O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Joceli de Souza e sua equipe técnica estiveram reunidos com o governador Raimundo Colombo na manhã de quarta-feira (2). O objetivo foi apresentar ações e projetos da fundação. O encontro integra o cronograma de trabalho, agendado pela Secretaria de Planejamento, com o objetivo de obter um diagnóstico completo das atuações de cada órgão e a importância para o Governo e população.

"A Fundação Catarinense de Cultura tem como objetivo principal estimular a pesquisa e os estudos relacionados à arte e à cultura", enfatizou o presidente. Dentre os propósitos de sua gestão, completou, está a interiorização das ações da FCC, através da participação dos agentes ligados as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs). A fundação é uma entidade cultural sem fins lucrativos e vinculada a Secretaria de Estados de Turismo, Cultura e Esporte.

Durante o encontro foram apresentados alguns projetos idealizados pela FCC, ao longo dos últimos 10 anos de atuação. Dentre eles oSalão Nacional Victor Meirelles de Artes Plásticas; o Prêmio Nacional Cruz e Sousa de Literatura; o Edital Cinemateca Catarinense; Edital Elisabete Anderle; Memorial Cruz e Sousa; Exposição Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles; Reforma e Revitalização do Centro Integrado e Cultura (em andamento).Também foram destacadas a restauração e reforma de teatros em Brusque, Timbó, Joaçaba, Blumenau e Joinville e a construção de novos teatros: São José, Pomerode, Jaraguá do Sul, Florianópolis, São Lourenço d"Oeste e Chapecó.

Das demandas em andamento, o destaque ficou por conta da reforma do CIC, de museus e o recadastramento do patrimônio tombado pelo Estado, além da pouca abrangência das ações desenvolvidas e da estrutura organizacional desatualizada.

Fonte: Marilene Rodrigues