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A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) está retomando dois de seus serviços presenciais interrompidos temporariamente devido à pandemia. O empréstimo de livros a todos os usuários e o atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas ocorrerão somente mediante agendamento prévio, em dias específicos, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção da Covid-19, divulgados pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina.

Empréstimo de livros

O serviço de empréstimo de livros ocorrerá todas as quartas-feiras, das 8h às 19h. Conforme as regras, não será possível a entrada de mais de uma pessoa no hall da BPSC para retirar os livros e o uso de máscara é obrigatório.

(ATENÇÃO: devido a problemas de ordem técnica, solicitamos que os pedidos de agendamento de empréstimos enviados antes de 26/04/2021 sejam novamente submetidos via formulário disponível no link abaixo. Pedimos desculpas pelo transtorno.)

:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

Para fazer o agendamento é necessário seguir algumas etapas:

1) Acesse a plataforma de Acervo Online Sábio: http://sabio.biblioteca.sc.gov.br/sabio/
2) Escolha os títulos que você gostaria de pegar emprestado
3) Preencha o TÍTULO e o AUTOR no formulário de agendamento
4) Preencha o formulário conforme solicitado
5) Escolha uma QUARTA-FEIRA e o HORÁRIO para pegar os livros escolhidos na recepção da BPSC
6) Envie o formulário e aguarde 24 horas para ter a resposta sobre o agendamento.

É importante ressaltar que o limite de empréstimo é de cinco livros por pessoa. A equipe da BPSC reforça a importância de ser pontual ao chegar no horário escolhido para o bom funcionamento do sistema de agendamentos. Caso seja necessário cancelar o agendamento, a orientação é responder por meio do e-mail enviado pela equipe.

Por medida de segurança, os livros devolvidos pelos usuários serão imediatamente colocados em uma caixa por 15 dias corridos após o uso. Ou seja, pode variar a disponibilidade do acervo para o público. Para devolver as obras, basta deixá-las na caixa especialmente destinada a este fim, localizada na recepção da BPSC. Para ampliarmos o número de usuários atendidos, não será possível fazer novo agendamento em um período de 15 dias após a devolução.

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Agendamento para pesquisadores

O atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas (peritos, estudantes que estão finalizando teses de doutorado, mestrado, entre outras pesquisas mais extensas) ocorrerá todas as terças-feiras, das 8h às 12h e das 12h às 17h30. O serviço é voltado somente a pesquisas no acervo ainda não digitalizado da BPSC. Para casos de menor complexidade, a Biblioteca oferece o serviço de pesquisa on-line da Hemeroteca Digital Catarinense. Além disso, nossa equipe está disponível para mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para agendar o atendimento presencial, é necessário preencher o formulário abaixo com dados que permitirão à equipe da Biblioteca entrar em contato com os interessados. Após o envio, nossa equipe entrará em contato em até 48 horas. Informaremos somente por e-mail o status de disponibilidade de data, horário e acervo.
 
:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

Conforme as regras, é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes da BPSC e de luvas para manusear as obras, sendo que a Biblioteca não fornecerá estes equipamentos aos pesquisadores. Os horários de agendamento são reservados apenas para uma pessoa por turno, sendo duas pessoas por dia, para garantir a segurança dos usuários e da equipe técnica, evitando aglomerações.

O acervo manuseado pelos pesquisadores será imediatamente colocado em quarentena por 15 dias corridos após o uso. É possível que periódicos não estejam disponíveis devido a essa medida de segurança.

O Miscuta desta segunda-feira, 26 de abril, tem a participação da vocalista da banda Mandale Mecha, a Michu.

Fique bem, fique em casa e acompanhe o Miscuta!
Se precisar sair, use máscara e cuide-se!

A Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, executado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) prorrogou oficialmente por mais seis meses o prazo de execução de todos os projetos devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. Ou seja, projetos que tinham seis meses para serem executados agora terão 12 meses. O mesmo vale para projetos que tinham 12 meses, que passam a ter 18 meses para execução. A COA destaca que  o prazo começa a contar a partir do dia em que o dinheiro foi depositado na conta.

Segunda-feira é dia de publicação de nova atividade virtual. A Equipe da Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) acaba de disponibilizar mais uma atividade virtual para crianças com idades entre 05 e 12 anos. Com a proposta, que segue a temática Arte e Natureza, os alunos podem executar tarefas de artes visuais utilizando folhas secas e aprender diversas curiosidades. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link abaixo:

::   Escolinha de Arte #EMCASA - Tema 1.4

Em 2021, as atividades serão apresentadas dentro de um tema definido, desenvolvido numa sequência de quatro aulas e integrando as linguagens artísticas. Esta é a quarta aula da primeira temática: Arte e Natureza.

Ainda conforme a equipe da Escolinha, assim que o contexto pandêmico apresentar mais tranquilidade e segurança, será definida a data de retomada das atividades presenciais.

Dentro das propostas previstas no Projeto Plano Museológico do Museu da Infância, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), está a realização de 20 mediações em 20 escolas públicas de forma presencial ou a distância, por meio de plataformas digitais. Nesta semana, o grupo completou a 14ª atividade em ambiente escolar em escolas públicas da região levando a cultura da Universidade para a sala de aula. A ação é realizada com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Patrimônio Cultural, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2019.

Outra ação proposta no Projeto para dialogar com o público é a produção de material educativo a ser disponibilizado para as escolas que participaram das mediações. Já a terceira ação, elencada em função da pandemia de Covid-19, é a elaboração de uma exposição itinerante com banners sobre a história do museu e do seu acervo, para circular nas escolas.

Conforme a coordenadora do Museu da Infância Unesc, Amalhene Baesso Reddig, objetivo geral do espaço é contribuir para ampliação de repertório artístico-cultural de crianças e adultos, na reformulação dos processos de formação de professores, nos projetos de ação pedagógica das escolas e demais instâncias culturais, dando subsídios para pesquisadores da infância e para políticas públicas de educação e de acesso à cultura. “Nosso Museu possibilita o acesso ao acervo e material científico relacionado da cultura da, sobre e para a infância, envolvendo a escola, a academia e a sociedade numa ação conjunta”, destaca.

(*Com informações da assessoria de imprensa do projeto)