Objetivo:
Reeditar a décima versão do Salão nacional Victor Meirelles, um dos maiores eventos das artes plásticas no Brasil, coordenar as ações de divulgação, inscrição, seleção e premiação do Salão nacional Victor Meirelles, expor as obras selecionadas em mostra especial no Museu de Arte de Santa Catarina, confeccionar o catálogo do referido Salão e demais publicações pertinentes ao evento, interiorizar o Salão Nacional Victor Meirelles com uma obra de cada artista premiado, em mostra itinerante pelas regiões do Estado.
Justificativa:
A importância do Salão Nacional Victor Meirelles foi reconhecida pelo Governo do Estado de Santa Catarina quando deu destaque como prioridade cultural no "Plano 15".
O Salão foi criado em 1993, com abrangência estadual e assim se manteve até 1997, quando passou a ter âmbito nacional. Certame bienal de artes visuais organizado pela FCC, através do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, tem sido consagrado pela critica nacional como um dos mais rigorosos do País na atualidade. Desde sua primeira edição contou com a presença de críticos importantes em sua comissão julgadora. Tem repercussão no sistema das artes visuais, no Brasil e no Exterior. Em sua 10ª edição, a ser realizada em 2008, apresenta inovações que fazem parte da política cultural da FCC. Para tanto propõe que os prêmios aquisitivos formem uma mostra representativa do Salão, para itinerar pelas regiões do Estado, ao lado de obras premiadas em salões anteriores.
A promoção do 10º Salão, em virtude da magnitude que adquiriu na decorrência das edições anteriores, e pelo reconhecimento nacional que granjeou entre os segmentos artísticos e culturais do País, equivale a reiterar a preocupação do Estado de Santa Catarina com as manifestações expressivas da arte que se propõe na contemporaneidade. Também reitera o intuito de revelar aos demais estados da federação nossa capacidade de gestionar eventos de notoriedade assegurada e de estrutura e montagem competentes.