A Fundação Catarinense de Cultura - FCC, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, desenvolveu a metodologia do IDENTIDADES promovendo encontros onde os participantes passaram a conhecer mais sobre o tema e também foram orientados nas formas de reconhecimento e proteção de bens culturais, através do preenchimento de fichas de mapeamento e inventário.
É fundamental que sejam entendidas e respeitadas as especificidades de cada uma das comunidades e o contexto em que estão inseridas para que as discussões quanto à perpetuação de sua memória sejam iniciadas considerando esses fatores.
Trabalhos de Campo
Os trabalhos de campo possibilitaram conviver com a realidade do “fazer” cotidiano, seus hábitos, tradições, festas e celebrações, conhecendo um pouco melhor os remanescentes materiais e imateriais dessa memória cultural, bem como sua apropriação por seus detentores com o passar do tempo.
Com a oportunidade de interagir com essa gente hospitaleira, foi possível verificar dentre o legado trazido pelos colonizadores o que ainda perdura.