FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

César Souza Júnior, secretario de Estado da pasta de Turismo, Cultura e Esporte, mostrou ser um entusiasta do edital Agentes de Leitura, lançado oficialmente hoje de manhã, no auditório da SOL. Atento, acompanhou cada detalhe do programa que foi exposto por Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura durante o evento. César Souza disse que sua maior preocupação ainda é com o valor da bolsa a ser oferecida ao agente, já que segue o modelo federal. "Vamos avaliar, mas há a possibilidade de, no futuro, lançar um programa mais catarinense, bancado em parte pelo Estado. Entendo que a leitura modifica o destino de uma criança. O assunto é muito sério", enfatizou.

Cada agente receberá, mensalmente, uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 350,00 durante um ano, que é o tempo de vigência do projeto, uma bicicleta, uma mochila e um acervo literário de 100 livros para que possa realizar os atendimentos domiciliares com empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias e ações leitoras junto às famílias de suas comunidades.

O projeto Agentes de Leitura tem como característica o atendimento às famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família e arranjos institucionais com secretarias de Estado das áreas de Educação e Assistência Social, prefeituras, bibliotecas e escolas. Para o presidente da FCC, o objetivo geral do "Agentes de Leitura" é, na verdade, a democratização do acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores no Estado. O projeto

Municípios escolhidos - Capão Alto, Cerro Negro, Entre Rios, Monte Castelo, Anitápolis, Camboriú, Paulo Lopes, Santa Terezinha, Monte Carlo, Balneário Gaivota e Dionísio Cerqueira.

CRITéRIOS DE SELEçãO - O procedimento para a escolha dos municípios obedeceu aos critérios de territorialização do projeto fornecido pelo MINC e a FCC através das seguintes etapas:

Etapa 1 - Territórios condicionantes: Em primeiro lugar selecionamos dentre todos municípios catarinenses aqueles se enquadram nos territórios condicionantes, pois devem necessariamente ser atendidos segundo os critério apresentado. Neste caso a condição era os municípios contemplados com a modernização de bibliotecas. Assim foi feita uma listagem preliminar dos municípios que satisfazem este critério.

Etapa 2 - Territórios Agenda Social do Governo Federal: O próximo passo foi selecionar dentre os municípios incluídos na etapa 1 aqueles que constam na agenda social do governo federal, pois segundo o critério, estes também devem ser incluídos, porém não obrigatoriamente.

Etapa 3 - IDH e IDEB: Após aplicar os critérios descritos nas ETAPAS 1 e 2 cortamos os municípios que apresentavam IDH e IDEB acima da média dos Municípios Catarinenses obedecendo ao critério de selecionar municípios com índice baixo naquelas variáveis. Nesse corte, portanto, alguns municípios de Territórios da Agenda Social do Governo Federal foram excluídos da seleção por apresentarem IDH ou IDEB acima da média dos municípios catarinenses. A partir disso foi feita uma seleção preliminar com cerca de 20 municípios segundo a ordem crescente na média relativa entre IDH e IDEB.

Etapa 4 - Distribuição Geográfica: Desta listagem preliminar foram escolhidos 11 municípios (conforme consta no termo de referência original do convênio) priorizando aqueles com baixos valores no IDH e no IDEB e buscando uma distribuição geográfica equânime entre as dez regiões de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC