 3198 de 24 de setembro de 1998, o Governo do Estado de Santa Catarina criou oficialmente o Museu da Imagem e do Som. Na ocasião, os mesmos funcionários do NDA passaram a ser responsáveis pelas ações museológicas no MIS/SC.
O primeiro administrador do MIS/SC foi o cineasta Ronaldo dos Anjos, diretor de produções como “O Santo Mágico” e “Astheros”. Posteriormente, assumiu a administração do Museu o cineasta Carlos Eduardo M. Paredes, diretor de filmes como “Desterro” e “Novembrada”. Também estiveram na administração do MIS/SC, Denise Magda Corrêa Thomasi, especialista em conservação e restauração de acervos fotográficos; Cristiane Pedrini Ugolini e Ana Lígia Becker. Atualmente a administradora do MIS/SC é Maria Elizabeth Horn Pepulim (Betita).
No primeiro quadrimestre de 2019, o Sistema distribuiu 1.205 livros a 11 bibliotecas e cinco entidades. Desde 2017, o SBPSC entregou quase 11 mil livros a mais de 200 bibliotecas catarinenses.O levantamento mostrou que 61% das bibliotecas existentes em Santa Catarina são informatizadas. Na contramão, apenas 23% possuem páginas em redes sociais.
Instituído pelo Decreto nº1.572, de 01/08/2008, o SBPSC é vinculado a Fundação Catarinense de Cultura, e trabalha em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
:: Clique aqui e confira as informações do SBPSC
Relatórios quadrimestrais:
Relatório quadrimestral do SBPSC 01/2019
Relatório do SBPSC 02/2019:
O SBPSC tem um acervo de obras disponíveis para doação. Parte delas pode ser consultada clicando aqui.
As bibliotecas devem solicitar as obras pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os pedidos serão atendidos por ordem de solicitação, apenas para aquelas que estiverem com o cadastro em dia como o Sistema.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), disponibiliza o Cadastro das Bibliotecas Públicas do estado - Ano 2016. O objetivo é mapear e diagnosticar as potencialidades e limitações das bibliotecas públicas catarinenses, bem como atualizar o cadastro nacional junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Ministério da Cultura (SNBP/MinC).
O cadastro é eletrônico. Clique aqui para efetuá-lo.
O cadastro atualizado junto ao SBPSC garante às bibliotecas a possibilidade de participar de editais lançados pela FCC e pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
:: CLIQUE AQUI E CONFIRA O CADASTRO OFICIAL BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIAS DE SC
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..