FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos, e o presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC), Marcelo Pereira Seixas, entregaram na tarde desta quinta-feira (8) mais duas Medalhas de Mérito Cultural Cruz e Sousa a Denise Magda Corrêa Thomasi e Maria Teresa Piccoli condecoradas, respectivamente, nas categorias Patrimônio Cultural e Gestão Cultural. Participou ainda do momento, ocorrido no gabinete da presidência da FCC, o diretor de Arte e Cultura da instituição, Luiz Ekke Moukarzel.

A honraria já havia sido entregue simbolicamente em cerimônia virtual, no dia do aniversário do poeta Cruz e Sousa, 24 de novembro de 2020. A Medalha Cruz e Sousa é a maior honraria da área cultural no estado. Foi criada em 1994, por meio do decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.

Sobre as agraciadas:

Denise Magda Corrêa Tomasi nasceu em 4 de setembro de 1951, em Florianópolis, onde vive até hoje. Com mais de 30 anos de trajetória como servidora da Fundação Catarinense de Cultura, onde atuou em defesa do Patrimônio Cultural de Santa Catarina em prol dos acervos fotográficos, é uma referência na área de conservação-restauração de fotografia. Como técnica, ajudou a estruturar o Núcleo de Documentação Audiovisual, em 1989, que 11 anos depois deu origem ao Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, do qual Denise foi diretora em algumas gestões. Além disso, é professora e já ministrou centenas de oficinas de conservação de fotografia em todas as regiões do Estado. É responsável pela organização e por ações de preservação, conservação e restauração de acervos de várias instituições catarinenses. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina e presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores.

Maria Teresa Piccoli tem uma carreira de quase duas décadas como produtora e gestora de programas Culturais em Santa Catarina. Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, viveu praticamente toda sua vida em Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Florianópolis. Atuou como contadora de histórias, atriz e diretora de teatro amador. Fez parte da equipe que fundou o Literatório da Unochapecó, além de ter sido curadora em editais públicos de cultura e projetos nacionais. Foi gerente estadual de cultura do Sesc Santa Catarina por oito anos, onde segue trabalhando como analista, gerindo e produzindo projetos nas linguagens artísticas, além de prestar assessoria para empresas nacionais e internacionais. Colaborou com as discussões em política cultural em dois mandatos como membro do Conselho Estadual de Cultura e participando de fóruns do setor. Maria Teresa é Bacharel em Letras, pós-graduada em Gestão Cultural e está concluindo o MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.