O premiado XXY, de Lucia Puenzo, abre nesta terça, dia 14, às 20 horas, o Ciclo de Cinema Argentino no Cine Pitangueira, na Lagoa da Conceição em Florianópolis. Lançado em 2007, o longa levou o Prêmio da Semana Crítica do Festival de Cannes, Melhor Filme Estrangeiro em Espanhol no Festival de Goya, além de premiações no Festival de Cartagena e de Bangkok. A classificação de XXY é 18 anos.

O filme narra o drama de Alex (Inés Efron), que nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. é quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

O quê: Cineclube Pitangueira exibe XXY, de Lucia Puenzo
Quando: 14 de agosto, terça-feira, às 20h