Responsável: Zaldir Lima
E-mail do responsável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone do responsável: 9989-5838
local: Teatro Álvaro de Carvalho
Organizador: Zaldir Lima
Valor(es): R$ 20,00(antecipados até o dia 26/03) R$ 25,00(no dia)
Site: www.mantrabrasil.com
Horário: Sexta - 21horas
Ananda Jyothi abre caminhos para a música e cultura indiana no Brasil
A trajetória musical do indiano Ananda Jyothi teve rumos novos há quase 10 anos, quando passou a morar no Brasil. Foi a partir daí que a música indiana encontra pela primeira vez os ritmos brasileiros. Compositor, cantor e tablista (denominação dada ao tocador de tabla, percussão indiana muito antiga e complexa), Ananda Jyothi adquiriu, ao longo dos anos, estimável experiência na mistura de instrumentos e ritmos indianos e brasileiros.
Suas pesquisas revelaram grande harmonia musical nesse encontro ÍndiaxBrasil. Com conhecimento em Música Clássica da Índia e mantras tradicionais do país, o músico buscou algo mais: compor ritmos diferentes aos mantras sem alterar seu potencial musical vibracional. Os mantras são canções místicas cantadas em sânscrito, cujo som de cada sílaba apresenta potência vibratória que consegue influenciar um ambiente e o estado mental e emocional do indivíduo. Têm origem nos sons primordiais do universo e são cantados da mesma maneira há pelo menos cinco mil anos.
A música de Ananda Jyothi não para por aí! Também compõe sons com letras poéticas, que trazem na bagagem mensagens com um toque da rica filosofia indiana contida nos sagrados Vedas.
Com a influência verde-amarela, suas músicas e mantras ficaram mais “abrasileirados”, com ritmos dançantes e relaxantes. No Rio de Janeiro, criou o grupo MantraPop (2001-2003), ao lado de João Paulo Mendonça (instrumentista e diretor musical da Rede Globo) e André Gomes, baixista com extensa trajetória na música brasileira. Seu primeiro Cd, que leva o mesmo nome do grupo, foi lançado pela MCD World Music e tem a participação especial do trompetista Marcio Montarroyos, com quem Jyothi tocou várias vezes em casa tradicionais do Rio, como o Mistura Fina.
Em Brasília, Jyothi iniciou sua carreira solo, convidando importantes nomes da música brasiliense para gravar seu segundo Cd, Bhadrakali (2004). Com produção musical de Kiko Peres, ex-Natiruts, o Cd traz uma coletânea composta que mistura mantras num passeio pelo reggae, swing, samba-funck, rap e MPB. Também inclui músicas cantadas em português, como em "MantraPaz" dedicada a Paz Mundial. Esse Cd foi lançado no Japão em 2007.
Em 2006, lançou o Cd Mantra Mandala, apresentando mantras tradicionais especialmente escolhidos para práticas de meditação, yoga e relaxamento. Além dos mantras entoados tradicionalmente, o Mantra Mandala traz melodias dançantes e alegres, aprofundando ainda mais a comunicação sonora Índia-Brasil. Em Brasília, Jyothi realizou diversos shows no Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Da música do Planalto Central, a próxima descoberta foi a Bahia e sua sonoridade afro-brasileira. Dessa mistura entre ritmos musicais e espirituais da Índia, África e Brasil, surge seu mais recente trabalho, o Cd “Espiritualistas”, que será lançado em novembro deste ano. Com a produção do antigo parceiro João Paulo Mendonça, Ananda Jyothi convida músicos da terra de todos os santos para fechar esse novo trabalho com chave de ouro, e com as bênçãos de todos os deuses, mostrando que a força divina é única, musical e universal. O Cd deu nome ao mais recente grupo formato e liderado por Ananda Jyothi, que fará turnê pelas principais cidades brasileiras no ano de 2009.
As gravações desse Cd começaram na Índia, com músicos indianos. No Brasil, conta com a participação da cantora baiana Mariella Santiago, o guitarrista Robertinho Barreto (guitarra baiana), André Gomes, Kiko Peres, a cantora americana Alisa Sanders e outros. As melodias falam da vida, mantras e amores. Canções românticas que interagem com a devoção pelo amor divino e terreno. Por hora com toque baiano, outrora indiano. Com pegada de MPB, pop e groove indiano.
Seu show já rodou o Brasil, nas mais tradicionais casas de shows e teatros, como o SESC Pinheiros – SP, Teatro do SESI – Salvador, Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, Sol da Terra – Florianópolis, entre outras cidades.
Em 2009 Ananda Jyothi já tem turnê agendada nas cidades de Campinas, São Paulo, Sorocaba, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro onde mora atualmente.