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O último dia da Semana de Gestão e Políticas Culturais, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em parceria com o Instituto Itaú Cultural, foi pontuado por discussões acerca das relações e processos de trabalho e os desafios para a gestão da cultura e desenvolvimento humano. O evento, que ocorreu no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, teve 220 participantes inscritos de todas as regiões de Santa Catarina, além do Paraná e Rio Grande do Sul.

Pela manhã, o professor e produtor cultural Rômulo Avelar, de Minas Gerais, abriu os trabalhos com o bate-papo a respeito das relações e processos de trabalho dentro da produção cultural. à tarde, foi a vez de o profesor do programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC Minas, José Márcio Pinto de Moura Barros, conversar, de forma descontraída, a respeito das relações entre cultura e diversidade cultural.

Barros defendeu a criação de políticas públicas que garantam à população o acesso à produção cultural, a fim de proporcionar o crescimento e enriquecimento do ser humano por meio do contato com diferentes pensamentos e manifestações. "Uma biblioteca é tão importante quanto um posto de saúde", exemplificou.

Objetivo atingido


Para o gerente de projetos da FCC e coordenador da organização do evento, Ivan Carlos Schmidt Filho, a Semana foi um espaço de aprendizado para todos os participantes, que tiveram a oportunidade de ouvir e discutir assuntos da área com nove palestrantes donos de currículos com vasta experiência em gestão cultural. "O foco deste evento é que as discussões pudessem se transformar em práticas de governo. é importante abrir as portas para novos projetos e dividir a aplicação de recursos entre uma maior diversidade de ações culturais", concluiu.

Filho ressalta, ainda, que a intenção do evento foi atingida: discutir meios de proporcionar à população um acesso mais rápido à produção cultural."Encontros como este, que abrem espaço para grupos mais amplos da sociedade discutirem, precisam ser mais frequentes", defendeu.

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC