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15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico

Festival de documentários que valoriza a  diversidade das culturas, produções nacionais e internacionais possibilitando um diálogo entre diferentes realizadores e suas cinematografias. Projeto idealizado pela Interior Produções, coordenado por seus diretores a antropóloga Patrícia Monte-Mór e o documentarista José Inacio ParenteA 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico será realizada no Rio de Janeiro, de 17 de novembro a 24 de novembro de 2011, com sede no Museu de Folclore Edison Carneiro (IPHAN).

Filmes e vídeos, Fórum de Cinema e Antropologia. 

Toda a programação da Mostra é gratuita.

O regulamento, a ficha de inscrição e demais informações estão no site: www.mostraetnografica.com.br

 

 

Fonte: MIS/SC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), apoia a realização do III Ciclo de Palestras Memória e Imagem. O evento ocorrerá no dia 1 de dezembro, no Teatro do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ), em Florianópolis.

A programação do ciclo começa com palestra a respeito do SEM/SC e da Casa da Memória de Florianópolis. O dia ainda terá palestras a respeito da implantação, organização e conservação do memorial do CEMJ.

Interessados em participar do evento devem confirmar presença até o dia 25 de novembro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site do Memorial: www.memorialdocemj.org.br . A programação completa do evento está disponível no arquivo anexo ao lado desta matéria.

Serviço:

O que: III Ciclo de Palestras Memória e Imagem
Quando: 01/12/2011, das 9h às 16h
Onde: Centro Educacional Menino Jesus - Rua Esteves Junior, 696 - Centro - Florianópolis
Mais informações: (48) 3251-1922 / 3251-1900

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC

A Mostra

O CATAVÍDEO é uma mostra anual de vídeos catarinenses realizada pela Associação Cultural Alquimídia e FUNCINE – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis. Criada no ano de 1999, o evento está consolidado dentro do calendário anual de mostras e festivais de cinema e vídeo do país.

A mostra foi criada com o objetivo de estabelecer um canal livre entre os realizadores de vídeo e o público, no estado de Santa Catarina. O Estado vem firmando políticas de incentivo e assim, fomentando a produção audiovisual Catarinense.

Com a vocação de formar público e revelar novos talentos, o CATAVÍDEO insere-se neste contexto. Abrangendo todo o estado catarinense, a mostra cresce a cada ano. No ano de 2010 foram 109 produções participantes exibidas. Em sua penúltima edição, no ano de 2009, foram exibidos 72 vídeos, prestigiados em sessões lotadas com a imprensa cobrindo a totalidade do evento. Em 2008 foram exibidos mais de 115 trabalhos, em 2007 foram 126 vídeos exibidos e na edição de 2006 o número foi de 116 trabalhos participantes.

Na sua décima terceira edição, em 2011, o CATAVÍDEO será realizado na Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis/SC. Além disto, o evento conta com oficinas que acontecem no SESC Prainha, também em Florianópolis. Para o CATAVÍDEO Itinerante, haverá uma programação especial e se realizará através da parceria com os Cine+Cultura, Pontos de Cultura e Cineclubes do estado.

Fonte: http://www.catavideo.org

O projeto de documentário de longa‐metragem Eu Sagrado, dirigido por Sandra Alves com realização da Vagaluzes Filmes, foi um dos 25 projetos selecionados de diversos países latinoamericanos para o Seminário Iberoamerican Films Crossing Borders, de 7 a 9 de novembro, em Manaus, evento que integra a programação do 8º Festival Internacional de Cinema do Amazonas. http://www.amazonasfilmfestival.com.br

Trata‐se de um dos seminários de capacitação audiovisual mais prestigiados do cinema iberoamericano, que já teve oito edições realizadas no Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana e no Festival Internacional de Cine de Guadalajara, México. Organizado pela Fundación Autor e Instituto Buñuel da Espanha, e considerado uma importante porta de entrada para o mercado europeu de cinema, é realizado também em festivais internacionais de cinema na Europa.

O documentário Eu Sagrado, um mergulho no universo de uma comunidade do candomblé, será apresentado pela realizadora Sandra Alves, diretora da Vagaluzes Filmes, em um pitching a diversos especialistas e membros da indústria do audiovisual, que irão examinar os projetos e dar orientações em temas como acesso a mercados internacionais, coprodução, distribuição, aspectos legais e financeiros.

Com uma estética experimental e um olhar delicado, o documentário irá desvelar nuances intrínsecas ao transe ritualístico e expor experiências sensoriais peculiares à prática da sagração, aproximando do grande público uma manifestação tradicional da cultura afrobrasileira que até hoje é cercada de mistérios, preconceito e tabus.

Eu Sagrado será o terceiro longa‐metragem da Vagaluzes Filmes. A produtora concluiu em setembro a filmagem do longa‐metrgem de ficção Rendas no Ar, ganhador do Edital Catarinense de Cinema 2009, dirigido por Sandra Alves e com produção associada da Usina da Alegria Planetária. Em 2008 realizou em coprodução o documentário Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar, sobre mudanças climáticas, percepção de riscos de desastres e prevenção.

Fonte: Assessoria de imprensa Vagaluzes Filmes

Por Rosielle Machado, com foto de Henrique Pereira

A vida de Fernando São Thiago poderia ser contada por uma estante de filmes. Ele nasceu em 1932, ano em que foi lançado Mata Hari, com Greta Garbo. Quando cursava Direito, iniciou-se nos filmes jurídicos. Nos tempos de juiz em Tubarão, aprendeu a caçar e se interessou pelos documentários sobre animais de Jacques Cousteau. Com a esposa, sempre assistiu musicais de Fred Astaire. Na lua-de-mel, viu três filmes.

Sim, os 78 anos de Fernando poderiam ser uma estante lotada de fitas, uma para cada pedaço da sua vida. Mas ele achou uma estante pouco: tem uma sala com dez mil filmes (a maioria VHS), quadros de Charlie Chaplin e uma TV 32 polegadas - que há anos não enxerga. Desde que perdeu a visão, após um glaucoma, seu ritual de um filme por dia se tornou um exercício de escuta e imaginação. É a memória que reconstrói cada olhar do mocinho, cada tiro do bandido, cada cena que Fernando São Thiago não vê.

Cinema Paradiso, do diretor Giuseppe Tornatore, é o filme de sua vida: "Fui igual aquele menino, rato de cinema". Como o Salvatore da película, Fernando trabalhou em cinema na adolescência. Foi lanterninha, bilheteiro e porteiro no Cine Busch, em Blumenau. Não pagou entrada durante quatro anos. Igual a Salvatore, viu os cinemas desaparecerem um a um. No filme, o Cinema Paradiso vira um estacionamento; no centro de Blumenau, o Cine Busch hoje é um centro de convenções. “Se eu ganhasse numa mega eu faria um cinema na hora”, sonha Fernando.

Foi frequentando os falecidos Ritz, Glória, Imperial e Odeon, já em Florianópolis, que ele virou cinéfilo indomável. Quando passou um mês em São Paulo para um concurso, internou-se nas salas de cinema. “Vi 50 e poucos filmes. Aí telefonaram pra minha mãe dizendo ‘ó, ele tá indo no cinema’”. Na lua-de-mel não havia ninguém para dedurá-lo, mas hoje ele mesmo confessa que viu três filmes com mais de três horas cada. E a esposa, o que achou? “Barbaridade”, sorri Fernando.
 
A maior arte

Cinéfilo típico, ele gosta de comentar, explicar, criticar. Hoje, sua principal companhia é o motorista, que assiste um filme com ele todos os dias. “Ele aguenta, faz parte do trabalho, já”. Fernando também convida um grupo de amigos para sessões entusiasmadas. “De vez em quando dá briga e tudo, a gente dá cada berro aqui que nossa.”

Quando a Naipe chegou na sua casa, num sábado à tarde, São Thiago estava na sala dos dez mil filmes assistindo Paixão dos Fortes, western americano dos anos 1940. Ele mal dá tempo de alguém perguntar algo e já dispara: “Ó, agora o xerife tá dançando com uma moça, a bela Clementine”. A Naipe olha incrédula para a tela, quase duvidando que ele realmente não enxerga.

– Olha só como ele dança, ele suspendia a perna pra dançar.

– Mas o senhor lembra disso tudo?

– Lembro porque não tô vendo.

Fernando não titubeia quando decide mostrar seus conhecimentos em cinema. Cita todos os filmes de Chaplin e Bogart, conta que já assistiu ...E o vento levou mais de 50 vezes e declara que os melhores filmes brasileiros foram Limite (Mário Peixoto), O caso dos irmãos Naves (Luís Sérgio Person), Carnaval no fogo (Watson Macedo) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha). “Os filmes modernos têm qualidade técnica, mas não artística”, opina. “Os de guerra, por exemplo, esses de hoje não se comparam. Resgate do Soldado Ryan, isso é bobagem.” 

Ele gosta de explicar por que considera o cinema a maior arte. “Nem o teatro é igual, porque no teatro você vê o cara falando no palco, mas quando acabou, acabou. No cinema os atores podem até morrer, mas você ainda vê a imagem”, argumenta. “Meu pai e minha mãe, por exemplo, eu tenho gravados. Você vê uma pessoa falando, mas ela já morreu. É a maior de todas as artes.”

A imagem significa tanto para Fernando São Thiago que ele pediu para a Naipe gravar um pouco a entrevista. Gravamos. Agora Doutor Fernando, como o chamam, está que nem Greta Garbo, Humphrey Bogart, Charlie Chaplin e todos os seus milhares de amigos: congelado no tempo.

 
Reportagem retirada na íntegra do site da Revista Naipe.

 

 

Fonte: http://www.revistanaipe.com.br/naipe-na-rua/17-nai