Começou nesta segunda-feira (5) o Projeto Experiência em Integrações Artísticas, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Entre os participantes, 50 inscritos de 20 cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Blumenau, Joinville, Balneário Barra do Sul, Lages, Ibirama, Videira, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Balneário Camboriú, Pomerode, Itajaí, Garopaba, Paulo Lopes, São Bento do Sul, São Joaquim, Caçador. O evento segue até a próxima sexta-feira (9).

A proposta é dirigida a artistas plásticos e arte-educadores procedentes de diversas regiões de Santa Catarina, além de público interessado e com vivência na área artística. A ideia da FCC é formar grupos que se alternem entre oito oficinas-experiência durante uma semana, em período integral. Confira a programação no arquivo disponibilizado ao fim desta matéria.

Oficinas oferecidas

Dança/teatro - "Perceber a si e aos outros: a dança das relações". Exercícios de sensibilização do aparato sensório-motor por meio de técnicas de educação somática. Laboratórios de improvisação individual e grupal mediante regras estabelecidas a priori e/ou regras geradas no momento da execução da configuração artística de modo que se criem partituras corporais, num segundo momento da oficina. Professora Elke Siedler

Desenho - "Poéticas da linha enquanto linguagem". Apresentar, através de exercícios, textos, imagens e vídeos, o desenho como uma linguagem, e não uma técnica. O pensamento do desenho como linguagem e fortemente relacionado à ideia do desenho enquanto ferramenta para descrever e discutir conceitos. Pretende ser um espaço de experimentação e multiplicação de possibilidades. Professor Meg Tomio Roussenq.

Gravura - A técnica da gravura. Conhecimento e uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos, técnicos e plásticos. Abordagem de técnicas de gravação e tiragem de cópias. Representações gráficas em gravura. Uso de material específico no preparo da gravura. Gravura em preto e branco e em cores. Uso de várias gravuras. Professor Carlos Roberto Nascimento.

Interpretação Crítica - "Verbalizando o feito". Propõe uma reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos nas demais oficinas, considerando as decisões tomadas por cada participante, envolvendo o material empregado, a elaboração em termos de linguagem e, finalmente, a interpretação verbal. Professor Jayro Schmidt.

Música - "Do som do corpo ao corpo do som". Propõe a descoberta dos sons e ritmos corporais individuais e em grupo, percussão corporal e re-percussão corporal. Criação de padrões rítmicos e melódicos em conjunto estabelecidos na troca com o outro produzindo reconhecimento e identidade. Instrumentos de percussão serão utilizados com uma extensão corporal ampliando a potência de ser. Professor Erik de Almeida.

Papel Reciclado - Despertar o potencial criativo que existe em cada individuo através da criação do papel, da linguagem visual e da percepção, introduzindo assim uma nova concepção de olhar o mundo. Professor Patrícia Amante.

Pintura - "Vibrações". Pintura em aquarela. O Mundo das Cores, suas essências, sua significância, seu significado e espectro. Conhecer e praticar com as variadas possibilidades de aplicação deste Saber Ancestral. Professora Annette Keis.

Serigrafia - "Serigrafia Artística". Estimular a criatividade quando em contato com a técnica serigráfica e desenvolver o aspecto experimentador, através do processo de impressão, com o uso das diversas qualidades de tintas, diferentes matrizes e substratos (suportes). Professor José Antônio Fagundes.

O quê: Projeto Experiência em Integrações Artísticas

Quando: de 05 a 09 de agosto de 2013

Onde: Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, nº 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC