A Casa dos Açores - Museu Etnográfico é um conjunto arquitetônico de rara beleza, situado na antiga Vila de São Miguel da Terra Firme, 20 km ao norte de Florianópolis.
Em meados do século XVIII, a disputa entre Portugal e Espanha pelas terras do Sul do Brasil obrigou os portugueses a reforçar o contingente populacional do litoral de Santa Catarina. Nessa época vários núcleos se estabeleceram a partir da vinda de famílias do Arquipélago dos Açores e Madeira. A Vila de São Miguel, hoje parte do município de Biguaçu, foi fundada em 1750.
O vigor econômico de São Miguel ficou muito bem caracterizado no cenário colonial que se edificou na Vila, cujo remanescente mais destacado é este conjunto composto pelo Sobrado, Capela e Aqueduto, incluindo ainda uma chácara com área de 154.704 m2. Contém diversas espécies botânicas da Mata Atlântica, todas devidamente catalogadas.
O conjunto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1969. Em 1976 o Governo do Estado adquiriu a chácara e o sobrado, criando em 1978 a Casa dos Açores, dedicada a pesquisa e desenvolvimento da cultura de base açoriana em Santa Catarina. Merece destaque o próprio conjunto arquitetônico de características luso brasileiro, as espécies vegetais, o acervo composto de biblioteca especializada e documentos históricos, artesanato dos Açores e do litoral catarinense, fotografias, objetos e móveis de época doados pelos antigos proprietários do sobrado.