Foi publicado na revista eletrônica "Ventilando Acervos", do mês de junho, o trabalho "Análise Instrumental em Documentos Históricos Custodiados por Museu Municipal de Nova Veneza -SC", produzido em parceria entre o laboratório de química do Ateliê de Conservação e Restauração e Bens Culturais Móveis (Atecor) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a prefeitura de Nova Veneza e o Laboratório de Conservação (Labcon) da Universidade Federal de Santa Catarina (FCC). A publicação deste mês tem como tema "Análises físico-químicas de bens culturais" e pode ser lida neste link

Escrito pelos pesquisadores Thiago Guimarães Costa, da FCC; Cezar Karpinski, Anelise Maria Regiani, Rita de Cássia Castro da Cunha e Leonardo Hermes Lemos, da UFSC, o artigo apresenta resultados de investigação que teve como objeto uma coleção de documentos do Século XX, custodiados pelo Museu do Imigrante Cônego Miguel Giaca, situado em Nova Veneza (SC). O objetivo das análises é identificar patologias, aditivos usados no papel e elucidar macanismos de degradação nos acervos.

Os resultados mostram que os documentos analisados foram manufaturados de duas maneiras diferentes. Nas bordas escuras foi identificada a formação de óxidos de ferro que podem estar presentes como impurezas nas tintas utilizadas e são responsáveis pela degradação irreversível da celulose (matriz do papel) e aumento da acidez verificado em todos os papeis com bordas escuras. O trabalho é uma parceria entre a FCC e o Labcon da UFSC firmada no ano passado e servirá para guiar os restauradores destes documentos, que usarão metodologias adequadas para cada caso.