Entre os dias 5 e 14 de dezembro, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós-Graduação em Literatura, promve a Mostra Eisenstein com o objetivo principal de estimular o olhar a escapar do lugar comum, descolar Eisenstein, e procurar outras proposições, outras imagens. O evento ocorrerá no Auditório Henrique Fontes, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Trindade, em Florianópolis.
A Mostra complementa a disciplina Eisenstein Ensaísta, que está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC: a maioria dos trabalhos a serem apresentados será de alunos (mestrandos ou doutorandos) dessa disciplina. Cada trabalho pretende um deslocamento, e não terá, necessariamente, relação direta com o filme do dia, mas com aspectos de gestos de Eisenstein que podem ou não ter aparecido na tela.
Serão exibidos 10 filmes de Eisenstein - um longa por dia, mais dois curtas no primeiro dia, conforme programação abaixo. As seções terão início sempre às 18h30min. Trata-se de atividade acadêmica, pública, de extensão universitária: não há cobrança de ingressos, todos são bem-vindos.
No último dia, 14 de dezembro, sexta-feira, será exibido O velho e o novo, quarto longa de Eisenstein, de 1929, com trilha sonora feita ao vivo (e composta especialmente para o filme) pela Orquestra Eletroacústica da UFSC. A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, da revista Punctum (do Curso de Cinema da UFSC), com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura (BEAC) 2012 da Secult/UFSC. A ideia central desse projeto é promover mostras (duas por ano) a partir de trabalhos de pesquisa que estejam de fato sendo desenvolvidos sobre cada assunto e que sejam apresentados durante cada mostra (opção que parece resistir melhor à tendência de queda no senso comum que cerca os debates soltos que costumeiramente aparecem, quando aparecem, após as projeções).
Sobre Eisenstein
Sergei Eisenstein (1898-1948) foi acima de tudo um espírito irrequieto e debochado. O senso comum e os estudos de cinema reservaram a ele o lugar de "cineasta genial", "teórico da montagem cinematográfica" ou (muito pior!) "propagandista da revolução soviética". Tal lugar não deixa de corresponder, obviamente, a uma parte importante de seus gestos, mas está longe de contemplar o que há de mais curioso e vibrante em tudo aquilo que ele escreveu, desenhou, filmou ou quis filmar.
Programação: sempre a partir das 18h30min
Quarta-feira (05/12): Filmes O Diário de Glumova (1923) / O Prado de Bejin (1937) / Que viva México! (1932)
Quinta-feira (06/12): Filme Ivan, o terrível, parte I (1944)
Sexta-feira (07/12): Filme Ivan, o terrível, parte II (1958)
Segunda-feira (10/12): Filme Alexandre Nevsky (1938) / Debate: Notas sobre Apuntes, com Valdir Olivo Jr.
Terça-feira (11/12): Filme A Greve (1924) / Debate Imagem-pensamento: possíveis diálogos entre Eisenstein e Flusser, com Josimar Ferreira / Debate Eisenstein traidor da dialética, com André Zacchi
Quarta-feira (12/12): Filme Outubro (1927) / Debate Corpos de Eisenstein, com Renata Santos / Debate O quadro como molécula da montagem, com Giovana Zimermann
Sexta-feira (14/12): Filme O velho e o novo (1929) - Orquestra Eletroacústica da UFSC / Debate em torno da trilha sonora apresentada, com Julian Brozozowski
Fonte: Informações da organização do evento