A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) irá sediar, entre julho e agosto, uma série de eventos que marcarão as comemorações dos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina. Para iniciar a programação, no dia 3 de julho, às 19h, ocorre a abertura da exposição “Do Outro Lado do Oceano - Os 150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina: Histórias, Memórias e Legados em SC”.
Aberta à visitação até 15 de agosto, a exposição “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina: Histórias, Memórias e Legados em SC”, promovida pela Casa de Brusque, apresenta banners, livros, documentos e mapas raros, além de peças históricas que relatam a saga dos imigrantes que ocuparam a região.
A mostra, elaborada pelo Museu Casa de Brusque, propõe uma reflexão sobre o processo de imigração italiana no Brasil, com destaque para a política de imigração que se consolidou a partir da década de 1850. Este contexto histórico visava povoar o interior do Brasil, particularmente a região Sul, e substituir o trabalho escravo pela mão de obra de imigrantes europeus, que viram nas terras brasileiras uma oportunidade de recomeço. A exposição, que tem patrocínio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe), também aborda o Contrato Caetano Pinto e a grande imigração italiana no país, a partir de 1874.
Fornecido por iCagenda