FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Cineclube Dona Chica recebe pela primeira vez o Festival do Júri Popular, que está em sua quarta edição e ocorre em 22 cidades brasileiras. Serão quatro dias de filmes nacionais de curta-metragem, de 1 a 4 de fevereiro, em que o público escolhe os melhores títulos. Os filmes revelam um pouco da diversidade brasileira e as sessões são gratuitas. O Cine Dona Chica funciona no Rancho da Canoa na praia do Campeche e a sessão é regada com café de pescador.

Programação

Dia 1, quarta-feira
às 20h – Programa 1

Dia 2, quinta-feira
às 20h – Programa 2

Dia 3, sexta-feira
às 19h – Programa 3
às 20h30 – Programa 4

Dia 4, sábado
às 19h – Programa 5
às 20h30 – Programa 6

Confira os filmes no site do Festival:

http://www.festivaldojuripopular.com.br/2012/filmes.html

Um filme documentário, uma exposição fotonarrativa e uma intervenção urbana audiovisual produzidos durante as oficinas Cinema Documentário, Reimaginário Urbano e Roteiro Experimental/Fotonarrativa compõem a Mostra Pra Quê, que serão exibidas no dia 10 de fevereiro, às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc. O projeto é resultado das oficinas ministradas em dezembro, promovidas pela OCA - Organização Crescer com Arte em parceria com o Coletivo Pra Quê, com patrocínio do Funcine. Todas as obras apresentadas foram elaboradas coletivamente durante os dias de workshop, contando com a participação de 5 professores e mais de vinte alunos.

As inscrições para o 16º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM2012 abriram nesta segunda-feira e podem ser feitas até 5 de março no site www.panvision.com.br. O evento voltado para integração audiovisual latino americana e formação de público para as produções do continente é composto por mostras competitivas e não-competitivas. Para as inscrições serão aceitas produções audiovisuais realizadas por produtoras do Mercosul e países associados em qualquer suporte, desde que finalizadas depois de julho de 2010.

As inscrições são gratuitas e somente serão aceitos para exibição no festival os filmes que sejam inéditos no Estado de Santa Catarina. O festival ocorre de 15 a 22 de junho no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Interessados podem se inscrever nas Mostras competitivas Catarinense, Curtas Mercosul, Infanto-Juvenil e Doc-FAM.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), apoia a realização do III Ciclo de Palestras Memória e Imagem. O evento ocorrerá no dia 1 de dezembro, no Teatro do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ), em Florianópolis.

A programação do ciclo começa com palestra a respeito do SEM/SC e da Casa da Memória de Florianópolis. O dia ainda terá palestras a respeito da implantação, organização e conservação do memorial do CEMJ.

Interessados em participar do evento devem confirmar presença até o dia 25 de novembro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site do Memorial: www.memorialdocemj.org.br . A programação completa do evento está disponível no arquivo anexo ao lado desta matéria.

Serviço:

O que: III Ciclo de Palestras Memória e Imagem
Quando: 01/12/2011, das 9h às 16h
Onde: Centro Educacional Menino Jesus - Rua Esteves Junior, 696 - Centro - Florianópolis
Mais informações: (48) 3251-1922 / 3251-1900

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC

Um filme feito em 1901 pode mudar a história do cinema. Encontradas num museu, as imagens produzidas pelo fotógrafo Edward Turner são consideradas por especialistas as primeiras feitas em movimento e em cores. O Kinemacolor, que era considerado até esta quarta-feira o primeiro experimento do tipo, só começou oito anos depois. O National Media Museum, em Bradford, na Inglaterra, afirmou ter encontrado os rolos datados de 1901 e 1902, informa o “The Guardian”.
 
“Nós acreditamos que isso vai literalmente reescrever a história dos filmes”, afirmou o curador Paul Goodman. “Estas são as primeiras imagens em movimento em cores”. O jovem Edward Turner era um fotógrafo britânico e inventor, um pioneiro que poderá ganhar o status de “pai do filme em cor”. Ele travalhava para o fotógrafo Frederic Eugene Ives, que o inspirou a produzir as imagens em movimento. Era um empreendimento caro na época e Turner foi financiado pelo empresário Frederick Lee. As imagens incluem um peixe num aquário e pequenas ações com as três filhas de Turner.
 
Há ainda uma parte com a praia e o píer da praia de Brighton, soldados marchando no Hyde Park e o tráfego de Londres. Especialistas já sabiam das tentativas de Turner e Lee sobre as filmagens em cores, mas acreditavam que eram apenas passos que levaram ao Kinemacolor, em 1909. O filme estava na coleção de Charles Urban, um empresário americano que morava em Londres. Ele doou seus arquivos ao Museu de Ciência, em 1937, e os filmes de Turner foram descobertos quando mudados de Londres para Bradford, há três anos.

Fonte: O GLOBO em 12/09/12