FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Máquinas Desejantes

Expo_Maquinas_Desejantes_MASC
Categoria :
MASC
Data:
16/01/2022
Local
Museu de Arte de Santa Catarina - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88101-300
Brasil

Depois de mais de um ano e sete meses fechado por causa da pandemia de Covid-19, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) reabre as portas neste sábado (30). Para o tão esperado reencontro com o público, o Museu apresenta a exposição inédita Máquinas Desejantes, que reúne todos os trabalhos premiados nas dez edições realizadas do Salão Nacional Victor Meirelles entre 1993 e 2008. A visitação é gratuita e poderá ser feita até 20 de fevereiro de 2022, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Expo Maquinas Desejantes MASC

(Foto: Márcio Henrique Martins / ASCOM FCC)

A mostra precede o 11º Salão Nacional Victor Meirelles – Edição 2021, marcando a retomada do concurso, motivo de reivindicação da classe artística. Com curadoria de Juliana Crispe e Susana Bianchini, a exposição pretende apresentar um recorte do acervo permanente do MASC e trazer a memória dos artistas que participaram das edições anteriores do Salão.

O público poderá conferir obras de 41 artistas contemporâneos, entre locais e das mais diversas regiões do país, tendo como destaque Sandra Cinto, Tatiana Ferraz, Rochele Costi, Vânia Mignone, Paulo Whitaker, Pedro Motta, Rubens Oestroem, Clara Fernandes, Gabriela Machado e Paulo Gaiad. A mostra conta também com três obras originais do artista catarinense que empresta o nome ao Salão.

Victor Meirelles de Lima, nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 1832 e falecido no Rio de Janeiro, em 1903. Foi pintor, desenhista e professor. Estudou na Academia Imperial de Belas Artes – AIBA, na cidade do Rio de Janeiro. Em Paris pinta sua obra mais conhecida “Primeira Missa no Brasil”, exposta pela primeira vez no Salão de Paris de 1861.

Sobre o Salão Victor Meirelles

Criado em 1993 e voltado para asartes visuais, o Salão homenageia o artista catarinense Victor Meirelles de Lima. Inicialmente, tinha abrangência estadual, e assim se manteve até 1997, quando passou a ter âmbito nacional buscando-se a partir daí valorizar a representatividade qualitativa e de singularidade de expressão das obras selecionadas. Desde sua primeira edição, o SNVM contou com a presença de críticos dentre profissionais experientes e reconhecidos especialistas na área de artes visuais em sua comissão julgadora.

Serviço:

O quê: Exposição Máquinas Desejantes
Visitação: de 30 de outubro de 2021 a 20 de fevereiro de 2022, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 30/10/2021 até 20/02/2022
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda