Marca GOV 110px

 1º Fórum Catarinense de Museus - 2005 - Florianópolis

1º Fórum de Museus

A primeira edição do Fórum ocorreu em meio à implantação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) pelo Ministério da Cultura, e das políticas públicas voltadas à área museológica. Na ocasião, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promoveu diversos encontros presenciais com pessoas e entidades vinculadas à Museologia, meio universitário, profissionais da área e secretarias municipais de cultura, a fim de discutir propostas para a atuação do Estado em favorecimento aos museus e seus profissionais.

Esse processo culminou com a realização do 1º Fórum, que reuniu 115 participantes, quando as diretrizes formuladas nos encontros presenciais foram aprovadas na plenária final do evento para formar a base da Política Estadual de Museus.

 

2º Fórum Catarinense de Museus - 2010 - Joinville

2º Forum de Museus

Nesta edição, as propostas aprovadas para a Política Estadual de Museus foram revistas e acrescidas de outras diretrizes pertinentes, contemplando lacunas identificadas. Este Fórum contou com 265 participantes entre inscritos, comissão organizadora, palestrantes e convidados.

 

3º Fórum Catarinense de Museus - 2011 - Chapecó

3º Fórum de Museus

No mesmo ano em que o Governo Estadual sancionou o Decreto Estadual 599, de 18 de outubro de 2011, que reformulou a atuação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), respeitando as especificidades regionais do campo museal catarinense e designando seus principais objetivos, a terceira edição do Fórum deu início à construção do Plano Estadual Setorial de Museus. O texto foi construído coletivamente, a partir das proposições dos participantes do evento.

Durante o encontro, 270 participantes de todas as regiões catarinenses se reuniram para estabelecer ações para a formatação de um plano estratégico para o setor.

A partir deste encontro, foi esquematizado um planejamento de ações que, durante os três anos seguintes permitiu que grupos das sete regiões museológicas de Santa Catarina participassem de reuniões e discussões para a formatação do texto final do Plano.

 

4º Fórum Catarinense de Museus - 2013 - Florianópolis

4º Fórum de Museus

O texto construído pelos representantes das sete regiões museológicas de Santa Catarina ao longo dos três anos anteriores foi submetido à aprovação da plenária nesta quarta edição do Fórum.

Com a validação do documento, o Plano Estadual Setorial de Museus foi apresentado para constar como anexo do Projeto da Lei Estadual de Cultura, encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No entanto, com a aprovação do Sistema Estadual de Cultura, por meio da Lei nº 17.449, de 10 de Janeiro de 2018, não houve a anexação do Plano Estadual Setorial de Museus. Todavia, a referida Lei em seu Art. 19, afirma que:

Os planos setoriais de cultura deverão articular-se com as diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, no Plano Nacional de Cultura e nos respectivos planos nacionais setoriais de cultura.

Logo, mantendo a possibilidade do efetivo aproveitamento do Plano Setorial. Portanto, compete ao Fórum seguinte, ao discutir a proposta de Lei para o Estatuto Catarinense de Museus, verificar a consonância do Plano Setorial de Museus com a Lei em vigência do Sistema Estadual de Cultura.