FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A partir de março de 2009, Florianópolis será a primeira cidade da região Sul do país a oferecer um doutorado em Teatro. As inscrições para o curso inédito oferecido pela Udesc já estão abertas e podem ser feitas até 24 de outubro.

O doutorado da Udesc selecionará 10 alunos para a turma inicial do curso. O processo que definirá o nome dos primeiros doutorandos em Teatro em Santa Catarina inclui uma prova teórica e entrevista com os aprovados na primeira fase. O pré-requisito, como em todo doutorado, é que o candidato já tenha concluído o mestrado.

As vagas serão distribuídas entre as linhas de pesquisa Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade e Teatro, Sociedade e Criação Cênica. Segundo o coordenador do curso, Milton de Andrade, a indisciplinariedade será uma das marcas do currículo do doutorado, com destaque para a pesquisa de temas como teatro de animação e a relação entre o teatro e a comunidade.

- O doutorado vai permitir a formação de profissionais com capacidade crítica aguçada, além de propiciar um trânsito de pesquisadores da área. Essa função agregadora traz um diferencial para a cultura da cidade e do Estado - avalia o coordenador.

Integram o corpo docente, ainda, os professores doutores André Carreira, Antonio Carlos Vargas SantAnna, Beatriz Angela Cabral, Edélcio Mostaço, José Ronaldo Faleiro, Márcia Pompeo Nogueira, Milton de Andrade, Valmor Beltrame e Vera Collaço, e os professores visitantes Oscar Conargo Bernal (da Espanha) e Marcelo da Veiga (da Alemanha).

Funcionam no Estado quatro faculdades de Artes Cênicas

Com a abertura do curso aprovada pelo Conselho Técnico Científico da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no final de julho - depois de dois anos de tentativas e um "não" a um dos projetos apresentados - Santa Catarina dá mais um passo para tornar-se referência no ensino e pesquisa do Teatro.

Hoje funcionam no Estado quatro faculdades de Artes Cênicas, oferecidas por universidades particulares - Universidade do Oeste de SC (Unoesc) e Universidade Regional de Blumenau (FURB) - e públicas - Udesc e UFSC, onde o curso foi inaugurado em março desse ano. Outra opção acadêmica na área é o Mestrado em Artes Visuais, também disponibilizado pela Udesc.

Florianópolis será segunda cidade fora do eixo Rio-São Paulo a ter doutorado na área em sua grade de cursos. Atualmente a titulação só pode ser obtida na Unicamp (SP), USP (SP), Unirio (RJ) e UFBA (BA).

( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

O que dizem os atores

NAZARENO PEREIRA

Ator, formado pela primeira turma de Artes Cênicas da Udesc, em 1990

- Para nós que estamos fazendo teatro em Floripa, esse curso só vem contribuir. A primeira faculdade de Artes Cênicas na cidade, por exemplo, foi um divisor de água. Hoje é até difícil conseguir espaço em um teatro para fazer uma temporada, tamanha é a procura dos grupos. Que façam doutores que fiquem por aqui".

JEFFERSON BITTENCOURT

Diretor da Persona Cia. de Teatro e do projeto Trilogia Lugosi

- Investir em conhecimento é sempre importante, mas acho necessário que isso possa se reverter para a comunidade. Talvez esse seja um bom momento para se repensar a própria faculdade de Artes Cênicas e como sua produção é absorvida por quem está fora da universidade".

CARMEN FOSSARI

Atriz, pesquisadora e diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC

- Acho super importante. O conhecimento é que faz a realidade mudar. Aprimorar a educação no Brasil é imprescindível".

Inscrições

O formulário de inscrição para processo seletivo do Doutorado em Teatro da Udesc está disponível na página do curso, o www.ceart.udesc.br/ppgt. Os formulários devem ser enviados por correio à secretaria do programa até o dia 24 de outubro ou entregues pessoalmente no local. O endereço é Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis, CEP 88035-001. Os candidatos devem anexar ao material o comprovante do pagamento da taxa de R$ 75, emitida através do site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.sef.sc.gov.br). Outras informações pelo telefone (48) 3321-8353

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria e da Identidade e Diversidade Cultural, e o Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação Oswaldo Cruz, comunicam que o prazo do edital "Loucos pela Diversidade 2009 - Edição Austregésilo Carrano" foi prorrogado até o dia 27 de agosto de 2009.

O edital destina-se a premiar 55 iniciativas culturais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e grupos artísticos ou artistas sem vínculo institucional que atuam na interface saúde mental e cultura e, pessoas em sofrimento psíquico.

A premiação será dividida em quatro categorias, que somam um investimento de R$ 675 mil. Podem se inscrever instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que atuam na interface saúde mental e cultura; organizações da sociedade civil, entidades, ONGs, associações sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura; grupos artísticos que tenham ou tenham tido vínculo com instituições e/ou serviços integrando pessoas em sofrimento psíquico; e pessoas em sofrimento psíquico que tenham ou tenham tido vínculo com instituições ou serviços de saúde mental que desenvolvam atividades artístico-culturais e desejam concorrer individualmente, e que apresentem projetos voltados para os objetivos constantes no item 2 do Edital disponível em http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/25/edital-premio-cultural-loucos-pela-diversidade

Os projetos deverão ser enviados, até 27 de agosto, para o endereço:

LABORATóRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SAúDE MENTAL E ATENçãO PSICOSSOCIAL - ENSP / FIOCRUZ. Avenida Brasil, 4036 salas 506, Manguinhos. Rio de Janeiro, RJ.Cep: 21040-361/ Caixa Postal: 926

Mais informações: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Fundação Oswaldo Cruz - endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ou pelo telefone: (21) 3316-0656.

A Academia Catarinense de Letras (ACL) promove, a partir de 11 de setembro, sempre às quintas-feiras, até o dia 2 de outubro, uma Oficina de Conto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento na sede da ACL, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

A oficina funcionará em quatro módulos, sempre com uma palestra, seguida do depoimentos de dois contistas e finalizando com um exercício de composição de conto. Os palestrantes serão Celestino Sachet, Regina Carvalho e Lauro Junkes. Os contistas convidados são Silveira de Souza, João Nicolau Carvalho, Flávio José Cardozo, Jair Francisco Hamms, Júlio de Queiroz, Hoyêdo de Gouvêa Lins, Salim Miguel e Olsen Jr.

O evento tem apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado através do Funcultural.

Mais informações pelo telefone (48) 3333-1733.

Onde: Jaraguá do Sul

Quando: outubro

Saiba mais: O Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul, que em 2008 teve sua oitava edição, é um evento de artes cênicas com a participação de grupos locais, estaduais, nacionais e internacionais. Entre os objetivos destacam-se o fortalecimento do movimento teatral estadual e a qualificação artística dos grupos de Santa Catarina, além de proporcionar intercâmbio cultural entre os artistas, produtores, estudantes e o público em geral, e também inserir o município e o estado no circuito nacional de festivais de artes de animação. Desde sua primeira edição, o Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul é reconhecido como uma marca cultural de Santa Catarina pelas dimensões que alcançou junto ao público, produtores e artistas, reunindo milhares de pessoas a cada ano.

Fotos: Ademir Pfiffer - Pesquisador

Fonte: site do Museu Histórico de Jaraguá do Sul

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nesta sexta-feira (28), às 18 horas, nova edição do projeto Sexta no Jardim - Ano 3, com apresentação do grupo de arte Alina Lamparina. Realizado no jardim do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis, o evento busca difundir e ampliar o acesso aos bens culturais, além de valorizar os artistas locais. A entrada é gratuita.

Alina Lamparina é composto por 20 integrantes, a maioria mulheres. Formado em 1999 em Brusque, já apresentou 13 espetáculos com temáticas diversas. A repressão dos anos 60, os poemas de Carlos Drummond de Andrade e a felicidade no mundo moderno estão entre os assuntos que viraram musicais no corpo e na voz das Alinas Lamparinas. Nesta sexta, o grupo se apresenta pela primeira vez ao ar livre e traz no repertório um apanhado de todos os musicais exibidos até o momento.

Inaugurado em setembro de 2006, o jardim do Palácio Cruz e Sousa tornou-se um ponto de referência no centro da cidade como espaço de convívio e lazer, onde se encontram diferentes grupos. Aberto diariamente das 10h às 18h, o local permite que a comunidade se aproprie e se reconheça, desfrutando momentos de deleite e bem-estar. O projeto Sexta no Jardim - Ano 3 busca manter um programa regular de apresentações artísticas no jardim do museu, sempre às sextas-feiras, no final da tarde.

O QUê: Projeto Sexta no Jardim - Ano 3, com o Grupo Alina Lamparina.

QUANDO: sexta-feira (28), às 18 horas.

ONDE: Jardim do Palácio Cruz e Sousa (em caso de chuva a apresentação será transferida para o interior do Museu Histórico de Santa Catarina), Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8091 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

QUANTO: gratuito.

Imagens microscópicas captadas pelo Atecor da FCC são finalistas em competição internacional

Duas imagens microscópicas captadas pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), são finalistas do NanoArtography. A competição internacional seleciona…

Aniversário da Ponte Hercílio Luz terá evento comemorativo gratuito e aberto ao público

Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promove na manhã desta sexta-feira, 13, um evento comemorativo ao aniversário de 96 anos da Ponte Hercílio Luz. A partir das 10h30, o governador Carlos Moisés…

Com bens tombados pela FCC, Rota do Enxaimel em Pomerode é eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU

A Rota do Enxaimel, no bairro Testo Alto, em Pomerode (SC), foi eleita no último dia 2 de dezembro uma das melhores vilas turísticas do mundo. O reconhecimento veio pelo selo turístico internacional Best Tourism Villages,…