
Em uma só noite, o público da cidade poderá conhecer de perto a sonoridade de importantes violonistas atuantes no Brasil e fora: Giovani Capeletti (Porto Alegre), violonista premiado nacionalmente com a Companhia Del Puerto e residente do respeitado Tablado Andaluz; Fernando De Marilia (São Paulo), reconhecido como um dos melhores violonistas flamencos do Brasil, com atuação ao lado de grandes nomes internacionais e Felipe Coelho (Florianópolis), que representará o violão flamenco ilhéu no evento.
O destaque da noite será Andres Pituquete Hernandez, chileno radicado na capital mundial do flamenco, Andalucía, há 9 anos, premiado em primeiro lugar no "Concurso Internacional de Guitarra "Niño Ricardo", aperfeiçoou-se com alguns dos maiores mestres da história, "Manolo Sanlúcar" e "Rafael Cañizares" já tendo circulado Europa, Ásia e Américas.
O 1º Festival Internacional de Violão Flamenco terá ainda a participação do grande talento brasileiro do baile flamenco Pedro Fernandez, direto de Porto Alegre, tocando "palmas", "cajón" e suas explosivas "patadas".
O espetáculo é produzido por Felipe Coelho, reconhecido no Brasil como importante compositor na fusão da música brasileira com a música espanhola. O artista é atualmente considerado "Melhor Instrumentista" do Estado pelo Premio da Música Catarinense 2014, já foi convidado como compositor e solista pelas orquestras Camerata, Filarmonia e Orquestra Academica Udesc, e em 16 de outubro de 2015 realizará o lançamento internacional de sua quarta obra "Todas as Direções" (já disponível no Itunes) pela KSU String Orchestra em Atlanta, com 40 integrantes.
Além disso, participou de mais de 30 festivais no Brasil, realizou 8 circuitos - sendo 2 internacionais - com seu trabalho, e tem seu quinto album autoral "Hora Certa" em produção para lançamento em 2015. No mundo flamenco, Felipe Coelho foi convidado pelo Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos SP e obteve grande sucesso com a produção "La Música de Paco de Lucia" em Florianópolis no ano de 2014 e repetida em 2015 a convite do Jurere Jazz Festival.
O Flamenco, hoje declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, foi crucial na formação da música brasileira. A intensa presença espanhola na colonização brasileira foi responsável pela herança do violão de cordas de nylon, instrumento mais popular do Brasil e por muitos dos ritmos do sul do Brasil como a chacareira, a "zamba", o chamamé, entre outros.
Serviço:
O quê: 1º Festival de Violão Flamenco de Florianópolis
Quando: 23/09/2015, às 20h30min
Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho – Rua Marechal Guilherme, nº 26 – Centro – Florianópolis/SC
Informações: (48) 3665-6400
Bilheteria: Diariamente (incluindo domingos e feriados), das 13h às 19h. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia e no Teatro Álvaro de Carvalho, se houver.