MISFacebookInstagram

Marca GOV 110px

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) foi criado com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância nacional e preferencialmente do Estado de Santa Catarina, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Núcleo de Documentação Audiovisual (NDA) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), existente entre 1989 e 1998.

O Núcleo de Documentação Audiovisual funcionava na ala norte do Centro Integrado de Cultura (CIC), possuía um laboratório fotográfico em preto e branco que atendia às casas da FCC registrando eventos e projetos especiais e o Setor de Vídeo, que não possuía câmera e nem ilha de edição, mas alguns videocassetes que eram usados para fazer cópias de vídeos e, eventualmente, “edições” vídeo-a-vídeo. Eram produzidos vídeos somente através de projetos específicos quando, na ocasião, eram alugados equipamentos para tal. O Núcleo promovia cursos, exibia filmes e participava da elaboração de editais para produção audiovisual.

A necessidade de reunir em um local as peças audiovisuais pertencentes ao Estado que se encontravam espalhadas pelas secretarias e gabinetes da administração estadual e a necessidade de ter um local para armazenar e conservar peças audiovisuais oriundas da sociedade catarinense que representasse um valor histórico para o Estado foram observadas pelos idealizadores quando propuseram a criação de um Museu de Imagem e Som para Santa Catarina.

Em 1998, a partir do decreto nº 3198 de 24 de setembro de 1998, o Governo do Estado de Santa Catarina criou oficialmente o Museu da Imagem e do Som. Na ocasião, os mesmos funcionários do NDA passaram a ser responsáveis pelas ações museológicas no MIS/SC.

O primeiro administrador do MIS/SC foi o cineasta Ronaldo dos Anjos, diretor de produções como “O Santo Mágico” e “Astheros”. Posteriormente, assumiu a administração do Museu o cineasta Carlos Eduardo M. Paredes, diretor de filmes como “Desterro” e “Novembrada”. Também esteve na administração do MIS/SC, Denise Magda Corrêa Thomasi, especialista em conservação e restauração de acervos fotográficos; e Cristiane Pedrini Ugolini. Desde 2015, a administradora do Museu é Ana Lígia Becker.