Território conhecido pelos tropeiros vindos da região dos Campos de Lages desde o século XVIII, Rancho Queimado integrou o conjunto de linhas coloniais da Colônia Santa Isabel, formado por famílias de origem germânica e que chegavam até o Distrito de Taquaras, ponto de encontro dos caminhos - antigo e novo - que levavam a Lages.
Localizado na Microrregião da Grande Florianópolis, a 70 km da Capital e a 8 km da sede municipal, o distrito de Taquaras tem o clima favorável ao aproveitamento do turismo.
Nele encontra-se uma bela edificação usada por alguns anos como residência de campo do Governador Hercílio Luz.
Edificação do início do século XX, apresenta arquitetura em tijolo aparente, telha plana e cobertura em duas águas, característica cultural do imigrante alemão, predominante na região. Em 1911, o então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, adquiriu a edificação para utilizá-la como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região. A edificação, que inicialmente apresentava apenas pavimento térreo, sofreu reformas com a instalação de um anexo em dois pavimentos com sótão. Mantiveram-se as características originais, com destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, lambrequins no acabamento do beiral e a cobertura com telha francesa em cimento.
O atual conjunto composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.800. Na região, não deixe de apreciar a belíssima paisagem e se deliciar com a grande produção de geléias, doces e licores.
Fotografia: Márcio Henrique Martins MIS-SC
Fonte: Marilene Rodrigues
Criado em 04/10/1077(Lei nº 5.476), o Museu Histórico de Santa Catarina foi inaugurado em 1979 na casa da antiga Alfândega, hoje sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Com a trasnferência da sede do governo em 1984, o MHSC tem como sede definitiva, desde 1986, o Palácio Cruz e Sousa, nome adquirido em 1979 em homenagem ao poeta simbolista nascido em Desterro.
Em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes, foi também construído junto à praça da Vila de Desterro um prédio de três secões e dois pavimentos para ser a nova "Casa de Governo". Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894-1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente.
Márcio Henrique Martins - MIS-SC
Fonte: Marilene Rodrigues
Tem como finalidade valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. São embarcações originais de todo o país, várias delas configurando alguns dos mais expressivos barcos tradicionais em todo o mundo. Jangadas, saveiros, canoas, cúteres, botes, traineiras e baleeiras são alguns deles. Organizado por temas, o Museu Nacional do Mar contextualiza história e uso das peças em exposição. Um exemplo disso é a Sala da Amazônia, ambientada com um espelho d´água e decorada com vitórias-régias, peixes-boi e botos, ilustrando o cenário para as canoas indígenas daquela região. São mais de 60 barcos em tamanho natural e cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval, tudo identificado com textos e imagens explicativas. Também faz parte dessa nova versão do Museu Nacional do Mar a trilha sonora com músicas folclóricas das diversas regiões brasileiras e a música tema do museu, produzida especialmente para esta finalidade. São cerca de 15 salas temáticas, que ocupam os dois extensos conjuntos de galpões da antiga empresa Hoepcke. Em algumas salas foram montados dioramas - espécie de representação cênica onde podem ser observados o uso daquelas embarcações e o modo como os homens desempenhavam uma determinada atividade, como a pesca da baleia, por exemplo.
Márcio Henrique Martins - MIS-SC
Fonte: Marilene Rodrigues
Masc Virtual - Portal Interativo do Museu de Arte de Santa Catarina
Contemplado com o Edital Elisabete Anderle - da Fundação Catarinense de Cultura - o projeto Masc Virtual é uma proposta de desenvolvimento do portal oficial do Museu de Arte de Santa Catarina com áreas interativas e animadas que simulam uma visita real ao museu. "Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mostra que o Brasil possui cerca de 3.000 museus, só que a maioria deles está nas capitais e grandes centros urbanos. A internet possibilita que todos os cidadãos tenham acesso aos bens culturais mantidos por estas instituições", explica Rafael Gonzaga Lopes, autor do Projeto.
Além da visitação online e acesso às mais de 800 obras digitalizadas pelo projeto, o visitante do Portal poderá se divertir com diversos games para todas as idades. "Através do site continuamos a contribuir para a difusão da cultura e das artes visuais, em formato e acessibilidade adequados aos novos tempos da era digital", diz Lygia Helena Roussenq Neves, Administradora do Museu de Arte de Santa Catarina.
Fotografia: Márcio Henrique Martins MIS-SC
Fonte: Marilene Rodrigues
O Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, foi inaugurado pelo Governo do Estado em 21 de novembro de 2008, depois de três anos de obras. Com área total de 2,6 mil m², o novo equipamento cultural representou um investimento total de R$ 5,9 milhões e contou com recursos provenientes do Fundosocial e dos fundos de Cultura, Esporte e Turismo.
O teatro tem capacidade para 706 lugares (sendo dez para cadeirantes) e apresenta um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. Com três camarins individuais e dois coletivos, conta ainda com um elevador elétrico que desloca a orquestra do fosso até o palco, dinamizando os espetáculos. "Esse novo teatro vai facilitar ainda mais o acesso à cultura, permitindo aos catarinenses freqüentar uma casa pronta para a recepção de diversificados espetáculos", afirma Anita Pires.
Com área de 450 m2, o palco apresenta uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do projeto, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a platéia. O investimento total inclui a obra propriamente dita e mais recursos de cenotecnia e mecânica cênica; revestimentos acústicos; carpetes, poltronas e cortinas; comunicação visual; climatização e urbanização do entorno.
Fonte: Marilene Rodrigues