FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Tratar a Cultura como política pública é um dos desafios da administração municipal. Por isso, a FECAM e o Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina - CONGESC realizou a primeira edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura com o objetivo de orientar os gestores sobre os programas e recursos disponíveis para financiar os projetos do setor. O evento reuniu 170 participantes e encerrou terça-feira (2), em Fraiburgo. A Fundação Catarinense de Cultura marcou presença com a presidência e sua equipe técnica.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi apresentado aos gestores municipais pelo secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe. Ele destacou que o SNC é um modelo de gestão criado pelo MinC para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas pelos governos federal, estadual e municipal. O principal objetivo do SNC é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do Brasil, uma forma de garantir que determinados projetos continuem a ser executados, mesmo com a alternância de comando no poder público.

Os agentes municipais de Cultura também discutiram a instalação do Sistema Nacional de Cultura em Santa Catarina. A mesa redonda que discutiu sobre a Politica Estadual de Cultura teve como mediadora a Deputada Estadual Angela Albino, Presidente da Frente Parlamentar da Cultura e participação da diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Lazer, Elisa Wypes Liz e do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza,

Conselho apresenta ações

O Comitê Gestor do CONGESC destacou as ações desenvolvidas junto aos colegiados regionais e os governos federal e estadual, desde sua criação em maio de 2010, para fortalecer o setor nos municípios catarinenses.

Fonte: Assessoria da Fecam