FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lamenta profundamente a perda do renomado artista Rodrigo de Haro, aos 82 anos, ocorrida nesta quinta-feira, 1º.

Rodrigo era filho do também artista Martinho de Haro. Nasceu em Paris, em 6 de maio de 1939, quando seu pai foi estudar na França, mas viveu a maior parte de sua vida em Florianópolis (SC). Foi desenhista, pintor, poeta, contista, muralista. Integrou os movimentos artísticos do Grupo Sul e do GAPF. Foi professor de pintura nas Oficinas de Arte do MASC. A partir de meados dos anos 1950 passou a construir uma carreira influente na artes plásticas e na literatura de Santa Catarina. Levou sua arte a diversas cidades do Brasil e do exterior. Em 2001 foi eleito membro da Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira de número 25.

Em 2019 o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) realizou uma exposição dedicada ao artista em comemoração aos seus 80 anos. Com curadoria de Ylmar Corrêa Neto, a mostra contou com cerca de 100 obras que integram a coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, e celebrou a carreira de Rodrigo de Haro, uma trajetória dedicada às artes visuais, literatura, teatro, música e cinema, compondo uma personalidade única, forte e instigante.

:: Conheça mais sobre a carreira de Rodrigo de Haro e confira as obras dele que fazem parte do acervo do MASC