FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Associação dos Artistas Plásticos de São José (ARTEJOSÉ) abre exposição de artes no Museu Histórico de São José, dentro da programação de comemoração pelos 263 anos da cidade de São José.

A ARTEJOSÉ é uma associação plural no seu quadro de associados, típico retrato do universo das artes plásticas. Pintores, escultores, fotógrafos, gravuristas, desenhistas, todos buscam a convivência interativa, a evolução compartilhada, a reflexão comprometida e engajada da arte e da cultura no universo regional e internacional.

Fazendo parte da Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC, a Arte-José vem buscando, nos seus 11 anos de existência, através de uma programação que inclui seminários de Estética e Filosofia da Arte, debates internos sobre artes, exposições e mostras-laboratório, criação de espaços culturais, cumprir os desígnios e funções de um agrupamento deste tipo.

Fonte: Associação dos Artistas Plásticos de São José

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), da Unochapecó, convida os pesquisadores a enviar artigos para a próxima edição da Revista Cadernos do Ceom, número 39, que terá como tema "Economia Criativa e Economia da Cultura". O prazo limite para envio dos artigos é 31 de maio de 2013.

Mais esclarecimentos estão disponíveis na página da Revista, no endereço http://www.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc. Em caso de dúvidas, o telefone de contato é (49) 3323-4779 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira, no aquivo disponível abaixo, as normas para publicação de artigos.

Fonte: Ceom/Unochapecó

No clima do tema Museus (memória + criatividade) = mudança social, escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 11ª Semana Nacional de Museus, o Memorial do CEMJ criou um microblog para alcançar mais facilmente os jovens que vivem a tecnologia diariamente. A instituição interpretou o tema da Semana como um momento de explorar as tecnologias, as mídias sociais, como forma de atingir um maior número de usuários através da diversificação da promoção cultural entre os diversos grupos e suas relações.

O endereço do microblog é: http://memorialdocemj.tumblr.com/

Fonte: Memorial do CEMJ

O Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares chega em 2013 à sua 10ª edição, firmando-se como referência para a pesquisa histórica e iconográfica no Brasil. Inicialmente voltado para projetos relacionados à Bahia, hoje a iniciativa contempla pesquisas que se debrucem sobre temas pertinentes a todo o território nacional.

Desde a sua criação, o Prêmio tem mobilizado pesquisadores de alto nível de todo o país, e projetos sobre os mais variados assuntos já foram transformados em belíssimos livros de arte, os quais renderam quatro prêmios Jabuti (três na categoria Projeto Gráfico e um na categoria Arquitetura e Urbanismo).

Neste ano, as inscrições vão de 1 de abril a 30 de junho, e devem ser feitas no site do evento. O resultado sai em dezembro de 2013, e o vencedor terá toda a sua pesquisa custeada pela Odebrecht, que também arcará com os custos da publicação de um livro de arte, cuidadosamente editado e ricamente ilustrado, distribuído a bibliotecas e outras entidades ligadas à cultura no Brasil e no exterior.

O Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares é um dos únicos prêmios do gênero oferecidos pela iniciativa privada no país e espera receber em 2013 projetos instigantes e inovadores. Mais informações no site oficial da premiação.

Fonte: Prêmio Odebrecht

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) divulgou três propostas para contribuição com o Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). Desde a sua criação, em 2010, a rede tem realizado ações em parceria com instituições museológicas, espaços culturais e profissionais da Educação e dos Museus. A mais recente atividade - a mesa-redonda Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) - foi realizada em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM-SC).

A REM/SC tem refletido sobre a importância da aproximação e do diálogo entre os profissionais de museus e da educação, sendo que, durante o ano de 2012, realizou somente encontros de relatos de experiências de profissionais da educação formal e não formal e dos museus. Esses encontros contaram com a participação de professores falando sobre suas experiências com estudantes, de diferentes níveis de ensino, em visitas aos espaços museais, assim como professores universitários relatando experiências de disciplinas e/ou cursos ministrados por eles/as que abordam questões teóricas e práticas sobre a educação em museus, assim como pesquisas neste campo específico e educadores de museus apresentando algumas ações educativas desenvolvidas nas instituições em que atuam.

A título de contribuição, as propostas da equipe gestora da REM/SC para o eixo Redes e Parcerias são:

- Incentivar, por meio da criação de editais, iniciativas de parcerias entre museus e instituições de ensino superior, principalmente com cursos de licenciatura, que tenham como objetivo a formação e/ou atualização de profissionais da educação formal e não formal sobre as especificidades da educação em museus e destes espaços como lugares de fruição, de diálogo, de troca de saberes sistematizados e não sistematizados e de apropriação e construção de conhecimento;
- Fomentar redes de educadores em museus, por meio de editais que contemplem a realização de palestras, cursos, intercâmbios e publicações em parceria com as instituições de ensino formal públicas e privadas - educação básica e superior -, assim como com instituições de educação não formal;
- Incentivar a constituição de fóruns entre as pastas - áreas da educação e da cultura - para a aproximação, o diálogo, o reconhecimento e a promoção de políticas públicas de ações e parcerias entre os órgãos e instituições nas três esferas dos poderes públicos, a fim de promover a democratização, o acesso e a inclusão sociocultural das instituições educacionais aos museus e ao patrimônio cultural. 

Fonte: REM/SC