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Fonte: Projeto Tamar Florianópolis

Estão abertas as inscrições para três editais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): Prêmio Darcy Ribeiro, Chamamento Público para Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus e Chamamento Público Modernização de Museus.
 
Publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10 de setembro, os editais recebem inscrições até o dia 23 de outubro por meio do Sistema SalicWeb
 
Darcy Ribeiro
 
Em sua 6ª Edição, o edital Darcy Ribeiro irá premiar nove práticas e ações de educação museal, que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. Cada iniciativa premiada receberá R$ 10.000,00 (dez mil reais), que deve ser empregado exclusivamente nas ações e projetos educacionais dos museus, seja no próprio projeto concorrido ou em outras práticas e ações de educação museal.
 
 
 
Implantação e Fortalecimento de Sistemas
 
O Chamamento Público para Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus, que está em sua 2ª edição,  consiste em selecionar projetos para a estruturação e fortalecimento de Sistemas de Museus, considerando os objetivos específicos do Sistema Brasileiro de Museus, conforme disposto no art. 59 da Lei nº 11.904/2009. Ele tem a finalidade, formar um banco de projetos para apoio financeiro, de acordo com disponibilidade orçamentária do Ibram, mediante celebração de convênio ou outro instrumento hábil com as instituições selecionadas. Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) e R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), prevendo no Plano de Trabalho a distribuição, do total do repasse, de 75% (setenta e cinco por cento) para despesas com custeio e 25% (vinte e cinco por cento) para despesas com capital. Os recursos necessários para o apoio financeiro são oriundos do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, com previsão de aporte de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) incluídos os custos administrativos.
 
 
 
Modernização de Museus
 
Em sua 7ª Edição, o Chamamento Público Modernização de Museus consiste em avaliar e selecionar projetos para modernização de instituições museológicas, com a finalidade de formar um banco de projetos para apoio financeiro.
Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) e R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), prevendo no Plano de Trabalho a distribuição, do total do repasse, de 75% (setenta e cinco por cento) para despesas com custeio e 25% (vinte e cinco por cento) para despesas com capital. O chamamento tem previsão de aporte de R$ 3.540.000,00, oriundos do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura.  Os projetos selecionados farão parte de um banco de projetos e serão apoiados de acordo com a disponibilidade orçamentária do Instituto Brasileiro de Museus, não conferindo direito subjetivo ao participante de celebrar convênio. Podem participar, instituições museológicas públicas municipais, estaduais e federais, desde que não vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura e, igualmente, instituições museológicas privadas sem fins lucrativos.
 
 
Para visualizar os anexos de cada edital, acesse o texto original, publicado no site do Ibram
 
>> Confira mais editais da área cultural na página Política de Editais.
 

Fonte: Site do Ibram

O Grupo de Estudos Política de Acervos do Museu Victor Meirelles/Ibram, em Florianópolis, realiza o seu 21º encontro na próxima sexta-feira, dia 18 de setembro, às 16 horas, na Sala Multiuso do Museu. A palestrante convidada é a professora Renata Cardozo Padilha, que abordará o tema Interoperabilidade entre acervos de museus é possível? Pensando os Museus de Imagem e de Som.

A interoperabilidade é a capacidade de sistemas de informação independentes, automatizados ou não, de se comunicarem de forma clara e eficiente entre si a partir de estruturas comuns que possibilitam o compartilhamento de informação. Para tanto, ao questionar a possibilidade de diálogo entre instituições afins, torna-se fundamental repensar o processo de gestão e documentação dos acervos de museus, bem como o olhar dado aos objetos museológicos. Nesse contexto, a proposta é pensar a possibilidade de interoperabilidade entre os acervos dos Museus de Imagem e de Som levando em consideração questões terminológicas, de acesso, de organização e recuperação da informação.

A palestrante Renata Cardozo Padilha é mestre em Ciência da Informação e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas, foi professora substituta do Curso de Graduação em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos temas museus, documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, ação educativa, expografia, acervo fotográfico e memória. Em 2009 e 2010 realizou Mobilidade Acadêmica na cidade de Évora, em Portugal, através do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. Atualmente é membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas (NEIMCOC).

O Grupo

O Grupo de Estudos Política de Acervos foi criado em novembro de 2011 e tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus.

A iniciativa surgiu do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua própria Política, uma vez que uma recente coleção de arte contemporânea, a qual tem sugerido novos possíveis sentidos para o museu, soma-se à coleção de estudos e esboços do artista Victor Meirelles.

Além de aumentar a rede de estudantes e profissionais da Museologia participantes, o Grupo busca ainda a realização de publicações e de eventos com vistas a alcançar pessoas que atuam nos museus também de pequeno porte e/ou fora dos centros onde circulam as principais informações.

Com um foco natural nos agentes que lidam com a gestão de bens culturais, o Grupo de Estudos Política de Acervos também estende o seu convite aos estudantes e interessados no tema, convidando todos a participar das reuniões e a contribuir com os debates.

Texto: Ascom Museu Victor Meirelles
Publicado no site do Ibram

Para fomentar a participação da comunidade na escolha dos representantes de Santa Catarina para o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), será realizado no sábado (19), em Florianópolis, encontro sobre o processo eleitoral do órgão. O evento no Centro Integrado de Cultura (CIC) começa às 9h e é aberto a toda população. Os participantes poderão apresentar sugestões para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever como eleitores ou candidatos aos Colegiados Setoriais e ao Plenário do Conselho.
 
As inscrições podem ser feitas até dia 26 de setembro por meio do site www.cultura.gov.br/votacultura/. A votação já está acontecendo e segue até 7 de outubro.
 
Os interessados podem se inscrever para votar ou para se candidatar em um dos 17 setoriais: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e Teatro.
 
Vale salientar que quanto maior a participação dos catarinenses, mais vagas o estado pode ter no Conselho.
 
 
Sobre o Conselho
 
O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura. Esse órgão tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.
 
Serviço:
 
Dia 19/9 (sábado), a partir das 9h - encontro presencial - etapa Santa Catarina
Debate, apresentação dos candidatos, inscrições e votação. 
 
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC),
Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis - SC
 
Aberto a toda comunidade
 
Mais informações: Escritório de Santa Catarina - Representação Regional Sul do Ministério da Cultura
Rua Conselheiro Mafra, 141, Centro - Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3223-2592
 

Fonte: Com informações do MinC

O trabalho de restauração da obra Vista do Desterro, do pintor Joseph Bruggemann, feito pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), é tema de artigo no sexto volume do International Journal of Conservation Science, publicação voltada à divulgação de pesquisas aplicadas à conservação e temas afins. O Atecor é vinculado à Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 
 
O artigo aborda a parte histórica, as técnicas usadas na conservação e restauro, e relata como as análises químicas foram cruciais nas decisões tomadas pelos restauradores no processo de intervenção da obra datada de 1866. A partir das análises, foram evidenciadas repinturas e o reconhecimento total de áreas originais, bem como identificados os materiais utilizados por Bruggemann no trabalho. Esses resultados, além de auxiliarem os trabalhos dos restauradores, revelaram um pouco da palheta do importante artista catarinense.
 
O texto tem autoria conjunta da conservadora Márcia Regina Escorteganha, do historiador Fábio Andreas Richter e do químico Thiago Guimarães Costa, todos técnicos da FCC, além da conservadora Jacqueline Bayon e da arquiteta Alina Gonçalves Santiago. A obra Vista do Desterro é um panorama da vila, então chamada Nossa Senhora do Desterro, e faz parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina, instituição administrada pela FCC no centro da capital catarinense.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC