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ATENÇÃO: Devido à grande procura, estão encerradas as inscrições para o curso de Fotografia em Acervos.

 

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) está com inscrições abertas para dois cursos virtuais e gratuitos na área de Fotografia que ocorrerão entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Fotografia em Acervos (inscrições encerradas) e Fotografia Documental serão ministrados pelo professor Sérgio Sakakibara.

Fotografia em Acervos - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 9, 16, 23, 30 de outubro; 6, 13, 10, 27 de novembro; e 4 e 11 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são os servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 4 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/vQnXV52kJQKW3dpy7. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 5 de outubro.

O curso, de cunho teórico/ prático pela Internet, abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Uso de metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à Internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular não é viável para este curso. Além disso, é requisito ter celular de qualidade mediana ou câmera fotográfica (pode ser simples), para realização de práticas fotográficas.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas previstas implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.

Fotografia Documental

As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 13, 20, 27 de outubro; 3, 10, 17, 24 de novembro; 1º, 8 e 15 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são profissionais e estudantes de Jornalismo, Antropologia, Ciências Sociais e Artes Visuais.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 6 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/nMUvHveTfS3CotY16. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 7 de outubro.

O curso, de cunho teórico pela Internet, abordará a história da fotografia documental em suas várias vertentes e usos, fotografia jornalística, documentação científica e cultural, principais teóricos da área, os fotógrafos mais conhecidos e sua prática. A situação atual, perspectivas práticas e formulação de projetos.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular é fortemente desaconselhado para este curso, pois pode implicar na perda aulas por problemas técnicos.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas solicitadas no prazo implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.

O Miscuta desta segunda-feira, 14 de setembro, tem a participação do cantor e compositor Serafim.

Fique bem, fique em casa e acompanhe o Miscuta!
Se precisar sair, use máscara e cuide-se!

Nesta semana a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realiza treinamentos com os municípios que aderiram ao MapaCulturalSC como plataforma de inscrições para a Lei Aldir Blanc.

Os encontros serão virtuais, entre terça e quinta (15 a 17 de setembro), às 10h. Os participantes receberão, por e-mail, o link de acesso do treinamento.

Confira o cronograma:

15.09.20 [terça-feira] - 10h:
a. cadastro de agentes individual e coletivo [órgão];
b. edição da oportunidade [template - inciso II];

16.09.20 [quarta-feira] - 10h:
a, cadastro de projeto;
b. cadastro de oportunidade inciso III;

17.09.20 [quinta-feira] - 10h:
a. jornada do trabalhador[a];
b. jornada do "espaço cultural".

:: Clique aqui e saiba mais sobre a Lei Aldir Blanc em SC

 

Atenção:

A Fundação Catarinense de Cultura prorrogou o prazo para que os municípios realizem a adesão à plataforma MapaCulturalSC.

Até as 13h desta quarta, 16 de setembro, os gestores municipais da cultura poderão enviar os dados para adesão a partir de um formulário disponibilizado aos municípios.

A FCC reforça que o prazo para envio do Termo de Cooperação Técnica assinado pelo município mantém-se até as 23h59 do dia 16/09/2020.

 

Adesão ao MapaCulturalSC

A equipe da FCC já enviou (por e-mail) os Termos de Cooperação a todos os municípios que encaminharam os dados completos para elaboração do documento. É necessário fazer o download, assinar e enviar de volta.

:: Clique aqui para conferir a lista de municípios que solicitaram a adesão ao MapaCulturalSC

 

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou hoje, 14, o resultado dos recursos interpostos após o resultado da etapa de admissibilidade do Prêmio Eisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020.

:: Clique aqui para ver o resultado dos recursos

Na edição deste ano do Prêmio Elisabete Anderle, a Fundação Catarinense de Cutura (FCC) vai distribuir R$ 5,6 milhões a 215 projetos culturais para proponentes de todas as regiões de Santa Catarina. Mais uma vez a premiação está dividida em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, Artes Populares e Artes.

Do total de inscritos, 536 eram de proponentes da Grande Florianópolis; 212 do Vale do Itajaí; 186 da região Norte do estado; 170 do Oeste; 93 do Sul; e 54 da região Serrana. Entre as áreas, a que mais recebeu projetos foi Artes (795), seguido por Artes Populares (233) e Patrimônio e Paisagem Cultural (223).  

 

Novas atividades virtuais elaboradas pela equipe da Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foram disponibilizadas para download, como vem ocorrendo a cada semana. São tarefas de teatro, artes visuais e música, divididas por faixa etária, para crianças de 5 a 12 anos.

Confira as atividades dessa semana:

Escolinha de Arte - Música - Atividade 17 (5 a 12 anos)

Escolinha de Arte - Teatro - Atividade 17 (5 a 12 anos)

Escolinha de Arte - Artes Visuais - Atividade 17 (5 a 12 anos)

A equipe da Escolinha de  Arte pede para que pais e/ou responsáveis fotografem e encaminhem o resultado das tarefas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que, posteriormente,sejam publicados na exposição virtual dos trabalhos. Já foram publicadas quatro exposições virtuais na rede social da FCC. 

A Escolinha de Arte atende 230 crianças, sendo 138 contempladas no processo do sorteio de vagas e 92 contempladas por meio de parceria com uma instituição educacional. As aulas presenciais, que são realizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC), estão suspensas como medida de combate ao coronavírus.