Esta circulação possui o apoio do Edital Elisabete Anderle.
Nos espetáculos até o momento produzidos, o grupo levou ao público estímulos para o exercício do senso estético e crítico, um olhar diferenciado para os aspectos gerais da dança contemporânea.
O grupo se projeta sempre no sentido de fortalecer seu posicionamento no cenário nacional, cujas proposições permeiam o incremento do mercado de trabalho, a produção local, a pesquisa e a formação de linguagens específicas na dança contemporânea.
Essa turnê é continuidade dos trabalhos que o grupo vem produzindo e realizando desde sua criação, há 17 anos, constituindo mais uma etapa de sua investigação sobre o corpo, seus movimentos e seu uso como formas de expressão na contemporaneidade.
Pretendemos levar ao público das cidades contempladas a arte da dança e suscitar no espectador o sua percepção do corpo expressivo. Buscamos propor uma troca no sentido de desenvolver novos métodos e aprimorar a estruturação do grupo e seu planejamento que vem sendo realizado nos últimos três espetáculos, Cumprimento Fiel (2006), Pausa (2003) e Oito Trigramas (1998).
O espetáculo CUMPRIMENTO FIEL se desenvolve sob uma marca estética referenciada no teatro de arena quanto à sua forma circular, conceito desenvolvido para significar a unidade e o divino, como num cumprimento fiel da criação que se presencia em sua possibilidade de acontecimento. As luzes identificam as fontes sensíveis de comunicação com o outro, jamais perdendo a idéia da circunferenciação, que estabelece uma área de contato comum com essas unidades sensíveis e comunica um intento que a antecede: a vontade fundamentada na fé do indíviduo.
Nessa produção o KAIOWAS dialoga agora com a concentração, o respeito, a fé, o outro e o espaço, a unidade e o divino, abordados por uma concepção gestual das bailarinas em uma conversação com o som e a luz. A trilha sonora foi composta por Luciano Oliveira, produtor de Lula Queiroga, parceiro de Lenine, e dita as influências, ao mesmo tempo que demonstra a universalidade da montagem.
O Grupo está sediado em São José/SC, foi criado em 1993, pela bailarina e coreógrafa Karina Barbi, que também dirige e compõe o elenco da Companhia.
Com o espetáculo “Oito Trigramas” recebeu o título de melhor coreógrafa do XX Prêmio INBA-UAM – Concurso de Composição Coreográfica Contemporânea, realizado na cidade do México, em 1999 e, dentre outros eventos participou do Panorama Rio Arte de Dança Contemporânea, em 2002. Seu ultimo trabalho, “PAUSA” rendeu-lhe convites para participar do Dança Brasil 2004 – Circuito Cultural do Banco do Brasil, da Mostra Contemporânea do Festival de Dança de Joinville, 2004, X Fenart (João Pessoa), Caravana Funarte de Circulaçao Regional Sudeste/Sul, Fora do Eixo–SESC/SP, Centro em Movimento (Fortaleza/CE), em 2006.
FICHA TÉCNICA
Produção artística
KAIOWAS GRUPO DE DANÇA
Direção e coreografia
KARINA BARBI
Elenco
ADELE SPECK
BIANCA BARBI
KARINA BARBI
KIKO RIBEIRO
MARÍLIA MATTOS
Trilha sonora
LUCIANO OLIVEIRA
Fotografia
FREDERICO BIEHL
Iluminação
ROGERS BARBI
Produção e técnico de som
KIKO RIBEIRO
Projeto gráfico e Secretário
DALNER BARBI
Figurino
CIDA
Sede de preparação técnica
I CAN GYM
Assessoria de imprensa
LARISSA BONOTTO
CONTATO
KAIOWAS GRUPO DE DANÇA
(48) 9971.5129 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Período - 11/06/2010 Horário - 20:30
Entrada Franca