Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lamentam o falecimento do artista José Cipriano. Suas obras são muito importantes para a cultura e as artes em Santa Catarina. O artista era conhecido por suas pinturas de igrejas, casarios e edificações açorianas, resgatando a memória dos colonizadores.
Foto: Prefeitura de São José
Até o dia 19 de maio, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) apresenta a exposição Salão de Festas, aberta à visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Além de ser uma exposição coletiva de dez artistas, Salão de Festas será uma ocupação que faz uma autocrítica e uma leitura histórica sobre o próprio Museu, com o objetivo de promover uma revisão dos paradigmas e do papel do MASC na contemporaneidade.
Com obras que abarcam diversas linguagens, participam da exposição os artistas Ivan Grilo (SP), Nuno Ramos (SP), Nara Milioli (SC) e Traplev (SC), Luciana Knabben (SC), Luis Camnitzer (Uruguai), Laura Lima (MG), Aline Dias (SC) e Diego de Los Campos (Uruguai). Entre os trabalhos que estes artistas trazem ao MASC estão o audiovisual Alvorada, apresentado por Nuno Ramos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, no ano de 2004; a intervenção O Museu é uma Escola (2009-em processo), do uruguaio Luis Camnitzer. Para o Salão de Festas, Juliana Crispe prepara, ainda, uma edição especial do Projeto Armazém, que consiste na montagem de Múltiplos (obras editadas, como publicações e livros de artista, cadernos de desenho, diários, entre outros) de diferentes artistas que dialogam com a temática da exposição.
Serviço:
O quê: Exposição Salão de Festas
Visitação: até 19 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Claraboia e Galeria 2 do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: (48) 3664-2630 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
O Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura está com inscrições abertas para a edição deste ano. Basta acessar a plataforma www.fcc.sc.gov.br/editalelisabeteanderle e seguir as orientações. A novidade deste ano é que todo o processo será digital, mais ágil, seguro e econômico. No site é possível ter acesso a todas as orientações com tutoriais, baixar a íntegra do edital e conhecer as premiações e os valores. As inscrições serão recebidas até o dia 26 de junho, culminando com o prazo de 60 dias para esta etapa. Estão habilitados a participar do Edital proponentes nascidos em Santa Catarina ou que residem no Estado há mais de dois anos.
Com investimento total de R$ 5,6 milhões, o edital selecionará até 176 projetos em 11 premiações. Os recursos são do Governo do Estado de Santa Catarina, com promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC). O lançamento oficial da nova edição do Edital ocorreu na quinta-feira (27), em cerimônia na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a participação do Secretário de Turismo Cultura e Esportes, Leonel Pavan, do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, representantes do Conselho Estadual de Cultura, dirigentes culturais, produtores e artistas. Tão logo a plataforma foi ao ar, o sistema já começou a receber as primeiras inscrições de projetos.
:: Confira a íntegra do edital
Proponentes de todo o Estado poderão submeter seus projetos para as 11 premiações: Culturas Populares; Arte e Cultura Negra e Indígena; Artes Visuais; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Museus; Teatro e Circo, Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residências.
"Hoje é um dia de comemoração para a cultura catarinense. Cada dia estamos dando um passo a mais e agora superamos mais um com a abertura desse edital", disse o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, que assinou oficialmente o documento.
Para o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a entrada do Elisabete Anderle no universo digital é um avanço no histórico do edital. O novo modelo de inscrição, ressalta, vem atender a uma demanda histórica já manifestada reiteradamente pela classe artística e pelo Conselho Estadual de Cultura. "(o Edital) é o resultado de um conjunto de esforços, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da FCC, do Conselho Estadual de Cultura e da aspiração da classe cultural. Mas é fundamental darmos sequência a esse instrumento, para que não sofrermos com as interrupções", explica Rodolfo Pinto da Luz.
A expectativa é que, com o novo sistema, o número de projetos inscritos supere a marcar de 2 mil - ultrapassando o recorde da última edição, realizada em 2015, que foi de 1.569 inscrições.
Com o novo site, o processo de envio dos projetos será totalmente digital, eliminando a necessidade de impressão em papel e custos para o envio pelos Correios. Além da inscrição, ao acessarem a plataforma os proponentes contarão com tutoriais (em vídeo e em texto) e todas as informações necessárias para inscrever os projetos. Cada usuário cadastrará um e-mail e senha, garantindo sua segurança e privacidade.
Para sanar dúvidas, os proponentes poderão consultar a Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Edital por meio da seção Fale Conosco e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
TUTORIAL - Aprenda a fazer sua inscrição digital:
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Estudantes de escolas de Cinema, Comunicação e Institutos de Formação Audiovisual do Mercosul podem se inscrever até o dia 15 de maio na maratona que será realizada durante o 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC): o 1º Rally Universitário Floripa. Durante a maratona, os participantes têm a missão de produzir um curta-metragem com duração de três a cinco minutos em até 100 horas contínuas de produção.
O MIS/SC, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, será a base de produção e edição dos filmes durante o Rally, que ocorrerá paralelamente à programação do FAM de 20 a 25 de junho de 2017. A maratona tem o objetivo de incentivar, promover a atividade de produção cinematográfica e o intercâmbio de conhecimento. Os estudantes também receberão palestras de roteiro, edição e som, além de reuniões gerais com conselheiros especializados em cada etapa da produção. As obras fílmicas finalizadas serão exibidas conforme o regulamento.
As inscrições devem ser realizadas individualmente por cada candidato e a organização sugere que as coordenadorias dos cursos apoiem e incentivem os alunos a se inscreverem, considerando a participação no Rally como atividade de extensão e abonando as faltas nos dias de realização dos trabalhos.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por e-mail. Cada candidato a participar do Rally deve baixar a carta da universidade e o formulário de inscrição disponíveis aqui e no site do FAM (www.famdetodos.com.br), preenchê-los e encaminhá-los ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
:: Acesse o regulamento, ficha de inscrição e carta modelo para coordenação de cursos