A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dentro do programa de estadualização das ações do Governo do Estado, promove de 22/11 a 25 de novembro, em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, a Oficina de Teatro totalmente gratuita. "Trata-se de uma parceria entre o Estado e o Município. Seguindo a orientação do governador do Estado, pretendemos levar a cultura e a arte para cada um dos 293 municípios catarinenses", enfatizou o presidente da FCC Joceli de Souza.

São ao todo 40 vagas que já estão preenchidas entre alunos da Univali e comunidade local. O perfil dos participantes é em sua maioria formado por jovens. As aulas de teatro vão abordar o desenvolvimento da linguagem teatral por meio de atividades de improvisação, percepção sensorial, consciência corporal, exploração do espaço e criação de cenas. A oficina será ministrada pelo técnico da FCC Rogério Alexandre, no auditório do campus da Univali, em dois turnos, das 8h às 12h, ou das 13h30 às 17h30.

Parceria com municípios

A idéia da Fundação Catarinense de Cultura, por meio de cursos e assessorias técnicas nas áreas de difusão artística, patrimônio cultural e gestão, é levar música, artes cênicas e plásticas, fotografia e capacitação aos 293 municípios do Estado. De acordo com o gerente de Projetos da FCC, Ivan Carlos Schmidt Filho, os ministrantes das oficinas foram recrutados dentro do quadro de pessoal da própria FCC. "São talentos que, em suas funções originais, não eram plenamente aproveitados", disse. (Confira na tabela abaixo os cursos, oficinas e assessorias já confirmadas).

Já estão disponíveis em condições de serem executadas, 14 oficinas. As prefeituras, assim como fez a de Balneário Piçarras, que tiverem interesse em receber as atividades do Programa de Capacitação para Gestores Municipais de Cultura e Produtores Culturais receberão da FCC o material didático, conteúdos e o deslocamento dos técnicos. Em contrapartida, ficará sob responsabilidade dos municípios contribuírem, no que couber, com a logística local, hospedagem, alimentação e mobilização dos participantes.

As prefeituras interessadas devem entrar em contato com a FCC pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (48) 3953-2321, 3953-2348 e 3953-2302.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC