A semana começou com a abertura de um dos principais eventos de dança do país, em Joinville. A maior cidade de Santa Catarina está sediando o 40º Festival de Dança. A edição comemorativa, que celebrará as quatro décadas do evento, contará com 13 dias, um a mais do que no ano anterior.

Joinville se transforma na capital nacional da dança nos dias de festival. São grupos e companhias de todo canto do Brasil que se apresentam nos palcos e estruturas espalhadas pela cidade. O evento terá 703 grupos na edição histórica que celebrará os 40 anos do Festival.

A abertura do evento contou com a participação do governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva e do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira. O Festival de Dança de Joinville conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no valor de R$ 1,5 milhão.

“Eu vim aqui para aplaudir. Estou muito feliz em ver Santa Catarina sediando um evento dessa grandeza. Isso é a cara do nosso estado e Joinville representa com a dança essa grandiosidade toda. Eu fiz questão de vir aplaudir os artistas neste festival que também recebe apoio da nossa Fundação Catarinense de Cultura”, destacou o governador Jorginho Mello durante a abertura do Festival de Dança de Joinville.

Os Estados com mais coreografias confirmadas são São Paulo (1.735), Santa Catarina (650), Paraná (373), Rio de Janeiro (349), Minas Gerais (230) e Rio Grande do Sul (150). Haverá, também, dançarinos para além das fronteiras nos palcos catarinenses, vindos de dois países, França e Paraguai.

“A FCC vem com esse apoio de R$ 1,5 milhão com total anuência do governador Jorginho. É um evento que chama bailarinos do Brasil todo e leva Santa Catarina para o mundo todo com esse grande festival”, disse o presidente da FCC, Rafael Nogueira.

Entre os dias 18 e 22 e 24 e 27 de julho, 206 trabalhos passarão pelo palco do Centreventos Cau Hansen, na Mostra Competitiva. No Teatro Juarez Machado, de 20 a 22 de julho, os dançarinos com mais de 40 anos exibirão 39 montagens no Festival 40+. De 25 a 28 de julho, será a vez dos jovens prodígios apresentarem 58 coreografias e concorrerem a um dos prêmios no Festival Meia Ponta, no Juarez Machado.

“O Festival de Dança de Joinville foi o evento que mais promoveu o estado de Santa Catarina até hoje. Óbvio que já temos outros grandes eventos, mas o festival de dança foi o primeiro evento de grande porte a promover o estado no Brasil e no mundo”, reforçou o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva.

Texto: Secom