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O Edital nº 2/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura é voltado às viagens que ocorrerão entre os meses de outubro de 2012 e fevereiro de 2013. Desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), o edital foi publicado na quarta-feira, 15/8, no Diário Oficial da União (Seção3, páginas 17 a 22).

As inscrições estão abertas para qualquer um dos meses que constam no edital, devendo ser observados os prazos, conforme o que se segue:

Viagens previstas para:                                                           Encaminhamento das solicitações até:
           Outubro                                                                                         14 de setembro de 2012
 Novembro e dezembro                                                                        05 de outubro de 2012
   Janeiro e fevereiro                                                                              09 de novembro de 2012

Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o programa é voltado à concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

O edital nº 2 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural envolve investimentos de R$ 1,47 milhão. Além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; estada durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento; dentre outras despesas.

Oa candidatoa precisam informar, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br.

Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.

Leia o Edital de Intercâmbio nº 2/2012
Acesse a cartilha explicativa

Mais informações
Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h

Fonte: Informações do Ministério da Cultura

A Funarte publicou, no Diário Oficial da União do dia 16 de agosto de 2012, quinta-feira, o edital da Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música.

O programa apoiará a participação de artistas e/ou técnicos da área de música em atividades de aperfeiçoamento no Brasil ou no exterior, por meio de concessão de bolsa para realização de estágios e cursos de média e longa duração. Serão concedidas 36 bolsas. Podem concorrer no edital jovens músicos, compositores e arranjadores, bem como técnicos – nas áreas de sonorização, iluminação, produção fonográfica e luteria.

Estão aptos a se inscrever neste edital músicos e técnicos que preencham as seguintes condições: tenham formação e experiência artística ou técnica compatível com o nível e a finalidade do estágio ou curso; sejam brasileiros natos ou naturalizados; e tenham entre 18 e 35 anos completos.

As bolsas são divididas em quatro módulos, com as seguintes características:
Módulo A: oito bolsas para cursos/estágios no Brasil com duração de três a seis meses, no valor de R$16 mil;
Módulo B: 10 bolsas para cursos/estágios no Brasil com duração de seis a doze meses, no valor de R$ 31 mil;
Módulo C: oito bolsas para cursos/estágios no exterior com duração de três a seis meses, no valor de R$ 35 mil;
Módulo D: 10 bolsas para cursos/estágios no exterior com duração de seis a 12 meses, no valor de R$ 65 mil;

A ação tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos interessados em cursos ou estágios de reconhecida qualidade, visando à excelência artística e técnica. O Centro de Música da Funarte, responsável pelo edital, espera que os contemplados com o apoio sejam multiplicadores dos resultados da ação, contribuindo para a qualificação do corpo de profissionais brasileiros da área da música.

As inscrições estarão abertas no período de 45 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a da data de publicação deste edital no Diário Oficial da União. O material de inscrição deverá ser enviado pelo correio, por SEDEX, em um único envelope, para o seguinte endereço:
BOLSA DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO E ARTÍSTICO EM MÚSICA
Rua da Imprensa nº 16 sala 1308
CEP: 20030-120 − Rio de Janeiro – RJ

Verifique os documentos que devem ser enviados para a inscrição, no item 6.3 do edital.

Os recursos destinados ao programa terão origem no Fundo Nacional de Cultura (FNC), no valor de de R$ 1.428.350,00, dos quais serão destinados R$ 60,35 mil para as despesas administrativas e o restante para as premiações

Mais informações

http://www.funarte.gov.br/edital/bolsa-de-aperfeicoamento-tecnico-e-artistico-em-musica/
Funarte – Centro da Música (Cemus)
Telefones: (21) 2215-5278 / 2279-8109 / 2240-5151 / 2279-8601

Fonte: FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou nesta quinta, 16 de agosto, no Diário Oficial da União, a portaria referente ao edital que regulamenta o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Serão premiados projetos na área de artes visuais, no campo da fotografia, em três módulos: livre criação fotográfica; documentação fotográfica do Brasil: e produção de reflexão crítica sobre fotografia. São 15 prêmios de 50 mil reais por módulo o que totaliza R$ 2,25 em premiações.

O Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia visa à difusão, ao fomento, à reflexão e à produção fotográfica. Podem concorrer pessoas físicas e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais, de todo o Brasil.

A inscrição será realizada por meio de formulário padrão, disponível no site da Funarte (www.funarte.gov.br), e enviada para o endereço abaixo, conforme as exigências contidas no edital:

Edital XII PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA
Centro de Artes Visuais / Funarte
Rua da Imprensa nº 16, 13º andar, sala 1303 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 20030-120

Os projetos habilitados serão analisados por uma Comissão de Seleção composta por cinco membros de conhecimento comprovado e notoriedade no campo das artes visuais, nomeados pelo presidente da Funarte.

Os critérios adotados para a seleção dos trabalhos são: a excelência do projeto quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e conteúdo; a capacidade de execução do projeto de acordo com o cronograma apresentado; a contribuição para a consolidação ou expansão do campo da fotografia relativo ao módulo em questão; a argumentação na construção do conteúdo; o alcance e eficácia do projeto para a democratização do acesso a seus resultados finais como, por exemplo: debate, palestra, encontro, mostra, intervenção urbana, visita comentada, publicações impressas, divulgação pelas mídias eletrônicas e processos similares.

Mais informações

http://www.funarte.gov.br/edital/xii-premio-funarte-marc-ferrez-de-fotografia-2012/
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: FUNARTE

A Funarte lançou, no dia 20 de agosto de 2012, o edital do Prêmio Funarte de Música Brasileira / 2012 – com abrangência nacional.

Os contemplados no edital vão receber prêmios de R$ 30 mil a R$ 200 mil. Serão selecionados projetos de composições, arranjos, shows, vídeos, cancioneiros, discos, sítios de internet, revistas, pesquisas, mapeamentos, seminários, ciclos de debates, palestras, oficinas e cursos livres. As propostas podem ser relacionadas à criação, produção, distribuição e circulação de música, ou a mais de uma destas etapas, da criação à produção.

Podem participar do Prêmio Funarte de Música Brasileira pessoas físicas (produtores e artistas) ou jurídicas (instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural). Com o concurso, a Funarte pretende contribuir para a difusão de atividades e produtos relacionados à música e para sua distribuição pelo país.

A premiação será concedida de acordo com os seguintes módulos: A:23 prêmios de R$ 30 mil; B: 20 prêmios de R$ 50 mil; C: oito prêmios de R$ 100 mil; e D: quatro prêmios de R$ 200 mil. Os projetos inscritos concorrem no âmbito do módulo escolhido pelos candidatos.

O Centro de Música da Instituição (Cemus), responsável pela ação, destaca que a seleção é inovadora, por ser abrangente – ao contrário de outras, voltadas para áreas muito específicas. Afinal, o novo programa deve movimentar os diversos elos das cadeias criativa e produtiva da música: tanto o trabalho dos criadores, quanto o dos produtores, e ainda o da área ligada ao conhecimento musical e à capacitação.

Um total de R$ 3,397 milhões vai ser disponibilizado para o edital, dos quais R$ 107,1 mil serão destinados às despesas administrativas do concurso e o restante, direcionado às premiações. O valor provêm do Fundo Nacional de Cultura – FNC (Ministério da Cultura).

Os projetos inscritos serão avaliados em três etapas:

1) Habilitação dos projetos: triagem, de caráter eliminatório, para verificar se o proponente e o projeto cumprem as exigências do edital. Será realizada por uma comissão de habilitação, no Centro da Música da Funarte;
2) Avaliação da Comissão de Seleção – de caráter eliminatório e classificatório, de todos os projetos habilitados na etapa 1;
3) Análise documental – verificação, eliminatória, da situação fiscal e documental dos proponentes dos projetos selecionados.

A Comissão de Seleção será composta por 12 membros com reconhecida atuação na área da música.

Mais informações
Funarte: http://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-de-musica-brasileira/
Centro da Música (Cemus)
Tels: (21) 2215-5278 / 2279-8109 / 2240-5151

Fonte: FUNARTE

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio da Diretoria de Políticas (PDIL), criou o blog http://cultura.sc/plano para informar à sociedade sobre o andamento da elaboração do Plano Estadual de Cultura. Desde o dia 23 de julho, reuniões dos Fóruns Regionais de Cultura vêm sendo realizadas para criar um diagnóstico, que servirá de base para o Plano Estadual de Cultura.

Segundo a diretora do PDIL, Elisa Wypes, é de suma importância a participação das instituições ligadas à cultura, assim como da sociedade civil, na construção do plano. "Uma comissão composta por representantes da SOL, do Conselho Estadual de Cultura e da Fundação Catarinense de Cultura estarão acompanhando os trabalhos" comentou.

Entre as ações que serão realizadas nos Fóruns Regionais estão as composições de comissões regionais que promoverão atividades para divulgar o projeto, nivelar conceitos e mobilizar os participantes, visando seu envolvimento em todas as partes do processo.

Todos os Fóruns Regionais seguirão uma metodologia que prevê a organização por grupos de trabalho. A meta é discutir diretrizes, ações e prioridades a partir do material apresentado na conferência estadual, realizada em 2009, e do Plano Nacional de Cultura.

A SOL vêm sistematizando ações desde novembro de 2011, quando o Governador Raimundo Colombo solicitou ao Ministério da Cultura a prorrogação do acordo de cooperação federativa visando a implantação do Sistema Estadual de Cultura.

>> Visite: http://cultura.sc/plano

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC