O projeto de apresentação dos jovens solistas começou em 2012, quando houve o primeiro concerto. “Em 2011, fizemos algumas apresentações com solos, e tivemos a ideia de criar o projeto, que tomou forma em 2012. Além de integrantes da orquestra, tivemos como convidada especial a violinista alemã Philine Wagner”, lembra o maestro Irineu Lopes Melo.
“A ideia é que o músico sinta a experiência de ‘estar sozinho’ no palco que ele vai sentir muitas vezes à frente do público, se decidir seguir a profissão. É torná-lo menos inibido e incentivar os talentos”, explica Melo. Segundo ele, não há uma seleção propriamente dita para o concerto. Todos os participantes que já têm uma boa experiência de orquestra e que têm interesse em ‘solar’ podem fazer parte do concerto.
Também participam integrantes da orquestra que fizeram (ou ainda fazem) o Curso Básico de Instrumentos de Orquestra, oferecido gratuitamente pelo IFSC e que está com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro. O curso é totalmente gratuito (o IFSC oferece, inclusive, os instrumentos) e voltado para toda a comunidade. O objetivo é musicalizar atrás dos instrumentos de orquestra, tornando o aluno apto a participar de concertos, seja em orquestra, conjuntos de câmara, bandas ou outras formações musicais. A duração é de dois anos, com carga total de 260 horas, divididas em três horas semanais. A idade mínima é 10 anos.
(Informações: Assessoria de Comunicação IFSC)
Serviço:
O quê: Concerto Jovens Solistas da Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Quando: 20/11/2014, às 20h30min
Ingresso: um quilo de alimento não-perecível, que será doado às comunidades de Lages atingidas recentemente por fortes chuvas e tempestade de granizo.
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho – Centro - Florianópolis/SC
Bilheteria: Somente a dinheiro. À venda nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho.
De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Quando houver espetáculo, a bilheteria reabre 1h antes do início da apresentação para venda de ingressos apenas para o evento do dia. Sábados, domingos, feriados e ponto facultativo (quando houver espetáculo): das 14h até o início do espetáculo, com intervalo duas horas antes do início da apresentação. A bilheteria do local reabre 1h antes do início do espetáculo com venda de ingressos somente para o evento do dia.