FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está participando do programa Redes de Formação da 9ª Bienal do Mercosul, que ocorrerá entre 13 de setembro e 10 de novembro de 2013 em Porto Alegre (RS). O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) é a referência física no Estado da formação que visa capacitar, por meio da plataforma de Ensino a Distância, mediadores para atuarem em espaços culturais.

A primeira visita dos mediadores participantes do evento em Santa Catarina ocorreu no último dia 6 de agosto, com os setores educativos do MIS/SC, Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e Escolinha de Arte e consistiu em um estudo a respeito da próxima exposição prevista para ocupar os salões do Masc, a mostra Gravar: técnica e expressa (saiba mais sobre a mostra). Em um segundo encontro, que ocorrerá após a abertura da exposição com data a ser definida, a ideia é que os participantes promovam oficinas e mediação com os alunos da Escolinha de Arte na exposição do Masc.

Sobre a Bienal do Mercosul

Consiste em uma exposição de arte contemporânea, que inclui performances e eventos, apresentados em diversos locais de Porto Alegre (RS). A 9ª Bienal é organizada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, uma instituição sem fins lucrativos em Porto Alegre com a missão de desenvolver projetos de artes visuais educacionais e culturais favorecendo o diálogo com a comunidade. O título da 9ª edição é "Se o clima for favorável", um convite para refletir sobre quando e como, por quem e por que certos trabalhos de arte e ideias ganham ou perdem visibilidade em um dado momento no tempo.

A promessa da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre é identificar, propor e direcionar mudanças nos sistemas de crenças e avaliações de experiências e inovações. Pretende articular questões ontológicas e tecnológicas por meio da prática artística, da produção de objetos e dos pontos de intersecção da experiência com a arte. Esta edição da bienal pode ser considerada um ambiente para defrontar-se com recursos naturais sob uma nova luz, e especular sobre as bases que marcaram distinções entre descoberta e invenção, assim como os valores de sustentabilidade e entropia .

>> Saiba mais sobre o evento

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC