FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Encontro com as Mulheres da Arte Catarinense, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) nesta quinta-feira (22/09) no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), contou com a presença ilustre de artistas catarinenses para três horas de uma rica troca de experiências e testemunhos sobre como a arte entrou e passou a fazer parte da vida de cada um dos participantes. Cerca de 50 pessoas entre artistas plásticos, atores, jornalistas e estudantes de artes estiveram no encontro, no deck central do Masc.

A primeira artista plástica a falar, Doraci Girrulat, presenteou os participantes do encontro com imagens de seus desenhos e instalações desde a década de 1970. Na sequência, foi a vez de a galerista e também artista plástica Marina Mossmann falar sobre o trabalho que desenvolve desde 1973 em Joinville, onde também dirigiu o Museu de Arte da cidade e acabou se envolvendo com a arte de Luiz Henrique Schwanke.

A atriz Luiza Lorenz mostrou fotos do espetáculo que produziu durante os oito meses de residência artística que fez em Buenos Aires, na Argentina. Luiza contou ainda como conseguiu vencer a barreira da língua e levar a obra do poeta catarinense Cruz e Sousa aos palcos do país vizinho. A mãe de Luiza, a artista plástica Jandira Lorenz, também falou sobre seu trabalho com desenho e experimentalismo.

Ainda durante o encontro, o jornalista Rogério Martorano - que trababalhou, entre outros, na extinta revista O Cruzeiro - entregou um documento que criou para homenagear figuras marcantes ao fotógrafo catarinense Paulo Greuel. Atualmente morando em Florianópolis, Greuel também mostrou seu trabalho, como fotografias de moda que fez em Milão, Paris e Nova Iorque e algumas que fazem parte do acervo Gilberto Chateaubriand. "Eu vejo a fotografia como a pintura de nossa época", arrematou.

No encerramento do evento, a administradora do Masc, Lygia Helena Roussenq Neves, agradeceu a presença dos artistas e a participação da equipe da FCC na realização do evento. "A proposta é que possamos multiplicar esses encontros e que eles passem a fazer parte da programação do museu", projetou.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) fez o registro de todo o evento e deve editar o material para o acervo da FCC. O encontro fez parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, organizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante o mês de setembro.

Fonte: Fernanda Peres / Assessoria de Imprensa FCC