A Escolinha de Arte de Florianópolis, administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), comemora Bodas de Ouro com exposição de trabalhos e encontro de ex-alunos. A mostra segue aberta até 15 de setembro, no Espaço Expositivo Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. "O verdadeiro presente é conseguir reunir o máximo possível de pessoas que em algum momento de suas vidas ajudaram a fazer a nossa história", planeja a administradora Alessandra Ghisi Zapelini. Para isso, a FCC está disponibilizando, ao fim desta matéria, a listagem completa de todos os alunos que já passaram pela Escolinha.

Desde a fundação, em 1963, foram realizadas 11.167 matrículas de meninos e meninas que tiveram o primeiro contato com arte nas mesinhas coloridas da Escolinha de Artes de Florianópolis. Em 2011, a administração da Escolinha também firmou parceria com a Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira, em Florianópolis. Os encontros são semanais e o projeto foi batizado de "Escola na Escolinha", desenvolvendo atividades arte-educativas. "Atualmente a Escolinha de Arte tem como objetivo oportunizar e estimular experiências artístico-estéticas nas diversas linguagens, facilitando assim, a imaginação, a socialização, a capacidade crítica e o conhecimento da criança", completa Alessandra.

Mais sobre a Escolinha de Arte: O espaço teve várias moradas. Iniciou suas atividades junto ao Museu de Arte Moderna de Florianópolis, hoje Museu de Arte de Santa Catarina, que na época se situava na Casa Santa Catarina. Nesta época sua filosofia seguia os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, valorizando a espontaneidade e a liberdade de expressão.

Em 1968, o Museu de Arte Moderna de Florianópolis foi transferido para uma casa na Avenida Rio Branco, no Centro, e a Escolinha de Arte passou a funcionar no subsolo do imóvel. A Escolinha de Arte participou, em 1972 e 1973, de Exposições Internacionais de Arte Infantil, recebendo várias premiações, inclusive o prêmio especial, com medalha de ouro para a aluna Simone Marçal Alves, de 9 anos, em Tóquio no Japão.

Junto com o Museu de Arte de Santa Catarina, em 1976, mudou-se para uma residência na Rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis. Em 1979, foi criada a Fundação Catarinense de Cultura e a Escolinha de Arte tornou-se subordinada a este órgão. Em julho deste ano, a Escolinha de Arte mudou-se para o subsolo da Casa de Cultura, hoje Biblioteca Pública de Santa Catarina. "Neste momento a Escolinha funcionava como um laboratório irradiador de cultura e de incentivo à educação artística", explica Alessandra. Em março de 2008, a Escolinha de Arte passou a atender nas dependências do Centro Integrado de Cultura (CIC).

O quê: Os 50 anos da Escolinha de Artes
Local: Espaço Expositivo Lindolf Bell, no Centro Integrado Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Data: de 22 de agosto a 15 de setembro
Ex-alunos podem fazer contato pelo telefone (48) 3953-2339.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC

Alunos matriculados na Escolinha de Arte de 1963 a 2013