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A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realiza de segunda-feira (24) a sexta-feira (28), das 9h às 17h, nova "Semana do Troca-Troca" no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Mais de 400 livros foram disponibilizados pela FCC para essa edição do projeto, cujo objetivo é estimular a leitura e permitir que quem tem livros em casa e deseja trocá-los por outros possa fazer isso gratuitamente, sempre na última semana de cada mês. Criado há 15 anos, o projeto estava há alguns anos sem ser realizado. Foi retomado no mês passado, contabilizando mais de 500 trocas, tanto de livros de literatura quanto didáticos. A Biblioteca fica no Centro de Florianópolis, na rua Tenente Silveira, 343, fone: (48) 3028-8060.

Enquanto o Ministério da Cultura planeja seu "pacote anticrise", produtores culturais, especialmente da área de artes cênicas, pressionam a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para tentar reverter o efeito bomba da Lei Complementar 128. Sancionada pelo presidente Lula em 19 de dezembro - uma sexta-feira, último dia do calendário legislativo - como medida emergencial para conter os efeitos da crise em diversos setores, a lei excluiu as produtoras culturais do Supersimples, aumentando sua carga tributária. "O impacto na nossa área não foi previsto e, para nós, foi mesmo uma surpresa", disse ontem ao Estado o presidente da Funarte, Sérgio Mamberti.

O Supersimples é um programa que reduz os impostos de micro e pequenas empresas. Desde o ano passado e até a assinatura da Lei 128, era um direito também dos produtores culturais que, excluídos do sistema, agora terão de pagar entre 16% e 22% sobre o valor dos projetos - antes, esse percentual ficava ente 4,5% e 16%. A medida que atinge as produtoras audiovisuais, de artes cênicas, escolas de arte e os produtores culturais em geral causou indignação no setor.

Um abaixo-assinado, com 207 nomes, foi enviado à Funarte, e por meio dele os agentes culturais questionam a medida, chamam a atenção para a falta de diálogo e cobram uma solução urgente. Outro abaixo-assinado, organizado pelo Instituto Pensarte e endereçado ao governo federal e ao Congresso, já tem mais de 1.500 assinaturas (http://www.petitiononline.com/ip9s1234/petition.html).

A situação é considerada especialmente grave pelos agentes culturais quando se leva em conta, ainda, a provável redução de patrocínios culturais por meio das leis de incentivo à Cultura, que são atrelados aos lucros das empresas - quanto menor o lucro, menor volume de recursos disponíveis para investimento por meio da Lei Rouanet. "Essa decisão (de excluir as produtoras do Supersimples) foi tomada como uma medida emergencial, por isso não houve tempo de fazer uma consulta à classe. O governo analisou o quadro geral das empresas que seriam atingidas pela crise, com mais atenção às que têm folha de pagamento grande", observou Mamberti. "O critério foi esse. Nas ações emergenciais, é o tipo de coisa que pode acontecer mesmo."

O presidente da Funarte informou ainda que, "como ator e militante da causa da cultura", levou ao MinC todas as mensagens de repúdio à medida, recebidas no site da entidade (www.funarte.gov.br), o que será repassado ao Ministério do Planejamento. Na primeira reunião ministerial do ano, em 2 de fevereiro, o ministro Juca Ferreira levou a gravidade do caso ao presidente Lula, que o autorizou a buscar uma solução, em conjunto com a Fazenda, Planejamento e Casa Civil. No MinC, há expectativa de que a lei seja revista.

A Lei 128, chamada de Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, é um ajuste da Lei 123/6 e era aguardada ansiosamente pelos microempresários do País. é vantajosa para alguns setores, como por exemplo, os escritórios contábeis, que passaram a pagar menos impostos. Regulamenta, ainda, a figura do "microempreendedor individual" - costureiras e sapateiros, por exemplo - que ficam isentos de impostos. Seu efeito negativo para a Cultura, portanto, é de causar espanto aos produtores. Até agora, a Receita Federal não se pronunciou sobre por que mudou as produtoras culturais de tabela.

Na avaliação de Mamberti, nessa situação de emergência, o governo não levou em conta o fato de que a produção cultural do País é fundamentada na atuação de pequenas e médias produtoras. "Foi lamentável o que aconteceu. Mas isso não quer dizer que a área cultural foi neglicenciada. Nosso setor tem mais visibilidade, mas com certeza há outras empresas pequenas, de outros setores por aí, que também vão sofrer por isso."

Segundo dados do MinC, a área cultural abriga 5% das empresas do País (mais de 153 mil empresas), que empregam 1,17 milhão de pessoas. Mamberti diz que o MinC aguarda a volta de Juca Ferreira, que está em viagem ao exterior, para continuar a articulação. "A solução é vista com urgência, mas não é algo simples de se resolver e que não caminha conforme a nossa ansiedade", anotou. "Esperamos o ministro, que poderá, quem sabe, ter alguma resposta mais contundente na semana que vem."

Com o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, o 3º Fórum Nacional de Museus acontecerá de 7 a 11 de julho, em Florianópolis/SC, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O tema, de profundo impacto e importância para o campo museal na contemporaneidade, foi criado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) e adotado por todos os países da Ibero-América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

O 3º Fórum Nacional de Museus, que tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, será um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais. O evento permitirá delinear diretrizes não apenas para democratizar o acesso aos museus instituídos, mas também para democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.

Durante o Fórum serão oferecidos mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museológico. Também serão reunidos grupos de trabalhos temáticos para discussão das diretrizes da Política Nacional de Museus - PNM.

Paralela à programação principal, serão realizados o 3º Encontro Nacional de Estudantes de Museologia- ENEMU; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia; o 2º Encontro Ibero-Americano de Museus, que reunirá representantes da área museológica dos 22 países da Ibero-América; a Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República; e a Assembléia anual do ICOM Brasil.

O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.

O portal com todas as informações sobre o Fórum está disponível no domínio: www.3forumnacionaldemuseus.com.br

Para comemorar os dez anos do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove, em parceria com o Consulado do Canadá, a Mostra McLaren, com exibição de vídeos e palestras, tudo gratuito, em um evento que começa no dia 7 de abril e termina só no dia 18 de abril. O ponto de partida da mostra é o trabalho de Norman McLaren (1914-1987), um dos grandes pioneiros de animação do mundo. Uma das técnicas que o consagrou foi a de fazer a animação direto na película, riscando e desenhando, tudo isso ao som de jazz, que adorava. Na mostra, serão exibidos vários trabalhos de McLaren, e também haverá palestras com entendidos em animação (veja programação abaixo).

Pioneiro do cinema e fundador do departamento de animação do Ofício Nacional do Filme do Canadá (NFB/ONF), Norman McLaren (1914-1987) é um dos maiores nomes da história do cinema de animação; um artista cujo brilho, criatividade e consciência social continuam a influenciar os cineastas até hoje. Desde as primeiras experiências cinematográficas na Escócia em 1933 até seu último filme no NFB/ONFem 1983, o conjunto das obras de McLaren revela talento e criatividade extraordinários, bem como profundas raízes humanistas.

McLaren era artista complexo e criador prolífico, e abriu novos caminhos e possibilidades dentro de um leque amplo de mídias e estilos. Foi um mestre do "filme direto" - ao desenhar e riscar no celulóide, criando até mesmo sons sintéticos ao desenhar sobre pistas ópticas sonoras. Abriu caminho na técnica chamada pixilation, na qual atores e objetos são filmados quadro a quadro e transformados em marionetes. Foi pioneiro na "música visual", explorando novas maneiras para criar representações visuais da música que ele tanto amou, e outras vezes explorou o movimento puro. Cinema abstrato, surrealista, dança - nenhuma área ficou ausente da incansável imaginação de McLaren.

Norman McLaren, acima de tudo, era movido por um profundo compromisso com o pacifismo, os direitos humanos e a justiça social. Da mesma maneira como foi um inovador na forma, ele liderou a fusão da arte com a consciência social, e este legado inspirou gerações de cineastas engajados em questões sociais.

Restaurar os clássicos de McLaren foi um trabalho de amor de toda a equipe do NFB/ONF, reconhecido com um prêmio da Federação Internacional de Bibliotecas Audiovisuais e Comerciais, de Londres, para a Melhor Restauração ou Projeto de Preservação em Arquivos. Ao devolver estas estimadas obras para a grande tela, o NFB/ONF trabalha para que todo o mundo redescubra o gênio de um dos animadores mais influentes do Canadá e da história do cinema.

PROGRAMAçãO:

07 de abril ( Segunda-feira) - Horário: 19 horas

Palestra de abertura: AnimaKing

Projeção do vídeo: Clássicos de Maclaren, com seus colaboradores. (75 min)

Sinopse: As obras-primas de Norman McLaren - cuidadosamente restauradas por artesãos do Ofício Nacional do Filme do Canadá (NFB/ONF), e apresentadas em 35 mm - reluzem com um novo brilho. Os trabalhos foram restaurados usando materiais conservados no NFB/ONF, no Arquivo Nacional do Canadá e na Cinemateca de Quebec. Ao limpar as imagens e as trilhas sonoras dos filmes, os restauradores foram cuidadosos em respeitar o trabalho de McLaren, garantindo que os traços artesanais de suas obras permanecessem evidentes.

08 de abril ( Terça-feira) - Horário: 19 horas

Mesa Redonda: Quem faz animação em Santa Catarina?

Participantes: Prof. Henrique Oliveira (UFSC - Lápis), Arthur Medeiros e Paolo Conti (AnimaKing), Igor Pitta, Diego De Los Campos, Gabriela Dreher

Projeção do vídeo: Início. (77 min)

Sinopse: Em 1936, na Escócia, o jovem Norman McLaren participou de um festival de cinema amador. Seu trabalho foi notado por John Grierson, que era membro do júri. Grierson ofereceu a McLaren um trabalho na divisão de cinema dos Correios (GPO) de Londres, onde dirigia trabalhos criativos e inovadores. McLaren começou então a fazer experiências com técnicas de animação sem câmera, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos (Love on the Wing é sua primeira obra-prima). Enquanto isso, Grierson foi para o Canadá fundar o NFB/ONF, e recrutou McLaren para a instituição em 1941. O resto, como dizem, é história.

09 de abril ( Quarta-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo:A Arte do Movimento. (80 min)

Sinopse: Norman McLaren começou sua carreira rabiscando e desenhando diretamente na película. Os filmes, que dirigiu usando esta técnica, demonstram seu senso inigualável de movimento. Ao assistirem estes filmes, os espectadores são atraídos pelo puro dinamismo que os fotogramas transmitem. Devemos a McLaren uma famosa afirmação: "O que acontece entre um fotograma e outro é mais importante do que o que acontece em cada fotograma" (1975)

10 de abril ( Quinta-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: Guerra e Paz. (71 min)

Sinopse: As hostilidades da Segunda Guerra Mundial afligiram muito o jovem Norman McLaren e uma linha pacifista surgiu em seu trabalho. Embora tenha feito filmes destinados a apoiar as tropas e promover o esforço de guerra, McLaren também ficou interessado na natureza dos conflitos, como podemos ver em trabalhos como A Chairy Tale e o famoso Neighbours. Sob o humor existe uma profunda preocupação pelo estado do mundo.

11 de abril ( Sexta-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: Pintando com Luz. (69 min)

Sinopse: Os filmes que Norman McLaren fez com lápis de cera (La Poulette grise) e giz (Là-haut sur ces montagnes) demonstram notáveis efeitos de luz. Suas origens vêm da fascinação de McLaren pelo jogo de luzes que acompanha o movimento das nuvens no céu. Para McLaren, o movimento é, às vezes, sugerido pelas variações sutis da luz sobre os objetos ou as paisagens. Em outros filmes, como Blinkity Blank, seu trabalho com luzes lembra mais as pirotecnias.

14 de abril (Segunda-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: Surrealismo. (61 min)

Sinopse: Nos anos 30, Norman McLaren descobriu Fantasmagorie, de émile Cohl, e A Night on Bald Mountain, da dupla Alexandre Alexeieff e Claire Parker. Ambos os filmes são construídos a partir de uma série de transformações ousadas e apaixonantes. McLaren foi também influenciado pelo pintor surrealista francês Yves Tanguy e em muitas ocasiões adotou uma estética surrealista - transferindo para os filmes as imagens de seu inconsciente. Além disso, alguns de seus trabalhos abstratos e semi-abstratos compartilham também de uma sensibilidade semelhante.

15 de abril (Terça-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: O Animador como músico. (70 min)

Sinopse: A música foi uma das artes que mais influenciou Norman McLaren. Em um filme como Canon, o cineasta cria um visual equivalente à estrutura musical. O resultado apresenta humor e inventividade. McLaren foi também pioneiro no campo da música eletrônica, experimentando com sons sintéticos e criando trilhas sonoras diretamente nos filmes a partir de três técnicas diferentes: pintando a pista de som em película transparente, riscando o som numa película emulsionada e fotografando o som no filme.

16 de abril (Quarta-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: Dança. (76 min)

Sinopse: A paixão de Norman McLaren pelo movimento o conquistou para o mundo da dança. Seus amigos próximos dizem que ele frequentemente assistia recitais de balé, e que adoraria ter sido um bailarino. Alguns filmes de McLaren parecem danças frenéticas cheias de motivos abstratos, enquanto outras fazem referência mais explícita a dança - inclusive os balés de várias criaturas de seu bestiário (como galinhas, melros e outros pássaros). McLaren também criou três filmes de dança, entre os quais Pas de deux, sensual e encantadora obra-prima.

17 de abril (Quinta-feira)- Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: Técnica de papel Cortado. (75 min)

Sinopse: A técnica de papel cortado foi bastante utilizada nos primeiros anos do NFB/ONF, por ser simples e de baixo custo. Norman McLaren foi atraído pelo estilo geométrico e pela simplicidade gráfica da técnica. Ele utilizou recortes em alguns de seus filmes mais famosos, incluindo Rythmetic (co-dirigido por Evelyn Lambart) e Le Merle. A clareza e simplicidade da técnica de papel cortado são evidentes na série educativa Animated Motion, dirigida por McLaren e Grant Munro.

18 de abril (Sexta-feira) - Horário: 19 horas

Projeção do vídeo: Documentário: O Processo Criativo. (52 min)

Sinopse: Documentário sobre o processo criativo de Norman McLaren - o pai da animação no Canadá, e talvez, o maior cineasta experimental de todos os tempos. Poucos filmes capturam o processo criativo de um artista com tamanha inteligência e critério como esse.

Serviço:

O QUê: Mostra McLaren

QUANDO: de 7 a 11 e de 14 a 18 de abril, sempre às 19 horas

ONDE: Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov.Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis. Informações: (48) 3953-2325 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Referências:

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A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está promovendo o curso "Vamos Conhecer o MASC". Desenvolvido pelo NAE - Núcleo de Arte-Educação do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), ele tem por objetivo estreitar as relações entre o museu e a escola.

O curso contempla:

- Encontros com educadores abordando as questões: Oficina do objeto; Visita ao acervo do MASC, Educação Patrimonial; História dos Museus de Arte e do Museu de Arte de Santa Catarina; Curadoria Educativa; Projetos Educativos de Inclusão e Parcerias;

- Cartilha ilustrada com o personagem Masquinho apresentando o MASC e seus setores com suas respectivas funções (as mesmas serão doadas às crianças e escolas participantes do projeto);

- Caderno de Apoio aos educadores;

- Visitas mediadas no museu.

Os encontros acontecerão 01 vez ao mês.

Dias: 27/05 - 17/06 - 26/08 - 30/09 - 28/10 - 25/11

Vagas: 15Hora: das 13:30 às 17:30hLocal: MASC - Museu de Arte de Santa Catarina
CIC - Centro Integrado de CulturaCarga Horária: 24 horasInscrições gratuitas

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão encaminhar os seguintes
dados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (48)3953-2324.

1. Nome Completo:2. Telefone:3. E-mail:4. Formação: 5. área de atuação profissional:7. Instituição:

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Mais Informações: Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Centro Integrado de Cultura - CIC
Agronômica - Fpolis - SC - Fones: 3953-2323 / 3953-2324
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