Tão desafiante quanto o universo museal é o pensar e o agir em rede. No contexto social contemporâneo - espaço e tempo de profundas transformações - organizações como as redes sociais são consideradas alternativas para a proposição de novas formas de relacionamento.
Em rede, ideias são multiplicadas e vínculos estabelecidos. As pessoas e instituições ampliam seus contatos, trocam experiências e podem atingir objetivos diversos, possibilitando a implantação de ações variadas. Dessa forma, seus participantes são convidados a aprender algo novo, pois redes sociais convidam à transformação, mudanças.
Com o intuito de fortalecer os movimentos em rede, no âmbito dos museus, o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM apresenta a 4ª Edição da Primavera dos Museus, que acontecerá no período de 20 a 26 de setembro, e que traz como tema Museus e Redes Sociais. Este evento mobilizador, com amplo destaque na área museológica, tem reunido, desde a sua primeira edição em 2.007, mais de 2.200 eventos espalhados pelas diversas regiões, cidades e municípios brasileiros.
Em 2010, dando continuidade às ações elaboradas pelo IBRAM, que têm como objetivo aproximar e possibilitar o diálogo e os debates entre os museus e comunidades, convidamos os museus brasileiros a inscreverem seus trabalhos na 4ª Primavera dos Museus propondo novas conectividades, diálogos, trocas e interações com a sociedade, interligando espaços, tempos e sujeitos. As inscrições ocorrem até 12/09.
Acesse o site www.museus.gov.br e faça o cadastro.
Informações:
Departamento de Difusão Fomento e Economia dos Museus (DDFEM) do Ibram/MinC
Tel: 61 2024 4121 - 2024 4122
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sobre as Pré-Conferências Setoriais:
O Instituto Votorantim está com inscrições abertas para o 4º edital de seleção pública de projetos de democratização cultural, que selecionará produções de todas as áreas artísticas - visuais, cênicas, cinema e vídeo, literatura, música e patrimônio - que estejam comprometidas em estimular e ampliar o acesso de jovens entre 15 e 29 anos à cultura. O investimento, neste edital, que tem abrangência nacional, é de R$ 3 milhões, limitado a R$ 500 mil por projeto. A principal novidade em 2010 é a criação da categoria "acessibilidade". Do investimento total, será destinado até R$ 1 milhão para projetos que privilegiem o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à produções artísticas.
O edital de seleção pública é uma das principais ações desenvolvidas pelo Instituto Votorantim, tendo apoiado, até hoje, mais de 100 produções artísticas em todo o País, beneficiando, mais de 1,7 milhão de brasileiros. "Concentramos nossos esforços em apoiar iniciativas que proporcionem o acesso, principalmente do público jovem, a manifestações e produções artísticas qualificadas", diz Rafael Gioielli, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Votorantim. Ele destaca que, para incentivar a elaboração de projetos focados no acesso à cultura, foi desenvolvido o Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural, que está disponível no site www.institutovotorantim.org.br
Inscrição e seleção de projetos
Podem participar da seleção pública artistas, grupos, produtores e instituições de todas as regiões do País, que tenham projetos culturais que estimulem o interesse e ampliem o acesso dos jovens às diversas manifestações artísticas. Os projetos devem ser de até R$ 500 mil, com
atividades previstas para serem realizadas entre janeiro e dezembro de 2011. A inscrição de projetos deve ser feita pelo Blog Acesso - www.blogacesso.com.br/selecaodeprojetos
A inscrição é gratuita e estará aberta entre os dias 3 de agosto a 17 de setembro. Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão técnica, formada por especialistas na área cultural, que avaliarão o impacto cultural e o benefício ao público jovem. A decisão final fica a cargo do Conselho do Instituto Votorantim, que examinará os projetos pré-selecionados pelos especialistas.
O resultado do processo de seleção será anunciado até 11 de novembro deste ano, pelo blog Acesso (www.blogacesso.com.br) e pelo site do Instituto Votorantim (www.institutovotorantim.org.br).
Serviço
4º Edital Votorantim de seleção pública de projetos de democratização cultural
Período de inscrição: 3 de agosto a 17 de setembro de 2010
Inscrições pelo site: www.blogacesso.com.br/selecaodeprojetos>
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), leva a seis cidades de Santa Catarina, nos meses de novembro e dezembro, a Oficina de Sustentabilidade dos Museus, pertencente ao terceiro módulo do Programa de Capacitação Museológica. Interessados já podem se inscrever, preenchendo o formulário disponível no fim desta matéria e enviando para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 48 horas antes da realização da oficina.
A oficina apresentará os principais problemas e soluções encontrados na prática da gestão cultural, bem como a importância do planejamento e metodologia para a sustentabilidade dos museus. Serão alternadas aulas expositivas e práticas. O curso tem carga horária de 16 horas/aula (sempre das 8h30min às 17h30min) e será ministrado pelas professoras Denise Argenta (Ceom/Unochapecó) e Fernanda Ben (Museu Histórico de Pinhalzinho).
Serão abordados os temas da economia da cultura e desenvolvimento sustentável, gestão criativa, política cultural: Do Sistema Nacional de Cultura à consolidação de Sistemas Municipais e regionais de Museus, planejamento e gestão museal, captação de recursos: o papel do poder público no fomento à cultura (os mecanismos atuais, editais de incentivo, leis e fundos), patrocínio e modelagem de projetos.
Sobre as palestrantes
Denise Argenta: mestre em patrimônio cultural pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM-RS (2011); especialista em gestão e elaboração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas/Ministério da Cultura. Atualmente, atua como pesquisadora e técnica do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), onde coordena o núcleo de difusão cultural e museológica. Desenvolve trabalhos na área de curadoria de exposições históricas, comunicação museal, ação educativa e educação patrimonial, patrimônio cultural material e imaterial, políticas culturais, políticas públicas para museus, modelagem e elaboração de projetos culturais.
Fernanda Ben: mestre em História Cultural (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em História pelas Faculdades Integradas de Palmas/PR (2002). Atualmente é coordenadora do Museu Histórico de Pinhalzinho. Tem experiência na área de história e cultura, gestão e comunicação museal e pesquisa histórica. Atua, principalmente, nos segmentos de patrimônio imaterial, cultura popular, história regional e elaboração e gestão de projetos culturais.
Segue abaixo o novo cronograma das oficinas:
Mafra: 6 e 7 de novembro de 2012
Local: Auditório do Campus UnC - Avenida Presidente Nereu Ramos, 1071 - Jardim do Moinho
Rio do Sul: 8 e 9 de novembro de 2012
Local: Sala de videoconferência do Parque Universitário Norberto Frahm - Unidavi - Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 - Jardim América
Xanxerê: 29 e 30 de novembro de 2012
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR/Xanxerê - Rua Dr. José de Miranda Ramos, 321 - Centro.
Orleans: 4 e 5 de dezembro de 2012
Local: Campus Unibave - Bairro Murialdo
São José: 6 e 7 de dezembro de 2012
Local: Academia de Letras de São José
Formulário de Inscrição
Preencha os dados abaixo e envie para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nome:
Endereço completo:
Instituição:
Função:
Telefone:
E-mail:
Endereço:
Local desejado para participação (escolha uma das cidades listadas acima):
Recebe os informativos do SEM/SC?
Mais informações: (48) 3953-2374 | 3953-2375
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIBAVE - Centro Universitário Barriga Verde, está com as inscrições abertas para as Especializações Lato Sensu em Arqueologia Laboratorial e Gestão de Políticas Públicas.
Previsão de início:
· Arqueologia Laboratorial: 29 de outubro de 2010 - (inscrições até 10/10/10)
http://www.unibave.net/index.php?op=conteudo_art&a=5666
· Gestão de Políticas Públicas: 25 de fevereiro de 2011 - (inscrições até 15/01/11)
http://www.unibave.net/index.php?op=conteudo_art&a=5577
As inscrições devem ser realizadas pelo site do UNIBAVE: www.unibave.net, para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (48) 34660192 - 34660192 - 96193798.