A Fundação Catarinense de Cultura está apoiando a vinda do grupo português Teatro do Elefante a Florianópolis para realização de workshops e espetáculos em vários espaços culturais da cidade. Os eventos fazem parte do programa Intercâmbio Artístico e Cultural, que se propõe a servir como plataforma para o desenvolvimento de relações multilaterais, na área artística-performativa, entre diversas organizações dos dois países lusófonos.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), o grupo oferecerá dois workshops gratuitos. O primeiro, sobre Teatro Contemporâneo, ocorrerá no dia 18 de fevereiro, das 15h às 18h. O segundo, de Artes para Bebês, será no dia 20 de fevereiro, das 9h30min às 12h30min e das 15h às 18h. Ainda dentro da programação do grupo está a apresentação do espetáculo Ulisses, edição revista e aumentada, no projeto TAC 7:30, dia 19 de fevereiro, às 19h30min, no Teatro álvaro de Carvalho.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 vagas por workshop, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Para participar, os interessados devem acessar o site do grupo Gira Teatro. O projeto é financiado pelo Governo de Portugal, por meio da secretaria de Estado da Cultura, e Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre os Workshops

Workshop sobre Teatro Contemporâneo - Importantes linhas de trabalho, no contexto da criação teatral contemporânea, defendem a irrupção do real no texto e no espetáculo ao vivo. O teatro é uma das modalidades artísticas mais antigas e de sentido mais abrangente, onde convergem as mais diversas formas e linguagens performativas, bem como a inovação tecnológica. O teatro conjuga, num único tempo e espaço, inovação e criatividade. A participação neste workshop prepara as vozes e os corpos dos formandos para o desempenho do Coro, personagem coletiva integrante de Ulisses, edição revista e aumentada.
Formação: Rita Sales e Fernando Casaca
Público-alvo: adulto (atores não profissionais)

Workshop sobre Teatro e Artes para Bebês - A ação de formação dirige-se a educadores, animadores, professores, técnicos de equipamentos culturais, bem como a pais e mães ou pessoas interessadas em desenvolver competências ao nível da animação da leitura, do teatro e da educação pela arte na primeira infância. Os formandos familiarizam-se com os pressupostos de criação de um projeto para bebês, assim como da importância da poesia, dos contos e da literatura no desenvolvimento infantil. Exploram-se técnicas de animação, métodos e materiais que são utilizados nos projetos do Teatro do Elefante para os bebês.
Formação: Rita Sales
Público-alvo: adulto (pais, educadores, criadores, outros)

Sobre o Teatro Elefante

O Teatro do Elefante é uma estrutura profissional de criação e produção de eventos de caráter artístico e sociocultural sediada, desde 1997, na cidade de Setúbal. Sócio fundador e membro dos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Teatro para a Infância e Juventude e membro da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh. Na sua prática regular, a companhia atribui especial atenção à ligação do coletivo de artistas que a compõe com as comunidades e, em particular, com a infância e a juventude. Ao longo dos cerca de 15 anos de atividade promoveu e integrou diversos eventos para e com crianças e jovens, quer de âmbito local e nacional, quer de dimensão internacional.

Programação completa:

Dia 14/2 - 16h: Espetáculo Senhor Q e dona Ofélia
Local: Centro de Florianópolis

Dia 15/2 - Das 14h30min às 17h30min: Workshop sobre Teatro Contemporâneo
20h: Espetáculo Ulisses, edição revista e aumentada
Local: Seara Espírita Entreposto da Fé (SEEDE)

Dia 16/2 - Das 15h às 18h: Workshop sobre Artes de Rua
Local: Espaço de Cultura e Arte do Grupo Gira-Teatro

21h30: Espetáculo Senhor Q e dona Ofélia
Local: Praia dos Ingleses

Dia 17/2 - Das 15h às 18h: Workshop sobre Artes de Rua
Local: Espaço de Cultura e Arte do Grupo Gira-Teatro