Estão abertas as inscrições para a sexta edição do programa Rumos Cinema e Vídeo 2009 - 2011, promovido pelo Itaú Cultural, que se destina a apoiar a produção audiovisual contemporânea. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no período de 4 de março a 29 de maio de 2009.
Em sua sexta edição, o programa seleciona obras em três categorias:
- Filmes e Vídeos Experimentais.
- Eventos Multimídia.
- Documentário para Web, em que deverá ser explorado um dos temas: velocidade ou ruído.
Para saber mais sobre as categorias, a inscrição e o processo de seleção, leia o edital. Ao se inscrever, você participará de uma pesquisa sobre o perfil sociocultural dos participantes do programa, que será utilizada de maneira sigilosa exclusivamente pela equipe do Observatório Itaú Cultural.
Para divulgar os novos editais e começar o mapeamento de artistas, produtores e jornalistas em formação, o Itaú Cultural leva seminários e oficinas para todas as 27 capitais do país. No blog do Rumos você acompanha a repercussão dos debates em cada cidade, tira dúvidas, dialoga e entende melhor como rastreamos o país em busca de talentos emergentes nas mais diversas áreas.
Desde 1997, o Rumos Itaú Cultural mapeia, incentiva e reflete sobre a produção artística brasileira. Navegue pelo histórico do Rumos, conheça os selecionados e seus trabalhos produzidos nesses 12 anos, não só em cinema e vídeo, mas também em arte e tecnologia, artes visuais, dança, educação, jornalismo cultural, literatura, música e pesquisa.
EDITAL DE CONCURSO PúBLICO Nº. 063/11
Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012
Categorias:
I - Longa-metragem;
II - Curta-metragem;
III - Vídeo;
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem.
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura, torna público concurso relativo ao "Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012", destinado a estimular a produção cinematográfica no Estado de Santa Catarina e dirigido aos interessados que deverão obedecer as condições e exigências estabelecidas neste edital, em conformidade com o disposto na Lei nº. 8.666/93, e outros dispositivos legais que regem a matéria.
1 - DO OBJETO
1.1 - Constitui objeto deste edital a seleção de propostas de trabalhos para que possam ser contemplados com o "Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012", nas categorias e condições seguintes:
I - Longa-metragem: 01 (um) projeto para produção de obra audiovisual independente, no valor de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais);
II - Curta-metragem: 05 (cinco) projetos para produção de obra audiovisual independente, cada um no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais);
III - Vídeo: 18 (dezoito) projetos para produção de obra audiovisual independente, cada um no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais);
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem: 06 (seis) propostas, cada uma no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
1.2 - Entende-se por:
I - Longa-metragem: audiovisual com duração igual ou superior a 70 (setenta) minutos na bitola final de 35 mm ou em meio digital, podendo ser uma fita HDCAM, um disco de dados ou um HD externo, com resolução mínima em 1920x1080, a 24 fps, e áudio a 48 hrz. A captação original de imagem poderá ser realizada em filme negativo cinematográfico de 35 mm, super 16 mm, 16 mm, vídeo, digital ou processos mistos;
II - Curta-metragem: filme restrito à ficção e animação, com duração final igual ou inferior a 15 (quinze) minutos, e documentário, com duração superior a 25 (vinte e cinco) minutos e com duração final igual ou inferior a 52 (cinquenta e dois) minutos, na bitola final 35 mm ou em meio digital, podendo ser uma fita HDCAM, um disco de dados ou um HD externo, com resolução mínima em 1920x1080, a 24 fps, e áudio a 48 hrz. A captação original de imagem poderá ser realizada em filme negativo cinematográfico de 35 mm, super 16 mm, 16 mm, vídeo, digital ou processos mistos;
III - Vídeo: obra com duração mínima de 10 (dez) minutos e máxima de 52 (cinquenta e dois) minutos, na bitola final de 35 mm ou em meio digital, podendo ser uma fita HDCAM, um disco de dados ou um HD externo, com resolução mínima em 1920x1080, a 24 fps, e áudio a 48 hrz. A captação original de imagem poderá ser realizada em filme negativo cinematográfico de 35 mm, super 16 mm, 16 mm, vídeo, digital ou processos mistos;
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem: trabalho inédito a ser realizado por proponente, restrito à ficção e à animação.
2 - DAS CONDIçõES DE PARTICIPAçãO
2.1 - São condições de participação do proponente do processo de seleção objeto deste edital:
I - Longa-metragem:
a) ser pessoa jurídica sediada em Santa Catarina, há pelo menos 03 (três) anos;
b) ter registro na Agência Nacional de Cinema (ANCINE).
II - Curta-metragem:
a) ser pessoa física, residente em Santa Catarina, há pelo menos 03 (três) anos;
b) que se apresente como produtor ou diretor, ou que cumulativamente exerça as duas funções, na obra proposta;
III - Vídeo:
a) ser pessoa física, residente em Santa Catarina, há pelo menos 03 (três) anos;
b) que se apresente como produtor ou diretor, ou que cumulativamente exerça as duas funções, na obra proposta;
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem: ser pessoa física, residente em Santa Catarina, há pelo menos 03 (três) anos.
2.2 - Considera-se projeto ou proposta inédita aquela que, até a data de assinatura do contrato, não tenha originado qualquer obra audiovisual, ou que não esteja em fase de produção ou finalização.
2.3 - Entende-se por produção audiovisual independente aquela cujo realizador ou proponente não seja empresa concessionária de serviços de radiodifusão de sons e imagens em qualquer tipo de transmissão.
3 - DO ACESSO AO EDITAL, ESCLARECIMENTOS DE DúVIDAS E HORáRIO DE ATENDIMENTO
3.1 - O endereço para informações e acesso na íntegra aos termos do edital é o seguinte: Fundação Catarinense de Cultura - FCC - Comissão Permanente de Licitação (CPL) - avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, CEP - 88.025-202, Florianópolis (SC), fone e fax (48) 3953-2300, cujo horário de atendimento é das 13:00 às 19:00, de segunda à sexta-feira. O endereço eletrônico é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o site é www.fcc.sc.gov.br.
3.2 - Qualquer pedido de esclarecimento sobre o presente edital deverá ser encaminhado por escrito à CPL da Fundação, no endereço aqui mencionado, por carta, correio eletrônico ou fax, até 10 (dez) dias úteis antes da data marcada para recebimento dos envelopes/invólucros.
3.3 - A CPL responderá aos pedidos de esclarecimentos através de carta, fax ou correio eletrônico, até 05 (cinco) dias úteis antes da data marcada para recebimento dos envelopes/invólucros, enviando cópia da consulta e da resposta a todos os interessados que tenham retirado o edital e afixando cópia em quadro próprio, para esse fim designado no endereço citado.
4 - DO PRAZO E DO LOCAL DE INSCRIçãO
4.1 - O prazo de inscrição das propostas será de 02/01/2012 a 30/04/2012.
4.2 - Os proponentes poderão optar pela inscrição via correios por meio de Sedex (ou outra forma similar) ou carta registrada, para o endereço especificado no item 3.1 acima, desde que observado o prazo previsto para o concurso, valendo a data da postagem.
4.3 - A inscrição da proposta implica na prévia e integral concordância com as normas deste edital por parte do respectivo proponente.
5 - DA FORMA DE INSCRIçãO
5.1 - A inscrição será efetuada mediante a entrega de 01 (um) envelope lacrado denominado "Envelope da Inscrição".
5.2 - Na parte externa do "Envelope da Inscrição" devem constar as informações, digitadas ou em letra legível, na ordem estabelecida abaixo:
I - Longa-metragem:
a) Envelope da Inscrição;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Longa-metragem;
c) O título da obra;
d) O nome da empresa proponente.
II - Curta-metragem:
a) Envelope da Inscrição;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Curta-metragem;
c) O título da obra;
d) O nome do proponente.
III - Vídeo:
a) Envelope da Inscrição;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Vídeo;
c) O título da obra;
d) O nome do proponente.
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem:
a) Envelope da Inscrição;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Pesquisa e Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - Longa-Metragem;
c) O título da obra;
d) O nome do proponente.
5.3 - No interior do "Envelope da Inscrição" devem ser inseridos 02 (dois) outros envelopes lacrados, denominados respectivamente de "Envelope da Habilitação" e "Envelope da Proposta".
6 - DO "ENVELOPE DA HABILITAçãO"
6.1 - Na parte externa do "Envelope da Habilitação" devem constar as seguintes informações digitadas ou em letra legível, na ordem estabelecida abaixo:
I - Longa-metragem:
a) Envelope da Habilitação;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Longa-metragem;
c) O título da obra;
d) O nome da empresa proponente.
II - Curta-metragem:
a) Envelope da Habilitação;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Curta-metragem;
c) O título da obra;
d) O nome do proponente.
III - Vídeo:
a) Envelope da Habilitação;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Vídeo;
c) O título da obra;
d) O nome do proponente.
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem:
a) Envelope da Habilitação;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Pesquisa e Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - Longa-Metragem;
c) O título da obra;
d) O nome do proponente.
6.2 - No interior do "Envelope de Habilitação" deve ser inserida a seguinte documentação, encadernada e com páginas numeradas:
I - Longa-metragem:
a) Ficha de Inscrição, conforme Anexo I, assinada e preenchida, quer digitada ou em letra de forma legível;
b) Comprovante de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) de empresa ativa;
c) Cópia de documento de identidade e do CPF do diretor cinematográfico;
d) Currículo do diretor cinematográfico.
II - Curta-metragem:
a) Ficha de Inscrição, conforme Anexo I, assinada e preenchida, quer digitada ou em letra de forma legível;
b) Cópia de documento de identidade e do CPF do proponente;
c) Currículo do proponente.
III - Vídeo:
a) Ficha de Inscrição, conforme Anexo I, assinada e preenchida, quer digitada ou em letra de forma legível;
b) Cópia de documento de identidade e do CPF do proponente;
c) Currículo do proponente.
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem:
a) Ficha de Inscrição, conforme Anexo I, preenchida com letra legível;
b) Fotocópia da frente e do verso da carteira de identidade e do CPF do proponente;
6.3 - Não há necessidade de autenticação da documentação, nesta fase da inscrição.
7 - DO ENVELOPE DA PROPOSTA
7.1 - Na parte externa do "Envelope da Proposta", devem constar na ordem estabelecida abaixo, as seguintes informações, digitadas ou em letra legível:
I - Longa-metragem:
a) Envelope da Proposta;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Longa-metragem;
c) Título da obra.
II - Curta-metragem:
a) Envelope da Proposta;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Curta-metragem;
c) Título da obra.
III - Vídeo:
a) Envelope da Proposta;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Vídeo;
c) Título da obra.
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem:
a) Envelope da Proposta;
b) Edital do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Pesquisa e Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - Longa-Metragem;
c) Título da obra.
7.2 - No interior do "Envelope da Proposta" devem ser inseridas 05 (cinco) cópias encadernadas da proposta, com páginas numeradas, que deverá conter:
I - Longa-metragem:
a) Capa do projeto constando as informações solicitadas nas letras "b" e "c" do item 7.1;
b) Sinopse, justificativa e abordagem do tema;
c) Roteiro cinematográfico;
d) Proposta de direção. O diretor deve apresentar procedimentos estilísticos e/ou estéticos que pretende utilizar no filme;
e) Plano de aplicação, detalhando as seguintes etapas: pré-produção, produção e finalização;
f) Orçamento detalhado, cujo total não poderá ultrapassar ao valor do prêmio;
g) No caso de animação, o proponente deverá apresentar um trecho do storyboard correspondente a pelo menos 10 (dez) minutos.
II - Curta-metragem:
a) Capa do projeto constando as informações solicitadas nas letras "b" e "c" do item 7.1;
b) Sinopse, justificativa e abordagem do tema;
c) Roteiro cinematográfico;
d) Proposta de direção. O diretor deve apresentar procedimentos estilísticos e/ou estéticos que pretende utilizar no filme;
e) Plano de aplicação, detalhando as seguintes etapas: pré-produção, produção e finalização;
f) Orçamento detalhado, cujo total não poderá ultrapassar ao valor do prêmio;
g) No caso de animação, o proponente deverá apresentar um trecho do storyboard correspondente a pelo menos 1 (um) minuto.
III - Vídeo:
a) Capa do projeto constando as informações solicitadas nas letras "b" e "c" do item 7.1;
b) Sinopse, justificativa e abordagem do tema;
c) Roteiro cinematográfico;
d) Proposta de direção. O diretor deve apresentar procedimentos estilísticos e/ou estéticos que pretende utilizar no filme;
e) Plano de aplicação, detalhando as seguintes etapas: pré-produção, produção e finalização;
f) Orçamento detalhado, cujo total não poderá ultrapassar ao valor do prêmio;
g) No caso de animação, o proponente deverá apresentar um trecho do storyboard correspondente a pelo menos 1 (um) minuto.
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem:
a) Capa do projeto constando as informações solicitadas nas letras "b" e "c" do item 7.1;
b) Sinopse, justificativa e abordagem do tema;
c) Argumento e proposta de metodologia de trabalho;
d) Plano de aplicação, detalhando as seguintes etapas: pré-produção, produção e finalização;
e) Orçamento detalhado, cujo total não poderá ultrapassar ao valor do prêmio.
7.3 - O "Envelope da Proposta" e seu conteúdo não poderão conter quaisquer informações e/ou detalhes que identifiquem o proponente, o diretor ou qualquer integrante da equipe da proposta, sob pena de desclassificação.
7.4 - No caso da proposta de "Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem", objeto do inciso IV do item 7.2, o roteiro cinematográfico será um dos produtos finais a ser apresentado pelo proponente vencedor.
8 - DA ABERTURA E JULGAMENTO DA HABILITAçãO
8.1 - No dia 07 de maio de 2012, às 16:00 (dezesseis) horas, nas dependências do Centro Integrado de Cultura, em ato público, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da FCC receberá, do Coordenador da Comissão de Organização e Acompanhamento do Edital (COA), os envelopes da habilitação para conferência das informações solicitadas. Caso haja necessidade, a CPL poderá solicitar complementação de informações omitidas.
8.2 - No prazo de 02 (dois) dias úteis, a CPL afixará no mural da sede da FCC a lista dos projetos habilitados e não habilitados.
8.3 - Não havendo proponentes inabilitados,ou caso nenhum dos proponentes manifeste interesse em interpor recurso, em 05 (cinco) dias úteis a COA encaminhará as propostas para a Comissão Julgadora.
8.4 - Os prazos recursais são os fixados pela legislação que norteia a matéria.
9 - DA COMISSãO DE ORGANIZAçãO E ACOMPANHAMENTO DO EDITAL (COA)
9.1 - Para coordenar a execução do concurso será formada uma Comissão de Organização e Acompanhamento do Edital (COA).
9.2 - A COA será composta por 06 (seis) membros designados por portaria do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, sendo 03 (três) por este e 03 (três) pelo Presidente da Associação Cultural Cinemateca Catarinense.
9.3 - São atribuições da COA:
a) Acompanhar o processamento da licitação do concurso;
b) Propiciar a infra-estrutura e logística para a licitação;
c) Capacitar e assessorar a Comissão Julgadora;
d) Garantir o sigilo e a integridade do processo licitatório;
e) Acompanhar a execução do projeto vencedor;
f) Manifestar-se formalmente sobre o andamento e o cumprimento dos prazos de execução;
g) Coordenar o cumprimento do objeto do contrato, determinando ações ao contratado, prazos para cumprimento e tomando as providências necessárias ao atendimento das determinações emanadas pela mesma COA;
h) Dar quitação das etapas, em termos técnicos, para efeito de liberação de parcelas;
i) Dar quitação do objeto contratado, para fins de conclusão e encerramento do concurso, em termos técnicos;
j) Dar apoio à Comissão Julgadora para que possa bem desenvolver as ações que lhes são afetas, inclusive quanto à remessa e à coleta das propostas que os jurados receberão em suas cidades de origem.
9.4 - A quitação da prestação de contas será dada pela FCC, por meio da Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade, observada a legislação que rege a matéria.
9.5 - Enquanto estiverem no exercício de suas funções, é proibido aos membros da COA:
a) Representar proponente ou fazer parte da equipe técnica dos projetos concorrentes;
b) Atuar no projeto, em qualquer fase, atividade ou função.
9.6 - A FCC terá orçamento geral no valor total de R$ 100.000,00 (cem mil reais), para a cobertura das despesas, de todas as etapas, com a operacionalidade do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012.
10 - DA COMISSãO JULGADORA
10.1 - A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) membros da área cinematográfica, propostos pela COA, que deverá ser homologada pela Presidência da FCC.
10.2 - Os componentes da Comissão Julgadora não poderão ter participado ou vir a participar da elaboração e/ou da execução dos projetos em julgamento.
10.3 - Os membros da Comissão Julgadora deverão ser oriundos do meio cinematográfico, atuantes e de reconhecida idoneidade e a COA deverá fundamentar formalmente as indicações.
10.4 - Os nomes dos membros da Comissão Julgadora serão mantidos em sigilo.
10.5 - Não poderão fazer parte da Comissão Julgadora pessoas que possuam vínculos profissionais ou familiares com os proponentes ou com os diretores cinematográficos participante do concurso. Entende-se como vínculo familiar o parentesco até o segundo grau, cônjuge e/ou companheiro (a).
11 - DO CRITéRIO DE JULGAMENTO
11.1 - A Comissão Julgadora avaliará a proposta considerando os seguintes critérios:
a) A originalidade e a qualidade da proposta;
b) A objetividade e o rigor técnico;
c) A viabilidade técnica do orçamento proposto.
11.2 - A Comissão Julgadora deverá lavrar ata, com os respectivos pareceres, e classificar as propostas por ordem numérica decrescente para que, no caso de invalidação da proposta vencedora do prêmio, em qualquer etapa de sua realização, a proposta subsequente passe a ser a contemplada, e assim sucessivamente.
12 - DOS CONTEMPLADOS
12.1 - O proponente contemplado deve apresentar num prazo de 10 (dez) dias úteis, a partir da divulgação dos resultados, os seguintes documentos:
I - Longa-metragem:
a) Cédula(s) de identidade do(s) responsável (is) pela empresa produtora;
b) Um dos seguintes documentos abaixo, que comprovem a sede em Santa Catarina:
b.1) registro comercial, no caso de empresa individual;
b.2) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
b.3) inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;
c) Comprovante de regularidade fiscal, por meio da apresentação de Certidão Negativa de Débito (CND) ou Certidão Positiva Com Efeitos de Negativa, dos seguintes órgãos:
c.1) Secretaria da Receita Federal e da Dívida Ativa da União - Certidão Conjunta, que poderá ser obtida no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br;
c.2) Secretaria da Fazenda Estadual, pelo site www.sef.sc.gov.br;
c.3) Fazenda Municipal, do domicílio ou da sede da proponente;
c.4) Comprovante de regularidade perante a Previdência Social (INSS), por intermédio da apresentação da Certidão Negativa de Débito ou Certidão Positiva Com Efeitos de Negativa, para com a Previdência Social, por meio do site www.previdencia.gov.br;
c.5) Comprovante de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, através da apresentação do CRS/FGTS, por meio do site www.caixa.gov.br;
d) Declaração de que a licitante cumpre com o disposto no inciso XXXIII do Artigo 7º da Constituição Federal, na forma do modelo que constitui o Anexo III;
e) Declaração do Diretor Cinematográfico assinada, com firma reconhecida em cartório, afirmando que reside há pelo menos 3 (três) anos em Santa Catarina;
f) Termo de compromisso, devidamente assinado, com firma reconhecida em cartório, da produtora proponente, de constar na equipe e elenco com, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de profissionais residentes no Estado de Santa Catarina;
g) Termo de compromisso, devidamente assinado pela produtora proponente, com firma reconhecida em cartório, de que, além do diretor do filme, a equipe básica será formada com, pelo menos, mais 03 (três) profissionais da área do audiovisual residentes no Estado de Santa Catarina há pelo menos 03 (três) anos;
h) Certidão de Registro do Roteiro, original ou adaptado, junto à Fundação Biblioteca Nacional. Não será aceito o protocolo de entrada de pedido de registro. A certidão poderá ser apresentada em via original ou cópia autenticada;
i) Em se tratando de roteiro adaptado, Termo de Cessão de Direitos Autorais ou Contrato de Cessão de Direitos Autorais,com firma reconhecida em cartório;
j) Contrato entre o roteirista e a empresa produtora proponente e o diretor, com firma reconhecida em cartório, em que o primeiro autoriza o segundo e o terceiro a realizar a produção cinematográfica do seu roteiro nos termos do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Longa-metragem. O contrato é indispensável, mesmo que o roteirista seja sócio/responsável pela empresa produtora, diretor cinematográfico ou qualquer outro membro da equipe técnica;
k) Declaração do(s) sócio(s) administrativo(s) assinada, com firma reconhecida em cartório, afirmando que a produtora responsável/proponente está estabelecida no estado de Santa Catarina há pelo menos 3 três anos;
l) Cópia do registro da produtora proponente na ANCINE;
m) Cópia do Contrato Social e suas alterações, Estatuto ou Ato Constitutivo;
n) Cópia do Certificado de Produto Brasileiro de um filme (curta, média ou longa-metragem), finalizado em 35mm, ou em meio digital, realizado pela produtora proponente;
o) Cópia do Certificado de Produto Brasileiro de um filme de ficção (curta, média ou longa-metragem), finalizado em 35 mm, ou em meio digital, dirigido pelo diretor indicado no projeto;
p) No caso da inscrição em Longa-Metragem de Animação: Cópia do Certificado de Produto Brasileiro de um filme de animação, finalizado em 35 mm, ou em meio digital, dirigido pelo diretor indicado no projeto;
II - Curta-metragem:
a) Declaração do proponente assinada, com firma reconhecida em cartório, afirmando que reside há pelo menos 3 três anos em Santa Catarina;
b) Declaração autenticada de que, pelo menos, 50% da equipe reside em Santa Catarina;
c) Certidão de Registro do Roteiro, original ou adaptado, junto à Fundação Biblioteca Nacional. Não será aceito o protocolo de entrada de pedido de registro. A certidão poderá ser apresentada em via original ou cópia autenticada;
d) Em se tratando de roteiro adaptado, Termo de Cessão de Direitos Autorais ou Contrato de Cessão de Direitos Autorais, registrado em cartório, dentro do prazo de validade para realização do projeto;
e) Em se tratando de roteiros de terceiros, original ou adaptado, contrato, registrado em cartório, entre o roteirista e o proponente do projeto, em que o primeiro autoriza o segundo a realizar a produção cinematográfica do seu roteiro nos termos do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Curta-metragem;
f) Certidão negativa da Fazenda Estadual, que pode ser obtida no endereço eletrônico http://www.sef.sc.gov.br;
g) Declaração de que a licitante cumpre com o disposto no inciso XXXIII do Artigo 7º da Constituição Federal, na forma do modelo que constitui o Anexo III;
h) Original ou fotocópia autenticada do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela ANCINE atestando que o proponente realizou uma obra audiovisual como produtor ou diretor ou original ou fotocópia do registro de DRT do diretor ou produtor cinematográfico, atestando que o proponente tem experiência comprovada.
III - Vídeo:
a) Declaração do proponente assinada, com firma reconhecida em cartório, afirmando que reside há pelo menos 3 três anos em Santa Catarina;
b) Declaração autenticada de que, pelo menos, 50% da equipe reside em Santa Catarina;
c) Certidão de Registro do Roteiro, original ou adaptado, junto à Fundação Biblioteca Nacional. Não será aceito o protocolo de entrada de pedido de registro. A certidão poderá ser apresentada em via original ou cópia autenticada;
d) Em se tratando de roteiro adaptado, Termo de Cessão de Direitos Autorais ou Contrato de Cessão de Direitos Autorais, registrado em cartório, dentro do prazo de validade para realização do projeto;
e) Em se tratando de roteiros de terceiros, original ou adaptado, contrato, registrado em cartório, entre o roteirista e o proponente do projeto, em que o primeiro autoriza o segundo a realizar a produção cinematográfica do seu roteiro nos termos do Prêmio Catarinense de Cinema - Edição 2012 - Vídeo;
f) Certidão negativa da Fazenda Estadual, que pode ser obtida no endereço eletrônico http://www.sef.sc.gov.br;
g) Declaração de que a licitante cumpre com o disposto no inciso XXXIII do Artigo 7º da Constituição Federal, na forma do modelo que constitui o Anexo III;
IV - Pesquisa e desenvolvimento de projeto cinematográfico de longa-metragem:
a) Cópia autenticada de carteira de identidade e do CPF;
b) Declaração assinada, com firma reconhecida em cartório, afirmando que reside há pelo menos 3 (três) anos no Estado de Santa Catarina;
c) Certidão Negativa da Fazenda Estadual, que poderá ser obtida no site http://www.sef.sc.gov.br, em via original ou fotocópia autenticada.
12.2 - A falta de um ou mais documentos relacionados no item 12.1 acima determinará a automática desclassificação do (a) proponente, sendo contemplado o seguinte, segundo a ordem de classificação.
12.3 - As cópias dos documentos poderão ser autenticadas por servidor da FCC, mediante a apresentação dos respectivos originais.
12.4 - No caso do proponente e/ou do diretor ter sido premiado em editais anteriores, deverá apresentar declaração expedida pela FCC de que concluiu o objeto contratado, cumprindo com os termos pactuados. Não terá direito ao prêmio o proponente, diretor e/ou a empresa que não tiver concluído projeto contemplado em edital anterior, mesmo estando em dia com as respectivas prestações de contas.
12.5 - No caso do longa-metragem entende-se por equipe básica o conjunto das seguintes funções: Roteirista, Produtor-Executivo, Diretor de Produção, Diretor de Fotografia, Diretor de Som, Diretor de Arte, Montador e Diretor Musical.
12.6 - Todas as certidões e comprovantes emitidos por meio de sistema eletrônico (Internet) poderão ser apresentados em original ou em fotocópia, porém, a aceitação pela CPL ficará condicionada à verificação da autenticidade junto ao órgão emissor.
13 - DO CONTRATO
13.1 - O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, assinará com o proponente vencedor contrato para a execução do objeto do concurso, na forma da minuta que constitui o Anexo II.
13.2 - Concluído o processo licitatório, a FCC convocará o(a) vencedor(a) para a assinatura do contrato.
13.3 - A contar da data da convocação, o licitante vencedor terá o prazo de 10 (dez) dias úteis para assinar o contrato.
13.4 - Transcorrido o prazo sem que o contrato tenha sido assinado, a FCC poderá convocar o próximo proponente classificado, obedecida a ordem de classificação.
13.5 - O Contratado deverá manter durante a execução do contrato as condições de habilitação e qualificação que lhe foram exigidas na licitação.
14 - DA PREMIAçãO
14.1 - Por se tratarem de premiação, cujos valores serão objeto de futura prestação de contas, as propostas selecionadas receberão os prêmios a que fizerem jus sem encargos.
14.2 - O prêmio será pago em 02 (duas) parcelas:
I - a primeira, equivalente a 80% (oitenta por cento);
II - a segunda, referente a 20% (vinte por cento).
14.3 - A segunda parcela será liberada mediante declaração emitida pela área competente da FCC confirmando que a contratada prestou conta da primeira parcela e entregou o objeto contratado conforme disposições contidas neste edital.
14.4 - Após o encerramento do prazo de execução da proposta, o contratado terá o prazo de 30 (trinta) dias para a prestação de contas da segunda parcela.
14.5 - Na ocorrência excepcional de motivo relevante, poderão ser propostas modificações no cronograma das etapas, que serão analisadas, cabendo a aprovação do novo cronograma pela Presidência da FCC, por encaminhamento da COA.
15 - CONDIçõES DE PAGAMENTO
15.1 - O pagamento do prêmio à contratada, fruto do processo licitatório, será realizado até o dia 25 de novembro de 2012, na forma das disposições legais que regem a matéria.
15.2 - O pagamento poderá ser sustado pela FCC nas seguintes hipóteses:
a) O objeto ter sido rejeitado pela COA;
b) Por inadimplência de cláusula contratual.
16 - DA INEXECUçãO E DA RESCISãO DO CONTRATO
16.1 - A inexecução total ou parcial do contrato ensejará a sua rescisão, de conformidade com o que dispõe os Artigos 58, incisos II e IV, 77, 78, 79, 86, e 87, da Lei nº. 8.666, de 21/06/93, e alterações posteriores.
16.2 - O contrato poderá ser rescindido ou cancelado, a critério da contratante, independentemente da interpelação ou notificação judicial, ou extrajudicial, sem que à contratada caiba qualquer indenização ou reclamação, nos seguintes casos:
16.2.1 - O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações ou prazos;
16.2.2 - O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações e prazos;
16.2.3 - A lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade do fornecimento dos serviços, objeto desta licitação;
16.2.4 - O atraso injustificado na entrega do objeto contratado;
16.2.5 - O protesto de título ou a emissão de cheque sem suficiente provisão de fundos;
16.2.6 - Prática dos crimes constantes do artigo 96 da Lei nº. 8.666/93, sem prejuízo das penas cominadas;
16.2.7 - A ocorrência de caso fortuito ou de força maior, de conformidade com o que dispõe o Artigo 393, do Código Civil.
17 - DOS PRAZOS DA EXECUçãO
17.1 - O prazo de execução do objeto é de 12 (doze) meses. O início da execução será contado a partir do depósito integral da primeira parcela.
17.2 - A entrega da obra desta licitação deverá ser feita pela Contratada à COA, no endereço citado no item 3.1.
17.3 - No caso de se constatar que o objeto executado foi diferente do proposto, a Administração exigirá a imediata correção do mesmo, com base na Lei nº. 8.666/93 e demais dispositivos legais, aplicando à contratada as penalidades neles previstos.
17.4 - O prazo de entrega será fixo e improrrogável, salvo as hipóteses de caso fortuito ou força maior previstas no Artigo 393, do Código Civil Brasileiro. Neste caso, a contratada deverá comunicar à contratante, por escrito, antes do vencimento do prazo de entrega.
17.5 - Configurada e provada, pela Contratante, as hipóteses dos dispositivos legais supra referidos, o prazo de entrega será prorrogado, automaticamente, por igual número de dias em que perdurarem o evento causador do atraso.
18 - DAS SANçõES ADMINISTRATIVAS
18.1 - De conformidade com o estabelecido na legislação que norteia a matéria, a licitante que descumprir as condições deste edital ficará sujeita à advertência, à multa, à rescisão do contrato, à declaração de idoneidade, bem como, à suspensão do direito de licitar e contratar.
18.2 - A multa será 0,5 % (cinco décimos por cento) do valor contratado por dia de atraso, caso ultrapasse o prazo fixado para a entrega do objeto, que será descontada de imediato da parcela referente à entrega, ou recolhida mediante documento específico a ser emitido pela FCC.
18.3 - Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a dois anos.
18.4 - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e depois de decorridos o prazo de sanção aplicada.
18.5 - Sem prejuízo da aplicação ao inadimplemento, das sanções que lhe couberem, a FCC recorrerá às garantias legais a fim de ressarcir-se dos prejuízos que lhe tenha acarretado a contratada, podendo ainda reter créditos decorrentes do contrato e promover a cobrança judicial, por perdas e danos.
19 - DO FORO
O Foro competente para dirimir qualquer dúvida ou litígio oriundo do presente procedimento licitatório ou da contratação, será o da Comarca de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina.
20 - DAS DISPOSIçõES GERAIS
20.1 - Nenhuma indenização será devida às licitantes pela elaboração, apresentação de documentação e proposta, relativa ao presente edital.
20.2 - Quaisquer modificações no projeto, sem prévia aprovação por escrito da COA, será considerada inadimplência de obrigações essenciais do contrato, sujeitando-os às penalidades civis e criminais previstas em lei.
20.3 - Transcorrido o prazo recursal e decididos os recursos eventualmente interpostos, ou na hipótese de renúncia a recursos, o resultado da licitação será submetido ao Presidente da FCC.
20.4 - O resultado da licitação será publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.
20.5 - A presente licitação somente poderá vir a ser revogada por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado ou anulado no todo ou em parte, por ilegalidade de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.
20.6 - Em nenhuma hipótese poderá haver troca do proponente, do nome do projeto e do objeto.
20.7 - Eventual saldo não utilizado na execução do projeto será devolvido aos cofres do Estado de Santa Catarina.
20.8 - Os proponentes não premiados terão 60 (sessenta) dias, após a divulgação das propostas vencedoras, para retirar os 05 (cinco) exemplares de seus projetos no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS). Os premiados poderão retirar 03 (três) cópias durante o mesmo período e no mesmo local. Após esse prazo, o MIS/SC poderá dar o destino que entender aos referidos projetos.
20.9 - Cada concorrente poderá participar do concurso objeto deste edital com apenas 01 (um) projeto, em cada uma das modalidades. Caso o mesmo concorrente seja contemplado em duas ou mais categorias, ele poderá escolher qual delas desejar, dentre as que foram premiadas, pois somente poderá receber apenas um prêmio, por ano, por edital. Na eventualidade de o contemplado não fazer a escolha, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis a partir da divulgação dos resultados, o prêmio que receberá será aquele de maior valor.
20.10 - Na eventualidade de o proponente inscrever mais de uma proposta em uma mesma modalidade, será automaticamente desclassificado da respectiva modalidade.
20.10 - Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, com fundamento na legislação pertinente vigente, pela COA. Em segunda instância, pela CPL e em instância superior pelo Presidente da FCC.
20.11 - Integram este edital os seguintes anexos:
- Anexo I - Ficha de inscrição;
- Anexo II - Minuta de contrato;
- Anexo III - Declaração de trabalho de menores.
Florianópolis, 30 de dezembro de 2011.
Joceli de Souza
Presidente da FCC
César Souza Junior
Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC
Ata da Abertura dos Envelopes de Inscrição e Habilitação do Edital - página 1
Para comemorar os dez anos do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove, em parceria com o Consulado do Canadá, a Mostra McLaren, com exibição de vídeos e palestras, tudo gratuito, em um evento que começa no dia 7 de abril e termina só no dia 18 de abril. O ponto de partida da mostra é o trabalho de Norman McLaren (1914-1987), um dos grandes pioneiros de animação do mundo. Uma das técnicas que o consagrou foi a de fazer a animação direto na película, riscando e desenhando, tudo isso ao som de jazz, que adorava. Na mostra, serão exibidos vários trabalhos de McLaren, e também haverá palestras com entendidos em animação (veja programação abaixo).
Pioneiro do cinema e fundador do departamento de animação do Ofício Nacional do Filme do Canadá (NFB/ONF), Norman McLaren (1914-1987) é um dos maiores nomes da história do cinema de animação; um artista cujo brilho, criatividade e consciência social continuam a influenciar os cineastas até hoje. Desde as primeiras experiências cinematográficas na Escócia em 1933 até seu último filme no NFB/ONFem 1983, o conjunto das obras de McLaren revela talento e criatividade extraordinários, bem como profundas raízes humanistas.
McLaren era artista complexo e criador prolífico, e abriu novos caminhos e possibilidades dentro de um leque amplo de mídias e estilos. Foi um mestre do "filme direto" - ao desenhar e riscar no celulóide, criando até mesmo sons sintéticos ao desenhar sobre pistas ópticas sonoras. Abriu caminho na técnica chamada pixilation, na qual atores e objetos são filmados quadro a quadro e transformados em marionetes. Foi pioneiro na "música visual", explorando novas maneiras para criar representações visuais da música que ele tanto amou, e outras vezes explorou o movimento puro. Cinema abstrato, surrealista, dança - nenhuma área ficou ausente da incansável imaginação de McLaren.
Norman McLaren, acima de tudo, era movido por um profundo compromisso com o pacifismo, os direitos humanos e a justiça social. Da mesma maneira como foi um inovador na forma, ele liderou a fusão da arte com a consciência social, e este legado inspirou gerações de cineastas engajados em questões sociais.
Restaurar os clássicos de McLaren foi um trabalho de amor de toda a equipe do NFB/ONF, reconhecido com um prêmio da Federação Internacional de Bibliotecas Audiovisuais e Comerciais, de Londres, para a Melhor Restauração ou Projeto de Preservação em Arquivos. Ao devolver estas estimadas obras para a grande tela, o NFB/ONF trabalha para que todo o mundo redescubra o gênio de um dos animadores mais influentes do Canadá e da história do cinema.
PROGRAMAçãO:
07 de abril ( Segunda-feira) - Horário: 19 horas
Palestra de abertura: AnimaKing
Projeção do vídeo: Clássicos de Maclaren, com seus colaboradores. (75 min)
Sinopse: As obras-primas de Norman McLaren - cuidadosamente restauradas por artesãos do Ofício Nacional do Filme do Canadá (NFB/ONF), e apresentadas em 35 mm - reluzem com um novo brilho. Os trabalhos foram restaurados usando materiais conservados no NFB/ONF, no Arquivo Nacional do Canadá e na Cinemateca de Quebec. Ao limpar as imagens e as trilhas sonoras dos filmes, os restauradores foram cuidadosos em respeitar o trabalho de McLaren, garantindo que os traços artesanais de suas obras permanecessem evidentes.
08 de abril ( Terça-feira) - Horário: 19 horas
Mesa Redonda: Quem faz animação em Santa Catarina?
Participantes: Prof. Henrique Oliveira (UFSC - Lápis), Arthur Medeiros e Paolo Conti (AnimaKing), Igor Pitta, Diego De Los Campos, Gabriela Dreher
Projeção do vídeo: Início. (77 min)
Sinopse: Em 1936, na Escócia, o jovem Norman McLaren participou de um festival de cinema amador. Seu trabalho foi notado por John Grierson, que era membro do júri. Grierson ofereceu a McLaren um trabalho na divisão de cinema dos Correios (GPO) de Londres, onde dirigia trabalhos criativos e inovadores. McLaren começou então a fazer experiências com técnicas de animação sem câmera, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos (Love on the Wing é sua primeira obra-prima). Enquanto isso, Grierson foi para o Canadá fundar o NFB/ONF, e recrutou McLaren para a instituição em 1941. O resto, como dizem, é história.
09 de abril ( Quarta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo:A Arte do Movimento. (80 min)
Sinopse: Norman McLaren começou sua carreira rabiscando e desenhando diretamente na película. Os filmes, que dirigiu usando esta técnica, demonstram seu senso inigualável de movimento. Ao assistirem estes filmes, os espectadores são atraídos pelo puro dinamismo que os fotogramas transmitem. Devemos a McLaren uma famosa afirmação: "O que acontece entre um fotograma e outro é mais importante do que o que acontece em cada fotograma" (1975)
10 de abril ( Quinta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Guerra e Paz. (71 min)
Sinopse: As hostilidades da Segunda Guerra Mundial afligiram muito o jovem Norman McLaren e uma linha pacifista surgiu em seu trabalho. Embora tenha feito filmes destinados a apoiar as tropas e promover o esforço de guerra, McLaren também ficou interessado na natureza dos conflitos, como podemos ver em trabalhos como A Chairy Tale e o famoso Neighbours. Sob o humor existe uma profunda preocupação pelo estado do mundo.
11 de abril ( Sexta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Pintando com Luz. (69 min)
Sinopse: Os filmes que Norman McLaren fez com lápis de cera (La Poulette grise) e giz (Là-haut sur ces montagnes) demonstram notáveis efeitos de luz. Suas origens vêm da fascinação de McLaren pelo jogo de luzes que acompanha o movimento das nuvens no céu. Para McLaren, o movimento é, às vezes, sugerido pelas variações sutis da luz sobre os objetos ou as paisagens. Em outros filmes, como Blinkity Blank, seu trabalho com luzes lembra mais as pirotecnias.
14 de abril (Segunda-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Surrealismo. (61 min)
Sinopse: Nos anos 30, Norman McLaren descobriu Fantasmagorie, de émile Cohl, e A Night on Bald Mountain, da dupla Alexandre Alexeieff e Claire Parker. Ambos os filmes são construídos a partir de uma série de transformações ousadas e apaixonantes. McLaren foi também influenciado pelo pintor surrealista francês Yves Tanguy e em muitas ocasiões adotou uma estética surrealista - transferindo para os filmes as imagens de seu inconsciente. Além disso, alguns de seus trabalhos abstratos e semi-abstratos compartilham também de uma sensibilidade semelhante.
15 de abril (Terça-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: O Animador como músico. (70 min)
Sinopse: A música foi uma das artes que mais influenciou Norman McLaren. Em um filme como Canon, o cineasta cria um visual equivalente à estrutura musical. O resultado apresenta humor e inventividade. McLaren foi também pioneiro no campo da música eletrônica, experimentando com sons sintéticos e criando trilhas sonoras diretamente nos filmes a partir de três técnicas diferentes: pintando a pista de som em película transparente, riscando o som numa película emulsionada e fotografando o som no filme.
16 de abril (Quarta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Dança. (76 min)
Sinopse: A paixão de Norman McLaren pelo movimento o conquistou para o mundo da dança. Seus amigos próximos dizem que ele frequentemente assistia recitais de balé, e que adoraria ter sido um bailarino. Alguns filmes de McLaren parecem danças frenéticas cheias de motivos abstratos, enquanto outras fazem referência mais explícita a dança - inclusive os balés de várias criaturas de seu bestiário (como galinhas, melros e outros pássaros). McLaren também criou três filmes de dança, entre os quais Pas de deux, sensual e encantadora obra-prima.
17 de abril (Quinta-feira)- Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Técnica de papel Cortado. (75 min)
Sinopse: A técnica de papel cortado foi bastante utilizada nos primeiros anos do NFB/ONF, por ser simples e de baixo custo. Norman McLaren foi atraído pelo estilo geométrico e pela simplicidade gráfica da técnica. Ele utilizou recortes em alguns de seus filmes mais famosos, incluindo Rythmetic (co-dirigido por Evelyn Lambart) e Le Merle. A clareza e simplicidade da técnica de papel cortado são evidentes na série educativa Animated Motion, dirigida por McLaren e Grant Munro.
18 de abril (Sexta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Documentário: O Processo Criativo. (52 min)
Sinopse: Documentário sobre o processo criativo de Norman McLaren - o pai da animação no Canadá, e talvez, o maior cineasta experimental de todos os tempos. Poucos filmes capturam o processo criativo de um artista com tamanha inteligência e critério como esse.
Serviço:
O QUê: Mostra McLaren
QUANDO: de 7 a 11 e de 14 a 18 de abril, sempre às 19 horas
ONDE: Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov.Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis. Informações: (48) 3953-2325 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Referências:
Nos dias 18, 19 e 20 de abril, Rio do Sul, em Santa Catarina, sediará o Encontro Regional dos Pontos de Cultura promovido pelo Pontão de Cultura Digital Minuano. Veja aqui a programação. Além das mostras artísticas, haverá plenária dos Pontos de Cultura, lançamento da Ação Griô na aldeia Xokleing e oficinas multimídia promovidas pelos Pontões Minuano e Ganesha. As oficinas serão focadas na comunicação colaborativa e pretendem incentivar os Pontos a produzirem e divulgarem seus próprios materiais, utilizando ferramentas livres.
Integra a programação a mesa "Governança na Internet e direito de acesso à cultura nas redes digitais" que abordará o Projeto de Lei Azeredo e o Festival Musica Para Baixar (FMPB), com Everton Rodrigues, da Casa Brasil, e o músico Richard Serraria.
A participação será viabilizada pelo Minuano (transporte, alimentação e hospedagem) para os Pontos de Cultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada Ponto de Cultura está indicando até dois participantes para o encontro.
"O último encontro redional que tivemos foi em São Lourenço do Sul - RS em 2007", comenta Ricardo Oliveira, gestor do Pontão de Cultura Digital Minuano. "Este será um momento importante para os pontos trocarem experiências e organizarem objetivos comuns enquanto rede, já que neste ano não haverá Teia", explica.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove no dia 3 de abril, quinta-feira, às 17 horas, o lançamento do livro "Arte no Museu", de João Evangelista de Andrade Filho. A publicação, que é o segundo volume da Série Cadernos do Masc, reúne uma série de textos críticos escritos por Evangelista sobre exposições realizadas no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) entre 1999 e 2007.
Segundo Evangelista, o objetivo dessa coletânea é preservar a memória do Masc como instituição de cultura, analisando e registrando suas realizações mais marcantes. "O livro reúne resenhas sobre talentos consagrados como Camille Claudel, Athos Bulcão, Rubem Grilo e Renina Katz, e também sobre novos talentos como Rodrigo Cunha", lembra. Os escritos variam também de tamanho, desde breves notas destinadas aos painéis utilizados nas mostras, até comentários mais longos escritos depois de determinadas exposições.
O lançamento do livro marca o aniversário de 59 anos do Masc, que foi fundado em 18 de março 1949, e também os 50 anos desde que Evangelista - atual administrador - assumiu pela primeira vez o comando do museu. Entre suas realizações, está a Série Cadernos do Masc, cujo primeiro volume, sobre Arte Contemporânea em Santa Catarina, foi lançado há seis anos.
Com mais de 60 textos e dezenas de fotos coloridas, "Arte no Museu" ainda oferece um ensaio sobre a pintura de Sandro Botticelli, escrito por Evangelista em 1970, que originalmente foi construído como palestra e que para o livro ganhou algumas alterações. A tiragem de mil exemplares será distribuídas para instituições de todo o Brasil que trabalham com cultura, artistas e críticos de arte.
O QUê: Lançamento do livro "Arte no Museu", de João Evangelista de Andrade Filho.
QUANDO: 3 de abril, quinta-feira, às 17 horas.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina, Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 - Agronômica - Florianópolis - SC. Telefone: (48) 3953-2300.
QUANTO: não divulgado.